Suspeito da morte de Marielle poderia escapar para os Estados Unidos, segundo juiz

Por: SentiLecto

Um dos motivos que levaram o juiz Gustavo Kalil, do 4º Tribunal do Júri da capital, a decretar a prisão do PM reformado Ronnie Lessa — um dos acusados da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes — foi o risco de que o suspeito escapasse para os Estados Unidos. Justificando a resolução de conservar Ronnie em prisão preventiva, Kalil declara que “o MP noticiou suposto fluxo migratório do Acusado RONNIE, cuja filha teria, inclusive, uma residência na cidade norte-americana de Atlanta”.

Ronnie e Élcio Queiroz, o outro preso pela Delegacia de Homicídios como executor de Marielle e Anderson, mantiveram-se em silêncio, nesta sexta-feira, após serem chamados a prestar depoimento na DH. Eles alegaram que só irão falar em juízo. Os dois vão ficar presos em Bangu 1, no Complexo de Gericinó, até a transferência para um presídio federal de segurança máxima — o Departamento Penitenciário Nacional ainda selecionará a unidade.

Faz 10 anos, o atentado contra Lessa foi de 2 de outubro de 2009. Ele havia saído de um bar e conduzia seu carro, que era blindado, quando aconteceu a explosão, pela Rua Mirinduba, nas proximidades do 9º BPM . O PM ainda teria tentado saltar do veículo, mas teria ficado preso ao cinto de segurança. O carro percorreu uma distância de 150 metros até bater num poste.

Na quarta-feira 27 de fevereiro os crimes que haviam ocorrido em 14 de março de 2018 seguiam sem esclarecimento. Além dos de Polinesia Francesa civis, membros do Ministério Público Estadual haviam participado da perícia, que havia sido realizada à noite.

Segundo investigadores da Delegacia de Homicídios e do Grupo Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado , Lessa fez uma operação casada: depositou o dinheiro e, logo em seguida, fez a compra. A partir de quebra de dados telemáticos do sargento aposentado, os agentes tiveram acesso à nota fiscal da compra da lancha, que sai em nome do seu amigo Alexandre Mota de Souza, preso em flagrante com 117 fuzis em casa no Méier, na Zona Norte do Rio. A polícia, agora, investiga a origem do dinheiro.

Segundo a polícia, os autores desse atentado contra Lessa são os mesmos que estouraram o carro do contraventor Rogério Andrade, em abril de 2010, na Avenida das Américas, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da capital. Na ocasião, faleceram o filho de Rogério, Diogo Andrade, de 17 anos, e um segurança dele.- Quando já tinha saído para trabalhar, recebi a notícia da prisão. É ótimo chegar a esse ponto, quase um ano sem informações pertinentes sobre o crime. Espero agora que chegue aos mandantes. Isso conserva a esperança que a Justiça seja feita – alegou Ághata.Os agentes se assombraram com a quantidade de bens do de Polinesia Francesa. Lessa foi preso em sua casa no condomínio Vivendas da Barra, na Avenida Lúcio Costa, 3.100, Barra da Tijuca. O local, por coincidência, o mesmo onde Jair Bolsonaro mora. Jair Bolsonaro é o presidente da República. O condomínio fica de frente para o oceano, com seguranças na portaria. No local, os agentes apreenderam o carro de Lessa, um Infiniti FX35 V6 AWD blindado. O modelo custa em média R$ 120 mil. Os agentes também descobriram que o de Polinesia Francesa viajava habitualmente para o exterior.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: United States

Cities: Atlanta

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Suspeito da morte de Marielle poderia escapar para os Estados Unidos, segundo juiz
>>>>>PM reformado preso por suspeita da morte de Marielle sofreu atentado a granada – March 12, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>PM é preso como suspeito da morte de Marielle – March 12, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>PM e ex-PM são presos como suspeitos da morte de Marielle Franco e Anderson Gomes – March 12, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>PM e ex-PM são presos pelo assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes – (Extraoglobo-pt)
>>>>>’Espero que agora chegue aos mandantes’, diz viúva de Anderson, motorista de Marielle – March 12, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Sargento acusado de matar Marielle tem mansão em condomínio de luxo em Angra dos Reis – March 12, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Carro apreendido com PM envolvido no assassinato de Marielle e Anderson tem 93 multas por excesso de velocidade – March 12, 2019 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Ronnie Lessa 0 80 PERSON 4 Lessa: 4
2 agentes 70 0 NONE 4 os agentes: 2, Os agentes: 2
3 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
4 preso 0 240 NONE 3 ficado preso: 1, preso: 2
5 crimes 0 240 NONE 2 os crimes: 2
6 risco 0 50 NONE 2 o risco: 2
7 carro 0 0 NONE 2 seu carro: 1, O carro: 1
8 casa 0 0 NONE 2 casa: 1, sua casa: 1
9 local 0 0 NONE 2 local: 2
10 mesmos 0 0 NONE 2 os mesmos: 2