LeCorbusier1933.JPG

21 tipos de arquiteto que podemos encontrar no escritório

Foto: Wikipedia – Le Corbusier 1933

A arquitetura pode ser praticada em um campo muito extenso. Ela é uma indústria em que os “personagens” são uma parte intrínseca do trabalho. Todos somos arquitetos e todos vivemos para projetar, mas somos bastante distintos. Assim, compilamos uma lista com 21 espécies diferentes de arquitetos que você poderá encontrar em algum momento da sua carreira.

O preguiçoso dissimulado

Este arquiteto consegue passar desapercebido, mas pode passar horas exclusivamente dando zoom in e zoom out no AutoCAD ou Revit todos os dias. Você se pergunta como ele conserva seu trabalho em ordem… até que um dia ele recebe uma ampliação.

O empreendedor

Às vezes os arquitetos necessitam assumir muitos papéis no escritório e esta espécie de arquiteto quando se trata de ganhar clientes, é mestre. Obrigada por nos conservar longe do caixa negativo!

O gestor de projetos

Em todo o escritório existe alguém que conserva todos os outros arquitetos em alerta e este é o gestor de projetos. É bastante bom gestionar, porém, muitos deles nem sequer chegam a projetar.

Muitos arquitetos possivelmente se encaixam nesta categoria: enquanto trabalham, procuram conservar a serena no escritório nas suas salas, porém por dentro estão amaldiçoando as 300 peças que ainda terão que colar na maquete para a reunião de amanhã.

A marmota

A diferença entre o batalhador quieto e a marmota é que este último é contente por trabalhar, ainda que não veja a luz do dia. Este arquiteto vive para trabalhar e é possivelmente o primeiro a chegar no escritório e o último a ir embora… vai ser que esse cara mora por aqui?

O motivador

Podemos reclamar de muitas coisas sobre os pseudo-chefes no escritório mas, ao menos, sempre conseguimos uma boa conversa emocional com eles .

O ditador

Em algumas companhias existe aquele que simplesmente não consegue aceitar que outros instituam algo. Na sua cabeça, ele é o culpada pelo projeto e você somente apoia o processo imaginativo,  que inclusive poderia se diminuir à preparação do café. Destes arquitetos, você vai poder se tornar esta espécie que vem a seguir, se alguma vez você trabalhou para algum.

Este é o arquiteto que passou 8 semanas fazendo um workshop de verão em algum escritório de prestígio global e sobreviveu para contar . Conversar com este arquiteto significa, possivelmente, ter que ouvi à exaustão como as coisas eram feitas maravilhosamente bem no escritório de Zaha, em Londres.

O artista

Este é o arquiteto que exibe os melhores trabalhos no escritório. O se ele faz, que importa com duas semanas de atraso e que seu projeto seja uma enorme dor de cabeça para os engenheiros? A este arquiteto nada importa. Para ele, tudo consiste em mostrar sua “visão”.

O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF aprovou projeto do anexo duplo do Ministério do Desenvolvimento Social, elaborado pelo escritório do arquiteto. O projeto segue a norma dos demais anexos dos ministérios, em termos de dimensões, alturas e acabamentos externos, seguindo inclusive o que calcula a lei do tombamento de Brasília.Novo projeto  do escritório

O pragmático é o arquiteto que possivelmente foi construtor em sua vida passada. Você conseguirá um projeto bastante simples deste arquiteto? Sim, mas possivelmente será construído a tempo e dentro do verba. Este arquiteto não se relaciona bastante bem com o artista.

O pessimista

Este arquiteto se queixa continuamente de seu trabalho, do seu último projeto ou da suposta irrelevância da arquitetura. O pessimista possivelmente tende a cair no Ruin Porn.

Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudónimo de Le Corbusier, foi um arquiteto, urbanista, escultor e pintor de origem suíça e naturalizado francês em 1930.

Por outro lado, o otimista está decidido a mudar o mundo através de cada projeto que realiza. Le Corbusier é, sem dúvidas, o ídolo deste arquiteto.

Esta é a versão madura do estagiário que seu chefe alguma vez obrigou ele a aprender a programar e a usar o ArchiCAD nos anos 90. Anos mais tarde, e tendo ampliado seus conhecimentos em uma grande variedade de programas, este arquiteto pode modelar e renderizar dez vezes mais rápido que qualquer pessoa da companhia.

Anos é uma comuna francesa na região administrativa da Aquitânia, no setor dos Pirenéus Atlânticos.

Este arquiteto é a espécie de proto-humano que faz tudo com lápis e papel, invocando o ritual de ilustração à mão. Esta espécie de arquiteto possivelmente nem vai estar lendo este artigo.

Teoria, teoria, teoria. É aquele que escreve um grande manifesto para todas as apresentações de projeto.

O “você pode me emprestar isso?”

Este arquiteto é a única razão por trás da resolução do escritório em adquiri um etiquetador, assim os pertences do restante da equipe não acabam empilhados em sua gaveta.

O bom bebedor

Este arquiteto sempre trás consigo uma bebidinha para se inspirar. Claro, não é fácil alcançar a inspiração.

Enquanto você está estressado/a pensando no prazo para concluir o projeto ou se mandou as ilustrações para a pessoa correta, o zen nem se aborrece com as coisas que a vida vai colocando em seu percurso. Sua mente está tão desobstruída quanto seu escritório e você poderia jurar que, como resultado da sua paz interior, faz mais trabalho e com menos erros que os outros.

O ‘contagem regressiva’

O carimbador

Com um grande poder vem também uma grande responsabilidade. Equipados com uma poderosa assinatura, estes “arquitetos de verdade” trabalham revisando e assinando todas as plantas e trabalhos do resto da equipe .

O estagiário

Finalmente, concluímo com a nova geração, a pessoa mais jovem do escritório e possivelmente a única que não tem um posto determinado de trabalho. O estagiário passa o dia todo construindo modelos e tornando croquis de guardanapo em plantas legíveis. Mas espere, porque logo ele aumentará o suficiente para se tornar mais um na equipe. Talvez o futuro zen.

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United Kingdom

Cities: London

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>21 tipos de arquiteto que podemos encontrar no escritório
>>>>>Escritório de Oscar Niemeyer sob nova direção – July 06, 2016 (archdailybrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 arquiteto 0 0 NONE 14 Este arquiteto: 5, o arquiteto: 6, este arquiteto: 3
2 nós 180 0 NONE 8 nos: 1, (tacit) nós: 7
3 você 0 0 NONE 6 Você se: 1, você: 4, Você: 1
4 arquitetos 0 0 NONE 5 Muitos arquitetos: 1, os outros arquitetos: 1, estes arquitetos: 1, os arquitetos: 1, arquitetos: 1
5 projeto 30 0 NONE 4 seu último projeto: 1, O projeto: 1, um projeto: 1, seu projeto: 1
6 aquele 0 0 NONE 4 aquele: 4
7 coisas 0 0 NONE 4 muitas coisas: 1, as coisas: 3
8 escritório 0 0 NONE 3 todo o escritório: 1, o escritório: 2
9 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
10 o estagiário 0 0 NONE 3 (tacit) ele/ela (referent: O estagiário): 2, ele (referent: O estagiário): 1