C.F. Møller Architects, Kristin Jarmund Architects e Rodeo Architects sugerem novo complexo urbano no centro de Oslo

Por: SentiLecto

O escritório C.F. A Møller Architects cooperou com Kristin Jarmund Architects e Rodeo Architects no projeto de um novo complexo urbano na Estação Central de Oslo, na Noruega. O projeto procura instituir uma área recreativa atraente ao redor do centro de transporte, conectando diferentes áreas e níveis topográficos com um fluxo coordenado e eficiente.

Situado no Solobservatoriet — uma das estações de pesquisa astronômica mais importantes do norte da Europa —, o projeto encontra-se junto a um observatório solar construído em 1954 e incorpora cabines em torno do planetário, inspirando-se na órbita dos planetas do sistema solar. As instalações estão projetadas para acomodar até 120 pessoas, atraindo visitantes para uma “viagem intelectual, visual e tátil ao reino da astronomia”, segundo os arquitetos.

A recente proposta é o prosseguimento de um projeto desenvolvido por C.F. Møller Architects e Kristin Jarmund Architects para a região, feito para um concurso de arquitetura pré-qualificado em 2009.

Localizado no entroncamento de três distritos urbanos, o projeto procura destacar o encontro de características e qualidades especiais de cada bairro. Projetou-se a proposta anunciada como um ” gerador de vitalidade urbana “, para lidar com um grande fluxo de usuários de o transporte público, sem, todavia, deixar de ser um lugar atraente para morar.

A planta encarna uma expansão ambiciosa das instalações existentes do terreno em um centro de conhecimento internacional, equilibrando o acesso público com a pesquisa científica e a melhoria.

Embora as construções ocupem 100% da área edificável, a proposta busca modificar 50% desse total em espaços urbanos acessíveis ao público. No nível do solo, o projeto estabelece uma “paisagem ininterrupta” ligando a área com o rio Akerselva, suprimindo as diferenças de nível.

Enquanto isso, dois novas construções serão levantados sobre um embasamento habitual com a nova praça, que entende um hotel a oeste e o edifício de escritórios a leste. Terraços funcionam como jardins de cobertura e mirantes para a cidade, oferecendo vistas para o skyline de Oslo

A notícia da proposta vem semanas depois de um anúncio semelhante feito por C.F. Møller Architects sobre uma proposta para modificar os arredores da estação ferroviária em Aarhus, na Dinamarca, em um ambiente urbano livre de carros.

Fonte: archdailybrasil-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Norway, Denmark

Cities: Oslo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>C.F. Møller Architects, Kristin Jarmund Architects e Rodeo Architects sugerem novo complexo urbano no centro de Oslo
>>>>>Snøhetta projeta planetário e centro de visitação em floresta na Noruega – May 10, 2018 (archdailybrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 proposta 0 0 NONE 4 A recente proposta: 1, a proposta: 2, uma proposta: 1
2 projeto 0 0 NONE 3 O projeto: 1, o projeto: 2
3 Akerselva 0 0 PERSON 2 o rio Akerselva: 1, (tacit) ele/ela (referent: o rio Akerselva): 1
4 C.F. Møller Architects 0 0 PERSON 2 C.F._Møller_Architects: 2
5 e o prédio de escritórios 0 0 NONE 2 (tacit) eles/elas (referent: e o prédio de escritórios): 2
6 edifícios 0 0 NONE 2 os edifícios: 1, dois novos edifícios serão: 1
7 pesquisa 0 0 NONE 2 pesquisa astronômica: 1, a pesquisa científica: 1
8 praça 0 0 NONE 2 a nova praça: 2
9 área 0 0 NONE 2 a área edificável: 1, a área: 1
10 o projeto de um novo complexo urbano 25 50 NONE 1 o projeto de um novo complexo urbano: 1