Casa DLC / Mayer & Selders

Por: SentiLecto

Caracterização mandada pela equipe de projeto. O projeto está localizado numa aldeia na costa sul da Ilha da Madeira. A casa tradicional de Madagascar pertencia à família do dproprietáriode obra, construída em prochade basalto, com cobertura em telha e implantação quadrada. As traseiras da casa estão sepultadas, como é habitual na Madeira, devido à topografia inclinada da ilha. A casa principal tem a volta dos 80 anos, onde foram construídos pequenos anexos ao longo do tempo. A casa não servia mais para a família e a nossa tarefa era projetar um aumento e reorganizar o interior da casa, conservando ao máximo possível o existente.

Esta proposta imaginativa faz referência aos tradicionais tetos inclinados dos jardins de infusão do sul chinos, integrando-se sutilmente na paisagem local marcada por sua sinuosa paisagem montanhosa.

A vista oceano para sudeste, a exibição solar, a estrutura existente e os afastamentos mínimos a respeitar em relação aos limites da propriedade definiram a implantação da nova construção quase imediatamente. Uma das ideias principais do projecto foi a criação de um pátio nas traseiras da casa, de maneira a instituir vistas e espaços exteriores diversificados. Tem muito utilização nos dias ventosos, embora este espaço não ofereça a vista oceano da frente da casa.

A partir das mais variadas estratégias passivas de controle de temperatura. Usando diferentes aberturas segundo a direção dos ventos sazonais, é possível ampliar a convecção de ar facilitando o resfriamento passivo e desumidificação dos espaços internos.

A extensão nova contem a área de sala de estar e jantar, o anexo da transição, possivelmente dos anos 80, contem a cozinha e uma pequena casa de banho social. Na parte antiga da casa conservam-se os dois quartos, uma casa de banho nova e um espaço de arrumação. O aumento não imita o estilo tradicional de Madagascar, tendo antes a sua própria identidade, claramente visível através da escolha moderna de materiais e sistema de construção: a estrutura no sistema LSF , revestido com placas de aglomerado de cortiça e réguas de madeira.

Fonte: archdailybrasil-pt

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Casa DLC / Mayer & Selders
>>>>>Casa Springstream / WEI architects – (archdailybrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 casa 105 0 NONE 3 A casa tradicional madeirense: 1, A casa principal: 1, A casa: 1
2 as traseiras de a casa 0 70 NONE 2 As traseiras de a casa: 1, as traseiras de a casa: 1
3 paisagem 0 0 NONE 2 a paisagem local: 1, paisagem montanhosa: 1
4 esta proposta criativa 80 60 NONE 1 Esta proposta criativa: 1
5 a exposição solar a estrutura existente e os afastamentos mínimos 15 50 NONE 1 a exposição solar a estrutura existente e os afastamentos mínimos: 1
6 mais variadas estratégias passivas 0 50 NONE 1 mais variadas estratégias passivas: 1
7 o resfriamento passivo e desumidificação de os espaços internos 0 50 NONE 1 o resfriamento passivo e desumidificação de os espaços internos: 1
8 temperatura 0 50 NONE 1 temperatura: 1
9 respeitar em relação a os limites de a propriedade 80 0 NONE 1 respeitar em relação a os limites de a propriedade: 1
10 as ideias principais 50 0 NONE 1 as ideias principais: 1