Chomsky alega que Lula deveria, “por direito”, ser candidato à presidência

Por: SentiLecto

O intelectual e ativista estadunidense Noam Chomsky, que revelou ter conhecido Lula há 20 anos, antes de ele ter sido eleito, alegou nesta sexta-feira, em São Paulo, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso por corrupção e impedido pela Lei da Ficha Limpa de disputar as votações de outubro, teria que ser, por direito, candidato mais uma vez. “Há problemas com a democracia no Brasil, problemas contundentes, e não podemos deixar de lado o fato de que Lula teria que ser por direito candidato no Brasil”, declarou Chomsky em um acontecimento coordenado pela Fundação Perseu Abramo., e alegou ter ficado bastante impressionado com o petista.

Em carta mandada aos advogados de Lula, o comitê informou que “não satisfazer com as medidas é incompatível com o dever de respeitar de boa fé os procedimentos das comunicações individuais estabelecidas no Protocolo Facultativo”, do qual o Brasil é signatário.Em carta mandada aos advogados de Lula, o comitê informou que “não satisfazer com as medidas é incompatível com o dever de respeitar de boa fé os procedimentos das comunicações individuais estabelecidas no Protocolo Facultativo”, do qual o Brasil é signatário.a Executiva do PT de Lula comunicou a resolução em Curitiba , onde o ex-presidente começou a satisfazer em abril sua condenação a 12 anos de prisão, e ocorreu no último dia de prazo que a legenda tinha para anunciar seu novo candidato presidencial após a resolução do Tribunal Superior Eleitoral de inabilitar o ex-presidente.

Na sábado 01 de setembro a ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner havia reprovado a desqualificação da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e havia comparado com a sua situação nos tribunais, para garantir que o veto a Lula “também arruinava o Estado de Direito”.

“E venho conservando essa impressão ao longo dos anos”, completou.

O intelectual de America participou do seminário “Ameaças à Democracia e à Ordem Multipolar”, evacontecimentoue contou com a presença de Dominque de Villepin e Massimo D’Alema, ex-primeiros-ministros de França e Itália, respectivamente. Também participou do encontro o ex-presidente do governo da Espanha José Luís Rodríguez Zapatero.

Se divulgou a carta hoje e é uma resposta a os advogados de o ex-presidente que requereram a o órgão, para que explicasse a natureza legal de seu pedido de medidas interinas.

Chomsky alegou que, há um século, o Brasil era classificado por analistas como o “colosso do Sul” e mencionou que, recentemente, o país se tornou um dos mais poderosos do mundo com Lula e com o ex-chanceler Celso Amorim, moderador da discussão de hoje.

Outro dos assuntos abordados por Chomsky foi o crescimento de movimentos xenófobos na Europa. Para o intelectual, isso não é resultado da imigração, mas sim uma consequência das medidas neoliberais e dos cortes em políticas sociais adotados pelos governos dos países do continente.

Chomsky, referindo se aa ampliação da precarização do emprego. declarou: “Se maneira uma nova classe, que é a do precariado”.

Alegou: “Essa ampliação do poder empresarial se traduz em um declínio da democracia”.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil, Italy

Cities: Sao Paulo, Franca

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Chomsky alega que Lula deveria, “por direito”, ser candidato à presidência
>>>>>Comitê da ONU reitera que Lula tem direito de ser candidato a presidente – September 10, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>Comitê da ONU diz mais uma vez que Lula tem direito de ser candidato a presidente – September 10, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>Lula desiste de disputar presidência e anuncia Haddad como substituto – September 11, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Cotado para vice-presidência, Mujica vai percorrer interior do Uruguai – September 11, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Noam Chomsky 0 0 PERSON 7 Noam_Chomsky: 1, (tacit) ele/ela (referent: Chomsky): 2, Chomsky: 4
2 o Brasil 0 0 PLACE 5 o Brasil: 5
3 Lula 0 0 PERSON 4 Lula: 4
4 evento 40 0 NONE 3 evento: 2, um evento organizado: 1
5 carta 0 0 NONE 3 carta enviada: 2, A carta: 1
6 problemas 0 240 NONE 2 problemas: 1, problemas contundentes: 1
7 não cumprir com as medidas 320 160 NONE 2 não cumprir com as medidas: 2
8 obrigação 0 40 NONE 2 a obrigação: 2
9 respeitar de boa fé os procedimentos de as comunicações individuais estabelecidas em o protocolo_facultativo 320 0 NONE 2 respeitar de boa fé os procedimentos de as comunicações individuais estabelecidas em o Protocolo_Facultativo: 2
10 intelectual 140 0 NONE 2 o intelectual: 1, O intelectual americano: 1