Com 98,26% dos votos, Uhuru Kenyatta é reeleito presidente do Quênia

Por: SentiLecto

Uhuru Kenyatta foi reeleito para a posição com %98,26 dos votos no pleito realizado na quinta-feira passada, conforme anunciou a Comissão Eleitoral do país nesta segunda-feira. Uhuru Kenyatta é o presidente do Quênia.

A Comissão Eleitoral de Unidade Democrática foi uma formação eleitoral oposicionista que disputou as votações legislativas de 1969 nos círculos de Lisboa, Porto e Braga, onde a oposição ao Estado Novo não chegou a acordo para estabelecer listas unitárias, sobretudo em virtude das disputas entre socialistas e comunistas.

Faz 2 meses, se divulgou o resultado de as votações, sem a participação de quatro condados com 1,8 milhão de eleitores registrados, onde o voto foi suspenso por causa de violentos confrontos com a Polícia.

O boicote da principal aliança inimiga, que pediu aos militantes para que não participassem de um pleito que ela classifica como “farsa”, deixou Kenyatta sem adversária. A Comissão Eleitoral, que antecipou que a apuração dessas localidades não vai afetar o resultado final devido àoaarrasadorvtriunfode Kenyatta, já informou que estuda uma data para a rexecuçãodas evotaçõesnos condados de Migori, Siaya, Kisumu e Homa Bay , mas

A outra morte aconteceu no condado de Homa Bay, no oeste, um dos quatro nos quais depois que manifestantes impediram a eleição, se protelaram as votações indefinidamente.

Na sexta-feira 06 de outubro – A polícia do Quênia utilizou gás lacrimogêneo contra ativistas da oposição na capital Nairóbi em meio à intensificação dos protestos em várias cidades, nesta sexta-feira, pedindo a demissão de autoridades da cdelegaçãoeleitoral envolvidas na evotaçãopresidencial cancelada de agosto. Multidões se haviam reunido em Nairóbi, no baluarte inimigo de Kisumu, no oeste, e n litorânea Mombaça pela segunda vez nesta semana. Faz 2 meses, a Suprema Corte de Quezon havia afirmando anormalidades, mas sem responsabilizar ninguém da delegação eleitoral em particular. O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, que havia vencido a votação, mas havia tido seu triunfo anulado, havia acusado o alto tribunal de deixar a nação à beira do “caos judicial”. O líder inimigo Raila Odinga e seus apoiadores direcionaram sua irava contra o conselho eleitoral por seu papel na votação invalidada. Faltando três semanas para uma nova eleição, políticos dos dois lados vinham trocando injúrias e denúncias, o que despertava temores de mais alvoroços no polo econômico e de transporte da região. A oposição estava ameaçando boicotar a nova eleição de 26 de outubro se as autoridades da delegação eleitoral não forem afastadas e o Parlamento não aprovar uma emenda proposta à lei eleitoral que impediria a Suprema Corte de ainvalidaros resultados novamente. No começo desta sexta-feira, o comandante de polícia do condado de Nairóbi havia declarado que as pessoas teriam licença para queixar-se, mas que qualquer um que tente arruinar propriedades seria “tratado com firmeza”.

Faz 2 meses, de o total de 19,5 milhões de eleitores convidados em as urnas, somente %38,84 votaram, participação ainda menor que em as votações canceladaso boicote marcou a eleição de a principal coalizão de partidos , cujo líder , Raila Odinga pediu a os militantes para que não participassem devido em a falta de clareza de o processo. Raila Odinga é promotor do recurso que invalidou as votações de agosto.Agora os seguidores de Odinga esperam que o líder anuncie uma estratégia, já que um dia antes das votações prometeu ter um plano para realizar votações “justas” em 90 dias.

Pelo menos duas pessoas faleceram no Quênia em um novo dia de protestos após as votações presidenciais da última quinta-feira, que foram boicotadas pela oposição, informaram neste sábado veículos de jornalismo locais.Pelo menos duas pessoas faleceram no Quênia em um novo dia de protestos após as votações presidenciais da última quinta-feira, que foram boicotadas pela oposição, informaram neste sábado veículos de jornalismo locais.O líder da oposição no Quênia, Raila Odinga, declarou em entrevista neste domingo que o país está em “grande perigo” e que última votação presidencia foi uma “fraude”. Por isso, ele defendeu uma nova eleição em 90 dias.

Uando Odinga também não reconheceu a derrota, há o receio que a rejeição dos resultados por parte da oposição possa derivar uma onda de violência pós-eleitoral similar à oacontecidaem 2007, q o que deu inícomeçoconfrontos que deixaram mais de 1.300 mortos.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Kenya

Cities: Siaya, Migori, Homa Bay

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Com 98,26% dos votos, Uhuru Kenyatta é reeleito presidente do Quênia
>>>>>Nova jornada de protestas pós-eleitorais deixa ao menos 2 mortos no Quênia – (EfeGeneric)
>>>>>Nova jornada de protestos pós-eleitorais deixa ao menos 2 mortos no Quênia – (EfeGeneric)
>>>>>Líder opositor diz que eleição foi uma ‘fraude’ e pede nova votação no Quênia – October 29, 2017 (FolhaGeneric)
>>>>>>>>>Supremo Tribunal do Quênia adia decisão sobre recurso contra eleições – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Comissão Eleitoral do Quênia garante que eleições de amanhã vão acontecer – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eleições 0 0 NONE 10 uma nova votação: 2, a votação: 2, as eleições legislativas de 1969: 1, A votação: 1, as eleições canceladas: 1, as eleições: 3
2 Raila Odinga 0 0 PERSON 6 Raila_Odinga: 1, ele (referent: Raila_Odinga): 1, Raila_Odinga (apposition: promotor de o recurso): 1, (tacit) ele/ela (referent: Raila_Odinga): 3
3 Comissão Eleitoral 0 0 ORGANIZATION 5 a Comissão_Eleitoral de o país: 1, A Comissão_Eleitoral: 2, (tacit) ele/ela (referent: A Comissão_Eleitoral): 2
4 militantes 0 0 NONE 5 militantes: 5
5 oposição 0 0 NONE 5 a oposição: 3, A oposição: 1, oposição: 1
6 eu 80 5 NONE 4 (tacit) eu: 4
7 eleição 0 0 NONE 4 a eleição presidencial: 1, a eleição anulada: 1, última eleição: 1, a eleição: 1
8 confrontos 0 185 NONE 3 confrontos: 2, violentos confrontos: 1
9 pessoas 0 140 NONE 3 as pessoas: 1, duas pessoas: 2
10 Uhuru Kenyatta 80 0 PERSON 3 O presidente de o Quênia Uhuru_Kenyatta: 1, Uhuru_Kenyatta: 1, Uhuru_Kenyatta (apposition: O presidente de o Quênia): 1