Desenhos de B.V. Doshi revelam a identidade de seu trabalho

Por: SentiLecto

Balkrishna Doshi, também conhecido como B.V. Doshi ou simplesmente Doshi, foi laureado este ano com o Prêmio Pritzker de Arquitetura. Ao seu amplo portfólio de projetos educacionais, culturais, administrativos e residenciais adicionam-se ainda suas contribuições à cultura arquitetônica – seja com a fundação da Escola de Arquitetura em Ahmedabad ou a redação da Carta de Direitos do Habitat, entre outras. Seus vibrantes ilustrações – alguns dos quais reunidos a seguir – revelam ainda mais sobre sua relação com os construções, a história, a costume, a cultura e o modernismo.

Balkrishna Doshi tornou-se o primeiro arquiteto de India a ser reconhecido com o Prêmio Pritzker, o mais prestigiado da nossa disciplina.

Do estudo conceitual da cobertura abobadada do Sangath Studio ao masterplan de Vidhyadhar Nagar, a expressão gráfica de Doshi parecer filtrar os ideais modernistas através das lentes de seu país natal, a Índia. Estas ilustrações enviam ao tempo em que trabalhou no escritório de Le Corbusier e suas cooperações posteriores, mesclando narrativa, simbolismo e vivacidade. Na ilustração para o projeto de Habitações Sociais em Aranya, a narrativa tradicional das fábulas é ajustada a uma perspectiva axonométrica que mostra vendedores ambulantes, veículos e o cotidiano público – uma negociação entre modernidade e costume que ecoa na arquitetura de Doshi. Essas ilustrações não exprimem somente as características incorporadas na arquitetura, mas no próprio arquiteto.

O percurso rotaciona-se e força o ocupante para fora do eixo norte-sul e ao longo das paredes aumentadas do jardim. Agora visíveis em perspectiva, as abóbadas começam a recuar no fundo acima do anfiteatro gramado, com canais de água e jardins em primeiro plano. À medida que se passa pelas lagoas refletoras que capturam as abóbadas em águas tranquilas, a entrada torna-se aparente. Encontra-se no final de uma abordagem em ângulo para os cofres.Estamos bastante contentes em saber que selecionou-se Balkrishna Doshi como o Pritzker de este ano. Os valores atemporais que ele encarna pessoalmente e profissionalmente são exatamente o que precisa ser mundialmente reconhecido como melhor prática arquitetônica.

Faz 91 anos, B.V. Doshi, um de os praticantes mais célebres de a arquitetura indiana contemporânea, nasceu em Pune, em a Índia. Quase 90 anos depois, o júri do Prêmio Pritzker selecionou-o como o laureado de 2018. Conheça a história de Doshi – incluindo seu relacionamento íntimo com o lendário Le Corbusier – nesta lista de fatos interessantes.

O arquiteto de 90 anos se realçou como um dos pioneiros no projeto de habitações socialis além de dar uma identidade única à arquitetura na Índia. Conheça parte do seu herança nestas 21 imagens que exemplificam a humanidade por trás de seu trabalho.

Fonte: archdailybrasil-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: India

Cities: Pune

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Desenhos de B.V. Doshi revelam a identidade de seu trabalho
>>>>>Prêmio Pritzker 2018: conheça o trabalho de Balkrishna Doshi em 21 imagens – March 09, 2018 (archdailybrasil-pt)
>>>>>>>>>Balkrishna Doshi vence o Prêmio Pritzker 2018 – (archdailybrasil-pt)
>>>>>>>>>Quem já ganhou o Prêmio Pritzker? – (archdailybrasil-pt)
>>>>>>>>>Balkrishna Doshi, vencedor do Pritzker, nos lembra que “o arquiteto deve estar a serviço da sociedade” – (archdailybrasil-pt)
>>>>>Clássicos da Arquitetura: Sangath / Balkrishna Doshi – (archdailybrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 250 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
2 Balkrishna Doshi 0 0 PERSON 4 Balkrishna_Doshi também conhecido como B.V._Doshi ou: 1, ele (referent: Balkrishna_Doshi): 1, Balkrishna_Doshi: 2
3 perspectiva 0 160 NONE 3 perspectiva: 1, uma perspectiva axonométrica: 2
4 B.V. Doshi 160 0 PERSON 2 B.V._Doshi: 1, o (referent: B.V._Doshi): 1
5 valores 150 0 NONE 2 Os valores atemporais e: 2
6 a Índia 0 0 PLACE 2 (tacit) ele/ela (referent: a Índia): 1, a Índia: 1
7 arquiteto 0 0 NONE 2 o primeiro arquiteto indiano: 1, o próprio arquiteto: 1
8 arquitetura 0 0 NONE 2 a arquitetura indiana: 1, a arquitetura: 1
9 desenhos 0 0 NONE 2 Esses desenhos: 1, Estes desenhos: 1
10 imagens 0 0 NONE 2 estas 21 imagens: 2