Duque vota com a esperança de conduzi a Colômbia “sem espelho retrovisor”

Por: SentiLecto

O candidato presidencial colombiano Iván Duque, do partido uribista Centro Democrático e favorito em todas as pesquisas, votou neste domingo em Bogotá com a esperança de ganhar as votações para conduzi o país “sem espelho retrovisor”.

Por isso, Duque mostrou vontade de corrigí-lo, da mesmamaneiraa que “algumas das suas políticas econômicas e sociais”. Entre as mudanças que considerou necessárias está evitar que os responsáveis por crimes de narcotráfico possam se beneficiar de anistias e modificar em forçados os acordos para erradicar e trocar os cultivos ilícitos, que agora são voluntários.Duque tem o suporte dos ex-presidentes Álvaro Uribe e Andrés Pastrana , principais inimigos ao acordo com as Farc e que já mostraram força no referendo de 2 de outubro de 2016, no qual lideraram a vitória do “não”.

Duque a jornalistas logo após votar. disse: “Desejo conduzi a Colômbia sem espelho retrovisor, olhando para o futuro do nosso país, desejo um país de legalidade, de luta frontal contra a corrupção, em que sempre haja segurança em todo o território”.

Em sua chegada a o centro de eleição em o Instituto Pedagógico Nacional , em o norte de Bogotá , simpatizantes receberam o candidato a os gritos de ” Duque presidente ” , o que atrasou cerca de 15 minutos sua chegada até a urna.

Outro dos temas que o próximo presidente deverá lidar é a previdência. Como em vários países do mundo, o país padece com um grande déficit no setor, mas todos os candidatos consentem que uma reforma tem que evitar aumentar a idade de aposentadoria, uma proposta extremamente impopular entre a população.Como ninguém parece ter força suficiente para ganhar no primeiro turno, os dois mais votados devem se rever no segundo, no dia 17 de junho.

Neste sentido, o candidato declarou sentir-se “bastante honrado de chegar a estas votações” como representante de uma geração de colombianos “que deseja conduzi com todos e para todos”.

Por tudo isso, alegou que com as três coluninhas da sua campanha, “legalidade, empreendimento e igualdade”, espera que neste dia “um percurso de triunfo seja construído”.

Também são candidatos Germán Vargas Lleras, do movimento de centro-direita Melhor Vargas Lleras; Humberto de la Calle, do Partido Liberal; e o pastor evangélico Jorge Antonio Trujillo, do Todos Somos Colômbia.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Colombia

Cities: Bogota

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Duque vota com a esperança de conduzi a Colômbia “sem espelho retrovisor”
>>>>>Paz na Colômbia é colocada à prova nas eleições presidenciais – (EfeGeneric)
>>>>>Com foco nas Farc e Venezuela, economia fica de lado nas eleições colombianas – (EfeGeneric)
>>>>>Colômbia elege presidente em meio a polarização entre esquerda e direita – May 25, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Duque 60 0 PERSON 4 Duque: 3, (tacit) ele/ela (referent: Duque): 1
2 o candidato 0 0 NONE 4 (tacit) ele/ela (referent: o candidato): 4
3 corrupção 0 120 NONE 2 a corrupção: 2
4 Farc 0 0 ORGANIZATION 2 as Farc: 2
5 candidato 0 0 NONE 2 o candidato: 2
6 candidatos 0 0 NONE 2 candidatos: 1, todos os candidatos: 1
7 chegada 0 0 NONE 2 sua chegada: 2
8 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
9 país 0 0 NONE 2 país: 1, o país: 1
10 plebiscito 0 0 NONE 2 o plebiscito: 2