Zamboangacitycollegeph04p62.jpg

Duterte pede que Congresso prorrogue lei marcial em Mindanao até o fim do ano

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Zamboanga city college ph04p62

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, que disse a lei marcial na região de Mindanao no mesmo dia da ação jihadista em Marawi, requereu ao Congresso que prorrogue até o dia 31 de dezembro a lei marcial na ilha de Mindanao devido ao conflito entre o Exército e rebeldes jihadistas, informou nesta terça-feira o porta-voz da presidência, Ernesto Abella. Quatro dias antes de expirar o prazo de dois meses de vigência marcado pela Constituição para esta medida excepcional, o governante exibiu a abaixo-assinado em uma carta de sete páginas acompanhadas de um relatório, explicou Abella em coletiva de jornalismo.

Mindanau ou Mindanao é a segunda maior ilha no arquipélago filipino, com 97 530 quilômetro² e é também o nome de um dos três grupos de ilhas que compõem o país.

A constituição é um conjunto de regras que regem um Estado, que pode ser ou não codificada como um documento escrito, que enumera e restringe os poderes e funções de uma entidade política.

Duterte, em declarações parcialmente reproduzidas pelo porta-voz em frente às câmaras ddeclarou “SRequeiroao Congresso a prorrogação até 31 de dezembro de 2017 da proclamação da lei marcial e a suspensão do privilégio do habeas corpus em toda Mindanao”.O governante decidiu estender a lei marcial “após uma cansativa avaliação pessoal da situação atual na cidade de Marawi e outras partes de Mindanao, e após levar em conta os relatórios e recomendações” de autoridades do Ministério da Defesa, do Exército e da Polícia.

Faz 2 meses, Jihadistas de o grupo Maute entraram em Marawi e ainda ocupam bairros dessa cidade de Mindanao, quando o número de mortos passou de 500.

Na sua vez, um grupo de homens armados estava nesta terça-feira tomando posições no abandonado centro comercial, que foi diminuído a entulho após uma campanha de bombardeios que aborreceu os habitantes que ficaram sem casas ou negócios para os quais voltar.Duterte assinalou uma força-tarefa para reconstruir Marawi, com uma verba de 394,81 milhões de dólares.

Na terça-feira 27 de junho o presidente das Filipinas, rodrigava Duterte, estava vivo e bem e não passava por problemas de saúde, havia declarado o governo de Filipinas nesta terça-feira, em meio a preocupações com o afastamento do líder dos olhos do público durante fases anormalmente longos neste mês.

Abella explicou que o governo não acredita ser possível liberar a cidade e vencer os jihadistas em Mindanao nos quatro dias restantes de lei marcial.

As Forças Armadas e a Polícia Nacional das Filipinas defenderam nesta semana a extensão da lei marcial na segunda maior ilha do arquipélago, cujos 20 milhões de moradoras se mostram em sua maioria a favor com esta medida de exceçâo, segundo pesquisas.

A Constituição A lei marcial , cujo utilização limita ele de 1987 para prevenir abusos de o poder , permitiu estaba Constituiçãocer reservas militares e aplicar toques de recolher em toda Mindanao durante as últimas seis semanas.

Um grupo minoritário de deputados da oposição exibiu um recurso para interromper a lei marcial, mas o Tribunal Supremo decidiu em defesa da manutenção da medida no começo do mês.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Philippines

Cities: Marawi

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Duterte pede que Congresso prorrogue lei marcial em Mindanao até o fim do ano
>>>>>Presidente filipino pede que Congresso mantenha lei marcial até fim do ano – July 18, 2017 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Duterte 40 25 PERSON 7 (tacit) ele/ela (referent: Duterte): 2, Duterte: 5
2 habitantes 0 128 NONE 3 os moradores: 2, habitantes: 1
3 a Constituição 0 60 OTHER 3 a Constituição: 2, (tacit) ele/ela (referent: a Constituição): 1
4 Congresso 0 0 ORGANIZATION 3 o Congresso: 3
5 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
6 lei 0 0 NONE 3 a lei marcial: 2, A lei marcial cujo uso: 1
7 centro 0 120 NONE 2 o abandonado centro comercial: 2
8 A constituição 0 0 OTHER 2 A constituição: 1, (tacit) ele/ela (referent: A constituição): 1
9 Abella 0 0 PERSON 2 Abella: 2
10 Exército 0 0 ORGANIZATION 2 o Exército: 2