Ex-candidata à vice-presidência da Colômbia apoia Petro para segundo turno

Por: SentiLecto

O movimento liderado por Clara López, que formou chapa com o ex-candidato Humberto de La Calle, anunciou neste sábado o suporte ao esquerdista Gustavo Petro que no dia 17 deste mês vai disputar a Presidência da Colômbia com o candidato de direita, Iván Duque.

López, mencionada em comunicado do movimento “O nosso Partido é a Colômbia”, liderado pela ex-prefeita de Bogotá. alegou: “Estamos sendo coerentes com a paz, a igualdade social e coerentes com a abordagem reiterada durante o primeiro turno de respaldar o candidato dos setores alternativos que fosse selecionado para o segundo turno”.

Faz 3 meses, em o primeiro turno, Duque conseguiu mais de 7,5 milhões de votos, seguido de Petro, candidato de o movimento Colômbia Humana, que obteve 4,8 milhões, em o dia 27 de março. Duque é o candidato do Centro Democrático.

– O candidato de direita à Presidência da Colômbia, Ivan Duque, mconservasseuvbenefíciocontra o político de esquerda Gustavo Petro antes do segundo turno da veleiçãono dia 17 de junho, imencionoupesquisa publicada nesta sexta-feira. O suporte a Duque, candidato do ex-presidente Álvaro Uribe, é de 55 por cento, de acordo com levantamento do Centro Nacional de Consultoria. Faz 1 mês, em o primeiro turno de a votação Duque conseguiu 39 por cento de os votos. O candidato de esquerda, Gustavo Petro, ex-rebelde do grupo M-19 e ex-prefeito de Bogotá, apareceu com 35 por cento de suporte na pesquisa. No primeiro turno, ele teve 25 por cento dos votos. A pesquisa tem margem de erro de 3 por cento.

Na sexta-feira 25 de maio No próximo domingo, os eleitores da Colômbia decidiriam nas urnas o novo presidente do país em um processo no qual tem um grande peso o acordo de paz com as Farc e cujo futuro dependeria em grande parte do novo governante.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Colombia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Ex-candidata à vice-presidência da Colômbia apoia Petro para segundo turno
>>>>>Candidato de direita à Presidência da Colômbia mantém vantagem, indica pesquisa – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Duque 60 0 PERSON 5 Duque (apposition: o candidato de o Centro_Democrático): 1, Duque: 2, (tacit) ele/ela (referent: Duque): 1, ele (referent: Duque): 1
2 turno 0 0 NONE 4 o primeiro turno: 3, o segundo turno: 1
3 pesquisa 0 90 NONE 3 pesquisa publicada: 1, a pesquisa: 1, A pesquisa: 1
4 o movimento liderado por clara_lópez 120 0 NONE 2 O movimento liderado por Clara_López: 2
5 Gustavo Petro 0 0 PERSON 2 Petro: 1, o esquerdista Gustavo_Petro: 1
6 Ivan 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Ivan_Duque): 1, Ivan_Duque: 1
7 No 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: No): 1, No: 1
8 o candidato de direita 0 0 NONE 2 o candidato de direita: 1, O candidato de direita: 1
9 a Presidência_da_Colômbia 0 0 OTHER 2 a Presidência_da_Colômbia: 2
10 apoio 0 0 NONE 2 O apoio: 1, o apoio: 1