CorbusierMaisonClarteGenf02.jpg

Fundação Norman Foster oferece um lar para o carro de Le Corbusier

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Imagem: Sítio

No começo deste mês, a Fundação Norman Foster abriu suas portas no centro de Madri. Localizada em um antigo palácio residencial que passou por amplas obras de renovação, a Fundação também conta um um novo pavilhão moderno. Abrigando um tesouro da coleção pessoal de Lord Foster, a estrutura – que tem a maneira de asa de um aviãozinho – também apresenta um Avions Voisin C7 recentemente restaurado de 1927, originalmente de propriedade de Le Corbusier.

Charles-Edouard Jeanneret-Gris foi um arquiteto, urbanista, escultor e pintor de origem suíça e naturalizado francês em 1930. Se conhece Charles-Edouard Jeanneret-Gris é mais conhecido por o pseudónimo de Le Corbusier.

O pavilhão se localiza entre o palácio e uma construção adjacente. Com uma parte do frontispício abrindo para um pátio sombreado, a intenção é que o pavilhão, além de receber exibições, também seja o local de discussões, grupos de debate e outros acontecimentos.

O Avions Voisin C7 foi progredido por seu tempo, empregando tecnologia da aviação arremessada pela Voisin para suas aviõezinhos. Se chamou o automóvel devido a a utilização extensiva de vidro que se refletia em a nova arquitetura de sua época,, de Lumineuse. Gabriel Voisin, que era patrono de Le Corbusier, teve seu nome emprestado pelo arquiteto para sua radical proposta para Paris: Le Plan Voisin.

Frank Lloyd Wright e Le Corbusier são arquitetos conhecidos por suas ideias grandiosas e inovadoras, bem como pela alta estima por suas próprias opiniões. Entretanto, os dois não compartilharam das mesmas visões para o futuro das cidades de America e a civilização. Ambos os arquitetos tinham planos utópicos e abrangentes para sua cidade de America ideal, combinando ideias sociais e arquitetônicas. Faz 85 anos, os dois descreveram essas ideias em o The New York Times, em 1932; nestes dois artigos Frank Lloyd Wright e Le Corbusier tornaram bastante claras  para o público suas diferenças de opinião sobre o futuro das cidades.Não se pode declarar que Le Corbusier ou Frank Lloyd Wright realmente venceu o debate ocorrido nos jornais de 1930, já que ambos tinham algumas ideias corretas e outras equivocadas. Mas se você olhar para suas visões mais como uma observação sobre a sociedade e uma exploração de concepções, em vez de um plano literal para arruinar e reconstruir cidades , fica claro que ambos os arquitetos reconheceram os mesmos problemas inerentes nas cidades. Ao tomar percursos opostos para a solução, o público ficou com uma abundância de ideias para resolver problemas, e as futuras gerações podem selecionar as melhores ideias de ambos os projetos. Nossas cidades atuais, certamente, ainda não são perfeitas e, possivelmente, os dois arquitetos ficariam decepcionados – mas ambos, no entanto, estabeleceram uma base para o discurso que continua a influir o planejamento urbano e a arquitetura atualmente.

Gabriel Voisin foi um pioneiro da aviação e empresário francês.

Fonte: archdailybrasil-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: France

Cities: Paris

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Fundação Norman Foster oferece um lar para o carro de Le Corbusier
>>>>>A vez em que Frank Lloyd Wright e Le Corbusier tiveram uma discussão pública no New York Times – (archdailybrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 arquitetos 165 0 NONE 4 arquitetos conhecidos: 1, os dois arquitetos: 1, os arquitetos: 2
2 ideias 160 0 NONE 3 essas ideias: 1, ideias grandiosas e inovadoras: 1, ideias sociais e arquitetônicas: 1
3 Gabriel Voisin 0 0 PERSON 3 Gabriel_Voisin Le_Plan_Voisin: 2, Gabriel_Voisin: 1
4 palácio 0 0 NONE 3 o palácio: 1, um antigo palácio residencial: 2
5 pavilhão 0 0 NONE 3 o pavilhão: 1, pavilhão contemporâneo: 1, O pavilhão: 1
6 ambos 70 70 NONE 2 ambos (referent: ambos): 1, ambos: 1
7 cidades 110 50 NONE 2 Nossas cidades atuais certamente: 1, as cidades: 1
8 discurso 0 0 NONE 2 o discurso: 2
9 dois 0 0 NONE 2 os dois: 2
10 resolver problemas 15 80 NONE 1 resolver problemas: 1