OrdrupgaardCopenhagenZahaHadid2.jpg

Honra-se Zaha Hadid em um doodle de a Google

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Ordrupgaard Copenhagen Zaha Hadid 2

O mais recente doodle da Google, em exposição hoje na página inicial do Google em muitos países ao redor do mundo, honra Zaha Hadid no 13º aniversário de seu Prêmio Pritzker. Maior honraria da arquitetura, em 2004 Hadid se tornou a primeira mulher a receber o Pritzker.

Zaha Mohammad Hadid, DBE foi uma arquiteta iraquiana-britânica identificada com a corrente desconstrutivista da arquitetura.

O doodle retrata a arquiteta em frente a um de seus construções mais aclamados, o Centro Heydar Aliyev em Baku, no Azerbaijão. As primeiras propostas para o doodle mostram também outros projetos de Hadid, como o Glasgow Riverside Museum e o Galaxy Soho em Pequim.

A gigante da internet prestou homenagem à arquiteta:

Nascido no Iraque em 1950, Hadid aprendeu arte e arquitetura abstrata na Architectural Association, em Londres. Lá, encontrou inspiração em maneiras não convencionais. Antes que os computadores tornassem seus projetos mais fáceis de serem colocados em papel, o estúdio de Hadid era conhecido por usar a fotocopiadora de formas criativas para dobrar linhas e criar novas formas. A tipografia no Doodle de hoje encontra inspiração nos esboços enfáticos de Hadid, que buscaram tanto a maneira como a função.

Hadid abriu novos percursos na arquitetura contemporânea utilizando a paisagem circundante como inspiração para seus construções. As linhas retas e os ângulos agudos da Estação de Bombeiros Vitra na Alemanha foram inspirados por vinhas e terras agrícolas próximas, enquanto que a cobertura londrina assume a maneira de uma onda. Veja o London Aquatic Center e alguns dos outros admiráveis trabalhos de Hadid na exibição interativa do Google Earth.

O Centro Heydar Aliyev, retratado no doodle de hoje, se contrapõe com as estruturas em bloco que o cercam em Baku, no Azerbaijão. Ao mesmo tempo, este centro cultural inspira-se em ilustrações muçulmanos históricos encontrados em caligrafia e normas geométricas para instituir algo completamente novo. A construção exibe uma maneira aberta, convidando o público para o seu espaço. O centro abriga obras de arte contemporânea de Andy Warhol e Tony Cragg, e já recebeu concertos de nível global de Kitaro e Alessandro Safina.

Construído principalmente em Corian branco, um polímero acrílico utilizado frequentemente para bancadas e superfícies, a ilha exibe uma seleção complementar de acabamentos para adicional sua estrutura principal. As portas estão disponíveis em madeira, laca fosca Ecolak e poliéster brilhante revestido em aço inoxidável, proporcionando um contraste mais suave para a rigidez do Corian.

Em seus primeiros trabalhos, Hadid encarnava seus projetos através de pinturas que se assemelhavam à arte mcontemporânea Ela uma vez declarou: “Existem 360 graus, então por que ficar com somente um?” Veja algumas dessas propostas iniciais – inclusive através de realidade virtual – no Google Cultural Institute.

Hoje, festejamo as contribuições da dama Zaha Hadid para o mundo da arquitetura. Obrigado, Zaha Hadid, por tudo o que você fez para juntar as pessoas a serviço da arte e da cultura!

Zaha Hadid Design explica: “Boffi_code oferece personalização aos mais altas normas, ajustando soluções individuais com materiais escolhidos, acabamentos e armários”. “A cozinha Boffi_Code por Zaha Hadid Design casa detalhes excepcionais e design funcional, materiais cuidadosamente selecionados e artesanato tradicional.”

“O uso obsessivo da projeção isométrica e da perspectiva conduziu à ideia de que o espaço em si mesmo poderia ser deformado e distorcido para ganhar em dinamismo e complexidade sem perder coerência e continuidade. Apesar de sua personalidade abstrato, este trabalho sempre se volta à realidade arquitetônica e à vida real.”

Fonte: archdailybrasil-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United Kingdom, Azerbaijan

Cities: London, Baku

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Honra-se Zaha Hadid em um doodle de a Google
>>>>>Zaha Hadid Design divulga projeto de ilha para cozinhas – May 25, 2017 (archdailybrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Hadid 0 0 PERSON 8 Hadid: 3, (tacit) ele/ela (referent: Hadid): 4, Ela (referent: Hadid): 1
2 Zaha Hadid 0 0 PERSON 5 Zaha_Hadid_Design: 1, Zaha_Hadid: 3, Zaha_Mohammad_Hadid: 1
3 doodle 0 0 ORGANIZATION 4 o Doodle: 1, (tacit) ele/ela (referent: o doodle): 1, O doodle: 1, o doodle: 1
4 Centro Heydar Aliyev 0 30 PERSON 3 O Centro_Heydar_Aliyev: 1, o (referent: O Centro_Heydar_Aliyev): 1, o Centro_Heydar_Aliyev: 1
5 inspiração 210 0 NONE 3 inspiração: 3
6 arquiteta 0 0 NONE 3 a arquiteta: 2, uma arquiteta iraquiana-britânica: 1
7 arquitetura 80 0 NONE 2 a arquitetura moderna: 1, arquitetura: 1
8 centro 70 0 NONE 2 O centro: 1, este centro cultural: 1
9 Baku 0 0 PLACE 2 Baku: 2
10 bloco 0 0 NONE 2 bloco: 2