Índia se despede de ex-líder Vajpayee com grande enterro de Estado

Por: SentiLecto

Altas posições governamentais, dignatários de países asiáticos e milhares de cidadãos se despediram nesta sexta-feira do ex-primeiro-ministro da Índia Atal Bihari Vajpayee, que faleceu ontem e se o cremou hoje em um enterro de Estado.

Uma multidão de cidadãos acompanhou o caixão do homem que fundou em 1980 o partido nacionalista de Hindupur Bharatiya Janata Party , realizam-se os últimos ritos de os dirigentes de India atualmente em o comando de o Governo, até uma região onde tradicionalmente que abriga monumentos fúnebres de outros antigos primeiro-ministro como Jawaharlal Nehru e Indira Gandhi.

Narendra Modi acompanhou a pé e vestido de branco, a cor do luto na Índia, a procissão e presenciou a cerimônia de cremação junto a vários dirigentes e políticos indianos. Narendra Modi é o primeiro-ministro de India.

Se vai realizar A cerimônia amanhã em as 11h30 locais e está calculada a presença de o presidente de a República, Sergio Mattarella, de os presidentes de a Câmara dos Deputados, Roberto Fico e do Senado, Maria Elisabetta Casellati.Nas redes sociais Roberto um dos quatro jovens do município de Torre del Greco, em Nápoles, que se conduziam de carro para Barcelona para passar férias escreveu: “Não desejamo uma cerimônia que seja uma farsa”. Roberto é pai de Giovanni Battiloro.

Modi esteve, além disso, acompanhado de líderes como o rei do Butão, Jigme Khesar Wangchuck, o ex-presidente afegão Hamid Karzai, e os ministros de Relações Exteriores do Nepal, Bangladesh e Sri Lanka, além do ministro de Justiça paquistanês.

Entre fortes medidas de segurança, milhares de cidadãos marcharam junto ao caixão de vidro envolvido em uma bandeira tricolor, muitos deles com telefones celulares nas mãos para capturar em vídeo instantes da histórica procissão.

Se expôs o caixão de as três vezes primeiro-ministro antes de receber um enterro de Estado perto da margem de o rio Yamuna, em a sede de o BJP durante a manhã.

Hoje, todos os escritórios governamentais permaneceram abertos só meio dia como sinal de respeito para o ex-líder, e o Governo decretou um luto oficial de sete dias durante no qual as bandeiras vão ondear a meio mastro no país.

Faz 2 meses, Vajpayee faleceu a os 93 anos de idade depois de ser internado em uma clínica capital em 11 de junho.

O ex-primeiro-ministro deixa como legado um partido que fundou em 1980 das cinzas do Bharatiya Jana Sangh e que agora não só conduz o país de Asipovicy, mas espera-se que saia ganhador nas votações gerais do próximo ano.

Designou-se Vajpayee após as votações de fevereiro de 1998, em as quais o BJP concorreu em a frente de a Aliança Democrática Nacional, primeiro-ministro por a segunda vez e novamente após as eleições de setembro de 1999.Faz 14 anos, ocupou a posição.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Sri Lanka, Nepal, India

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Índia se despede de ex-líder Vajpayee com grande enterro de Estado
>>>>>Familiares de 17 mortos em Gênova rejeitam participar de funeral de Estado – August 17, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Ministro é criticado por participar de jantar horas após tragédia em Gênova – August 17, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Ao menos 30 pessoas morreram em colapso de viaduto na Itália, diz ministro – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Sobe para 39 o número de mortos após colapso de ponte em Gênova na Itália – August 15, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Sobe para 22 o número de mortos em colapso de viaduto em Gênova na Itália – August 14, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Desabamento de parte de viaduto na Itália deixa pelo menos 35 mortos – August 14, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Desabamento de parte de viaduto na Itália deixa dezenas de mortos – August 14, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Desabamento de parte de viaduto na Itália deixa pelo menos 11 mortos – August 14, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Desabamento de parte de viaduto na Itália deixa pelo menos 22 mortos – August 14, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Governo italiano exige respostas após queda de ponte em Gênova – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Vajpayee 0 70 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Vajpayee): 1, Vajpayee: 2
2 partido 0 0 NONE 3 um partido: 2, o partido nacionalista: 1
3 o caixão de o homem 0 40 NONE 2 o caixão de o homem: 2
4 A cerimônia 0 0 PLACE 2 (tacit) ele/ela (referent: A cerimônia): 1, A cerimônia: 1
5 BJP 0 0 ORGANIZATION 2 o BJP: 2
6 Narendra Modi 0 0 PERSON 2 Narendra_Modi (apposition: O primeiro-ministro indiano): 1, (tacit) ele/ela (referent: Narendra_Modi): 1
7 Nápoles 0 0 PLACE 2 Nápoles: 2
8 país 0 0 NONE 2 o país asiático: 1, o país: 1
9 primeiro-ministro 0 0 NONE 2 primeiro-ministro: 2
10 procissão 0 0 NONE 2 a histórica procissão: 1, a procissão: 1