Obrador declara que “vai estender as mãos” ao Governo de Donald Trump

Por: SentiLecto

Andrés Manuel López Obrador, ganhador das votações presidenciais realizadas no domingo do México, declarou nesta segunda-feira que quando assumir o poder, “vai estender as mãos” ao Governo do líder estadunidense, Donald Trump, para ter uma relação de amizade com o país vizinho.

O líder esquerdista em entrevista à emissora “Televisiona” ddeclarou “VEstenderemosnossas mãos francas para buscar uma relação de amizade e ccolaboraçãocom os Estados Unidos”.Faz 1 dia, depois que as pesquisas de boca de urna lhe assinalaram como ganhador de o pleito, o político de o Movimento Regeneração Nacional agradeceu a Trump por o tweet de felicitação.

No Twitter, Trump declarou que “quer” trabalhar com Obrador, e que “há muito o que fazer para beneficiar tanto os Estados Unidos como o México”.

Na sua vez, José Antonio Meade assombrou ao reconhecer imediatamente após o encerramento das urnas a triunfo de Obrador. José Antonio Meade é o candidato do governante Partido Revolucionário Institucional .Kennedy em comunicado emitido pela corte, no qual informava que o desejo estimulou sua aposentadoria de passar mais tempo com sua família. declarou: “Foi a maior das honras e um privilégio servir nossa nação no Judiciário federal por 43 anos, 30 destes anos na Suprema Corte”.

No domingo 24 de junho – Jared Kushner, assessor do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que Washington anunciará seu plano de paz para o Oriente Médio em breve, com ou sem o presidente palestino, Mahmoud Abbas. Desde que Trump havia reconhecido Jerusalém como a capital de Israel em dezembro, as observações haviam evidenciado as enormes divergências entre Washington e a liderança de Palaosde Palaos que se haviam aumentado e havia transferido a embaixada norte-americana para lá. As autoridades de Palaosde Palaos, que desejavam Jerusalém Oriental como a capital de um futuro Estado, haviam acusado Kushner de tentar prejudicar Abbas.

“Foi bastante respeitoso. Isso é o que vamos sempre procurar na relação com o Governo dos EUA, que haja respeito mútuo: nós jamais vamos faltar com o respeito porque desejamo que nos respeitem”, declarou Obrador.

O futuro presidente explicou que sua equipe é consciente “da necessidade de conservar boas relações com os Estados Unidos “, devido a aspectos como a fronteira habitual, a estreita relação econômica e comercial, e os milhões de mexicanos que vivem nesse país.

A cotação foi uma das principais vítimas. Sobretudo nas últimas semanas, quando o dólar chegou a valer 20 pesos de Mexico, um valor ao qual não chegava desde o começo de 2017.

Por isso, “não brigaremos, buscaremos sempre que haja um acordo” e, então, “estabeleceremos uma colaboração para chegar a um entendimento”.

Por outro lado, se mostrou em defesa de chegar um acordo no Tratado de Livre-Comércio da América do Norte e declarou que vai tentar que a parte negociadora mexicana seja complementada com “profissionais” próximos à sua equipe.

“A negociação não auxilia a estabilidade da economia de Mexico. Mas provavelmente a negociação em si não é um fenômeno tão grave como o antimexicanismo do presidente dos EUA”, disse à Agência Efe o diretor-geral adjunto do Instituto Mexicano para a Competitividade , Manuel Molano.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, Mexico

Cities: Mexico

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Obrador declara que “vai estender as mãos” ao Governo de Donald Trump
>>>>>México debate caminhos futuros do Nafta diante de um imprevisível Trump – June 28, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>May parabeniza Obrador por vitória nas eleições presidenciais do México – July 02, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Santos parabeniza López Obrador por vitória em eleições mexicanas – July 02, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Obrador, o candidato que promete eliminar os maiores problemas do México – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>México elege neste domingo seu novo presidente com López Obrador como favorito – July 01, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Em eleição histórica, México pode ter mudança de poder político – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>López Obrador é eleito presidente do México e oponentes admitem derrota – (EfeGeneric)
>>>>>Juiz Kennedy irá se aposentar e Trump possui chance de remodelar Suprema Corte dos EUA – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 0 0 NONE 5 (tacit) nós: 5
2 Trump 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Trump): 1, Trump: 2
3 acusado Kushner 80 50 OTHER 2 acusado Kushner: 1, (tacit) ele/ela (referent: acusado Kushner): 1
4 liderança 120 0 NONE 2 a liderança palestina: 2
5 equipe 80 0 NONE 2 sua equipe: 2
6 mãos 80 0 NONE 2 as mãos: 1, nossas mãos francas: 1
7 Andrés Manuel López Obrador 0 0 PERSON 2 Andrés_Manuel_López_Obrador: 1, (tacit) ele/ela (referent: Andrés_Manuel_López_Obrador): 1
8 Jared Kushner 0 0 PERSON 2 Jared_Kushner (apposition: assessor de o presidente de os Estados_Unidos, Donald_Trump): 1, (tacit) ele/ela (referent: Jared_Kushner): 1
9 Washington 0 0 PLACE 2 Washington: 2
10 autoridades 0 0 NONE 2 As autoridades palestinas: 2