Oposição acusa governo do Quênia de utilizar votações para cometer genocídio

Por: SentiLecto

A Super Aliança Nacional acusou nesta sexta-feira o governo de militarizar as votações para “cometer um genocídio” e garantiu que pelo menos 70 pessoas faleceram desde ontem em enfrentamentos com a Polícia. A Super Aliança Nacional é a principal aliança inimiga do Quênia.

Musalia Mudavadi, o número três desta formação, que ontem pediu aos seus partidários que se abstenham do pleito, alegou em entrevista coletiva que existe uma “profunda preocupação” com o fato de que a situação possa derivar em “uma carnificina de inocentes”.

Enquanto o Grupo Nacional de Observadores Eleitorais alegou hoje, o jornalismo local contabiliza desde ontem 11 vítimas que, desde a eleição de 8 de agosto , 170 pessoas faleceram em enfrentamentos com a Polícia.

Faz 1 dia, por conta de esses conflitos, 5.319 colégios eleitorais não puderam abrir em quatro condados. A Comissão Eleitoral tentará repetir as votações amanhã.

A Comissão Eleitoral de Unidade Democrática foi uma formação eleitoral oposicionista que disputou as votações legislativas de 1969 nos círculos de Lisboa, Porto e Braga, onde a oposição ao Estado Novo não chegou a acordo para estabelecer listas unitárias, sobretudo em virtude das disputas entre socialistas e comunistas.

“A população destes condados já mostrou que não deseja votar, para que obrigá-la?”, refletiu Mudavadi.

A NASA pediu novamente para que amanhã os cidadãos fiquem em casa durante o prosseguimento da jornada eleitoral em Homa Bay, Migori, Siaya e Kisumu, na região oeste do país.

Os feridos, alguns deles também por disparos, também são destas três cidades e de outras áreas de maioria inimiga, como Migori.

“É uma armadilha. Não desejamo nenhuma vida perdida”, alegou o político.

A Polícia, que considera que “a maior parte do país está em paz”, alegou ontem em comunicado que os protestos não são mais do que “incidentes isolados” protagonizados por grupos de jovens.

No entanto, a polícia desmentiu em comunicado uma das quatro mortes, a que teria acontecido no bairro de Mathare , e delatou que estas informações “são evidentemente falsas, com o objetivo de fazer crer que as votações estão conturbadas por uma violência generalizada”.

Agora os seguidores da oposição esperam diretrizes de Raila Odinga, que chamu “todas as forças progressistas do país” a se uni e conseguir a convocação de novas votações, desta vez com garantias democráticas, num prazo de 90 dias.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Kenya

Cities: Kisumu, Homa Bay

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Oposição acusa governo do Quênia de utilizar votações para cometer genocídio
>>>>>Protestos contra eleições presidenciais no Quênia deixam pelo menos 4 mortos – October 26, 2017 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Colisão entre trem e caminhão das Forças Armadas deixa 4 mortos na Finlândia – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 a Polícia 0 0 PERSON 5 A Polícia que: 2, (tacit) ele/ela (referent: A Polícia que): 1, a Polícia: 2
2 comunicado 40 0 NONE 3 comunicado: 3
3 Comissão Eleitoral de Unidade Democrática 0 0 ORGANIZATION 3 a (referent: A Comissão_Eleitoral_de_Unidade_Democrática): 1, (tacit) ele/ela (referent: A Comissão_Eleitoral_de_Unidade_Democrática): 1, A Comissão_Eleitoral_de_Unidade_Democrática: 1
4 a polícia 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: a polícia): 2, a polícia: 1
5 eleições 0 0 NONE 3 a votação: 1, as eleições: 1, as eleições legislativas de 1969: 1
6 mortes 0 140 NONE 2 as quatro mortes: 2
7 pessoas 0 140 NONE 2 70 pessoas: 1, 170 pessoas: 1
8 Super Aliança Nacional 50 0 ORGANIZATION 2 A Super_Aliança_Nacional (apposition: a principal coalizão opositora de o Quênia): 1, (tacit) ele/ela (referent: A Super_Aliança_Nacional): 1
9 Musalia Mudavadi 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Musalia_Mudavadi o número três de esta formação a os): 1, Musalia_Mudavadi o número três de esta formação a os: 1
10 NASA 0 0 ORGANIZATION 2 A NASA: 2