Opositor acusa Maduro de utilizar fome dos venezuelanos para adquiri votos

Por: SentiLecto

O ex-pastor evangélico e candidato Javier Bertucci votou neste domingo nas votações presidenciais da Venezuela, alegando ter recebido 380 acusações de anormalidades ligadas aos chamados “pontos vermelhos”, o dispositivo utilizado pelo governo de Nicolás Maduro para controlar os votos da população.

O candidato no estado de Carabobo, no norte do país, depois de votar declarou: “Recebemos mais de 380 acusações de pontos vermelhos quase ao lado das seções eleitorais”.

Os chamados “pontos vermelhos” são tendas instaladas pelo governo nas votações bastante perto das seções eleitorais. Simpatizantes dão orientações aos eleitores sobre como votar nos candidatos do chavismo. Maduro é candidato à reeleição.

Opinião parecida tem o diretor da companhia de estatística Delphos, Félix Seijas. Se a abstenção for de mais de 40%, para ele, existe ainda a chance de um resultado “bastante fechado” entre Maduro e Falcón.

Na quinta-feira 10 de maio o pastor evangélico Javier Bertucci havia ignorado pedidos para se retirar da votação presidencial da Venezuela a fim de apoiar um candidato mais ilustre, dividindo a já fraturada oposição de Venezuela.

Bertucci alegou que o governo tinha firmado um acordo para montar esses pontos vermelhos a 200 metros das seções eleitorais.

“À parte da compra de consciência, da intimidação ao eleitor, eles perguntam até em quem a pessoa vai votar e começam a oferecer dinheiro, comida. Não há liberdade”, alegou o ex-pastor.

Por outro lado, “É uma votação que vai concluir bastante equilibrada, alguma surpresa poderia ocorrer se tiver uma participação maior do que a esperada”, declarou ele à Efe, revidenciandoque a participação dos eleitores pode não passar dos 55%.O oponente de Maduro também delatou o abuso do “voto assistido”, isto é, a utilização de acompanhantes para levar o eleitor até a máquina de eleição para ajudá-lo no processo. Se autoriza a ajudinha só para idosos ou pessoas com alguma incapacidade.Embora nem todos tenham “tendência devocional”, nesse sentido, disse que sabe que 93% dos de Venezuela é “de tendência cristã”, e prometeu que, se chegar à presidência, cvai conseguirum país de devotos “para poder então implantar os valores cristãos”.

O líder evangélico alegou ter fotografias e vídeos que respaldam as acusações. Segundo ele, as anormalidades estão acontecendo em seções eleitorais com poucos observadores.

“Esse não é um ato democrático, não é um exercício democrático. Estão utilizando a fome do povo. Utilizando comida e dinheiro para adquiri votos”, acusou Bertucci.

O ex-pastor vai ir a Caracas para entrar com acusações formais no Conselho Nacional Eleitoral . O candidato Henri Falcón, que votou mais cedo no estado de Lara, também fez denúncias parecidas e informou que vai entrar com uma representação no órgão.

A Mesa da Unidade Democrática , coalizão que reúne os principais partidos de oposição, considera que há fraude eleitoral e convidou a população a boicotar o pleito.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Venezuela

Cities: Caracas

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Opositor acusa Maduro de utilizar fome dos venezuelanos para adquiri votos
>>>>>Pesquisas mostram panorama incerto em eleições presidenciais na Venezuela – (EfeGeneric)
>>>>>Opositor de Maduro vota e denuncia mais de 350 violações às regras eleitorais – May 20, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Maduro pede voto a opositores no antepenúltimo dia de campanha – May 16, 2018 (EfeGeneric)
>>>>>O candidato que fala de fé, mas não das próprias empresas – May 18, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Henri Falcón 0 50 PERSON 6 (tacit) ele/ela (referent: O candidato Henri_Falcón e): 4, O candidato Henri_Falcón e: 2
2 Javier Bertucci 0 0 PERSON 5 Javier_Bertucci: 1, Bertucci: 2, (tacit) ele/ela (referent: candidato Javier_Bertucci): 2
3 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
4 seções 0 0 NONE 3 seções eleitorais: 3
5 acusações 50 50 NONE 2 as denúncias: 1, acusações parecidas: 1
6 Nicolás Maduro 0 0 PERSON 2 Maduro: 2
7 candidato 0 0 NONE 2 o candidato: 1, candidato: 1
8 eleição 0 0 NONE 2 uma eleição: 2
9 ex-pastor 0 0 NONE 2 O ex-pastor: 1, o ex-pastor: 1
10 governo 0 0 NONE 2 o governo: 2