Partido da primeira-ministra de Bangladesh conquista maioria dos votos

Por: SentiLecto

A Liga Awami, da primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, conquistou admiráveis 259 assentos nas votações gerais realizadas no domingo, um dia marcado pela violência que deixou pelo menos 19 mortos e que foi classificada pela oposição como uma “farsa”.

Apesar dos relatórios de violência, Javed Patwary alegou que a eleição está transcorrendo de maneira pacífica. Javed Patwary é o inspetor geral da Polícia de Bangladesh.

Helal Uddin Ahmed ao anunciar os resultados oficiais declarou: “Gostaria de parabenizar a Liga Awami por esse enorme triunfo e, ao mesmo tempo, agradecer aos outros partidos políticos que participaram das votações”. Helal Uddin Ahmed é o secretário da Comissão Eleitoral.

O partido do governo e seus aliados conquistaram um total de 287 assentos, bem acima da maioria dos 151 necessários para conduzi, de acordo com a Comissão Eleitoral.

O Nacionalista de Bangladesh da ex-primeira-ministra Khaleda Zia presa após ser condenada a 17 anos por corrupção, tão conseguiu seis cadeiras. O Nacionalista de Bangladesh da ex-primeira-ministra Khaleda Zia é o principal partido da oposição.

Ao todo, a aliança inimiga Frente Jatiya Oikia, liderada pelo BNP, conseguiu oito cadeiras.

Por outro lado, “Estamos recebendo perturbadoras notícias a cada minuto de votos colocados em urnas antes do início das eleições, o que é triste, vergonhoso e preocupante”, relatou Hossain, cuja coalizão tem um ex-professor de Economia com três décadas de carreira política, Mirza Fakhrul Islam Alamgir, como candidato a primeiro-ministro.

Desde que chegou ao poder, em 2009, hasina se exibiu ao pleito como preferida para ser reeleita pela terceira vez consecutiva.

Por sua parte, o inimigo BNP chamou as votações de ontem de “farsa” e requereu a repetição da eleição entre denúncias de fraude eleitoral e ameaças contra seus partidários.

Durante o dia das votações, pelo menos 17 pessoas faleceram em todo o país, segundo a polícia de Bangladesh, que se adicionam aos dois falecidos durante a madrugada em confrontos entre seguidores de partidos rivais.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Partido da primeira-ministra de Bangladesh conquista maioria dos votos
>>>>>Confrontos em dia de eleições em Bangladesh deixam pelo menos 9 mortos – December 31, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eleições 0 0 NONE 5 a votação: 1, as eleições: 3, as eleições gerais realizadas: 1
2 violência 0 160 NONE 2 a violência: 2
3 mortos 0 140 NONE 2 19 mortos: 2
4 Javed Patwary 8 0 PERSON 2 Javed_Patwary (apposition: o inspetor geral de a Polícia_de_Bangladesh): 1, (tacit) ele/ela (referent: Javed_Patwary): 1
5 BNP 0 0 ORGANIZATION 2 o opositor BNP: 1, o BNP: 1
6 Bangladesh 0 0 PERSON 2 Bangladesh: 2
7 cadeiras 0 0 NONE 2 oito cadeiras: 1, seis cadeiras: 1
8 acusações de fraude eleitoral 0 90 NONE 1 acusações de fraude eleitoral: 1
9 relatórios de violência 0 80 NONE 1 relatórios de violência: 1
10 17 pessoas 0 70 NONE 1 17 pessoas: 1