Pavilhão da Grécia na Bienal de Veneza 2018 busca visões utópicas de aprendizagem

Por: SentiLecto

Como parte da nossa cobertura da Bienal de Arquitetura de Veneza, exibimo a proposta do Pavilhão da Grécia, segundo a caracterização feita pelos próprios autores do projeto.

A Bienal de Arquitetura de Veneza divulgou a lista de participantes da exibição principal da edição deste ano, FREESPACE. Entre os 71 arquitetos, escritórios e grupos escolhidos, três brasileiros figuram na lista: Carla Juaçaba, GrupoSP e Paulo Mendes da Rocha, laureado com o Leão de Ouro por sua trajetória profissional na edição de 2016.Em uma conferência de jornalismo convidada hoje na sede da Biennale em Ca ‘Giustinian, em Veneza, na Itália, Yvonne Farrell e Shelley McNamara – do escritório Grafton Architects – revelaram o assunto da Bienal de Arquitetura de Veneza 2018: Freespace . De acordo com as curadoras, a próxima edição festejará “generosidade e observação”, e “um desejo de se engajar”.

Xristina Argyros e Ryan Neiheiser foram os arquitetos selecionados para a curadoria da exibição do Pavilhão Grego na 16ª Bienal Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia – segundo o assunto geral “Freespace”, sugerido por Yvonne Farrell e Shelley McNamara. Intitulado “A Escola de Atenas”, o projeto fará uma análise da arquitetura dos espaços de ensino – desde a Academia de Platão até projetos modernos. O Ministério do Meio Ambiente de a curadoria realizou a escolha e Energia da Grécia e por o Secretário Geral de Planejamento Urbano , Eirini Klampatsea.

Os curadores re-imaginaram o Pavilhão Grego a partir de como sua própria arquitetura revela uma qualidade de espaço livre ou “freespace”, incorporando a sua paisagem escalonada para instituir um espaço ativo de discussão e intercâmbio de ideias. Dentro deste espaço, uma série de maquetes retratam distintos espaços acadêmicos ao redor do mundo, tanto projetos realizados quanto não realizados, instituindo uma arena de modelos arquitetônicos que preenche o pavilhão em sua totalidade.

A proposta reconhece principalmente o valor dos espaços de utilização habitual dentro das universidade – espaços não programados usados para conversas improvisadas, encontros casuais, discussões, palestras, e atividades informais de ensino – imprescindíveis para a pertinência e vitalidade da instituição, os quais merecem cuidado e atenção nas mesmas medidas que os tradicionais espaços formais de ensino.

Em 8 meses, a Bienal vai estar aberta a o público até 25 de novembro de este ano em o Giardini della Biennale, em Veneza, Itália.

Curador

A Escola de Atenas é um projeto ambicioso; uma visão utópica de um espaço livre, aberto, informal e habitual de aprendizado. É um espaço entre. Nem dentro nem fora, não é uma sala, mas tampouco um simples espaço de circulação.

Nossa pretensão é olhar para o passado e analisar a paisagem das instituições de ensino modernas, extraindo exemplos de espaços coletivos bem sucedidos, espaços “gratuitos” – democráticos, não programados e comuns.

Fonte: archdailybrasil-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Italy, Greece

Cities: Athens

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Pavilhão da Grécia na Bienal de Veneza 2018 busca visões utópicas de aprendizagem
>>>>>Paulo Mendes da Rocha, Carla Juaçaba e GrupoSP entre os participantes da exposição FREESPACE da Bienal de Veneza 2018 – (archdailybrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 FREESPACE 0 0 ORGANIZATION 4 FREESPACE: 1, freespace: 1, Freespace: 2
2 espaços 80 0 NONE 2 espaços: 1, distintos espaços acadêmicos: 1
3 A Escola_de_Atenas 0 0 PLACE 2 A Escola_de_Atenas: 2
4 Bienal 0 0 ORGANIZATION 2 A Bienal: 1, a 16ª Bienal: 1
5 Shelley McNamara 0 0 PERSON 2 Shelley_McNamara: 2
6 Urbano de Planejamento 0 0 PERSON 2 o Secretário_Geral_de_Planejamento_Urbano: 1, Internacional_de_Arquitetura: 1
7 Yvonne Farrell 0 0 PERSON 2 Yvonne_Farrell: 2
8 arquitetos 0 0 NONE 2 os arquitetos escolhidos: 1, os 71 arquitetos: 1
9 arquitetônicos 0 0 NONE 2 arquitetônicos: 2
10 projeto 0 0 NONE 2 o projeto: 1, um projeto ambicioso: 1