Presidente da África do Sul dá posse a primeiro ministério paritário do país

Por: SentiLecto

Os 14 homens e as 14 mulheres selecionados para ocupar posições de ministro pelo presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, tomaram posse nesta quinta-feira e se tornaram a primeira equipe de governo paritária da história do país e a terceira do continente africano.

– O sindicalista e empresário Cyril Ramaphosa assumiu a Presidência da África do Sul neste sábado e prometeu instituir empregos e lutar a corrupção. Ramaphosa assumiu perante uma multidão de cerca de 32 mil pessoas em um estádio de rugby na capital, Pretória. Ramaphosa é o quarto presidente democraticamente eleito do país desde o fim do regime do apartheid. Ramaphosa, 66 anos, de terno escuro e acompanhado por líderes estrangeiros, incluindo o presidente de Congo, Felix Tshisekedi declarou: “Hoje nossa nação entra em uma nova era de esperança e renovação”, e o premiê chinês, Li Keqiang. “Vamos instituir um convênio para o crescimento e chances econômicas, para terras produtivas e chances mais extensas … Um convênio de um Estado eficiente, capaz e ético. Um estado livre de corrupção”, declarou Ramaphosa, ex-ativista anti-apartheid e líder sindical. Quando os eleitores se voltaram contra o partido no poder devido a revelações sobre corrupção no governo e desemprego recorde, o Congresso Nacional Africano obteve uma maioria de %57,5 em uma votação geral no começo de maio, ante %62 em 2014. O Congresso Nacional Africano é partido de Ramaphosa. Ramaphosa se tornou líder do ANC no fim de 2017 e assumiu como presidente em fevereiro de 2018, trocando Jacob Zuma, um ano antes do fim de seu mandato. Zuma abdicou por resolução do ANC, depois de nove anos de governo marcados por escândalos. Analistas políticos alegam que um teste-chave da habilidade de Ramaphosa de realizar reformas vai ser o anúncio da nova salinha, que deve acontecer na próxima semana. “O discurso foi uma observação honesta e brutal dos recentes problemas da África do Sul. Mas também foi otimista”, declarou Daniel Silke, diretor da Consultoria de Futuros Políticos.

Empossou-se os 28 novos ministros durante uma cerimônia protocolar realizada em Pretória sob o comando de o presidente de o Tribunal Constitucional da África do Sul, Mogoeng Mogoeng.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: South Africa

Cities: Pretoria

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Presidente da África do Sul dá posse a primeiro ministério paritário do país
>>>>>Ramaphosa assume presidência da África do Sul e promete emprego e combate à corrupção – May 26, 2019 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Reeleição de Ramaphosa é confirmada por parlamento da África do Sul – May 22, 2019 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Cyril Ramaphosa 80 0 PERSON 3 Ramaphosa (apposition: o quarto presidente democraticamente eleito de o país): 1, Ramaphosa: 2
2 Jacob Zuma 0 30 PERSON 2 Zuma: 1, Jacob_Zuma: 1
3 oportunidades 70 0 NONE 2 oportunidades econômicas: 1, oportunidades mais amplas: 1
4 Congresso Nacional Africano 0 0 ORGANIZATION 2 O Congresso_Nacional_Africano (apposition: partido de Ramaphosa): 1, (tacit) ele/ela (referent: O Congresso_Nacional_Africano): 1
5 Pretória 0 0 PLACE 2 Pretória: 2
6 governo 0 0 NONE 2 o governo: 1, governo: 1
7 presidente 0 0 NONE 2 o presidente congolês: 1, presidente: 1
8 os recentes problemas 0 130 NONE 1 os recentes problemas: 1
9 escândalos 0 70 NONE 1 escândalos: 1
10 um estado livre de corrupção 80 60 NONE 1 Um estado livre de corrupção: 1