Presidente do Líbano comemora anúncio de retorno de Hariri

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – General Michel Aoun

Desde que exibiu sua renúncia de maneira abrupta no último dia 4, michel Aoun alegou nesta segunda-feira que está “contente” pelo anúncio do retorno a Beirute de Saad Hariri, que permanece na Arábia Saudita. Michel Aoun é o presidente líbico.

Em comunicado, o Grupo de Apoio disse “sua inquietação pela situação atual e a incerteza que prevalece no Líbano”.Aoun fez estas declarações em um encontro com os embaixadores do conhecido Grupo de Apoio Internacional ao Líbano – formado pela ONU, China, França, Alemanha, Itália, Rússia, Reino Unido, EUA – assim como com diplomatas da União Europeia e da Liga Árabe.O Líbano, onde sunitas todos apoiados por potências regionais adversárias, se envolveram em um combate civil entre 1975 e 1990, conserva um sistema de governo concebido para garantir que encarnem-se todos os grupos. Sunitas são xiitas, cristãos e drusos.O líder do grupo, Fouad Siniora, alegou que está do lado de Hariri e o vai apoiar em “todas as resoluções que tomar, quaisquer que sejam”.

Faz 8 dias, o líder de o grupo xiita Hezbollah havia acusado a Arábia Saudita de impor a renúncia de o primeiro-ministro de o Líbano Saad Hariri,, em o domingo 05 de novembro. Hezbollah é hassan Nasrallah.

Michel Naim Aoun é o atual presidente líbico uma aliança de maioria cristã, com uma visão secular da política e atual aliado do Hezbollah. O atual presidente líbico é líder do Movimento Patriótico Livre.

Em mensagem no Twitter, Aoun reiterou que aguarda o retorno de Hariri para conhecer “todas as circunstâncias, questões e inquietações que devem ser abordadas” em relação à renúncia do primeiro-ministro, que ainda não foi aceita pelo chefe de Estado.

Aoun não descartou que Hariri dê passeata à ré e permaneça noacposição segundo uma conversa que mconservouhoje com políticos libaneses e com uma dcomissãodo braço político da Irmandade Muçulmana na Jordânia, segundo informou Rádio Líbano .

O líder de Libano se negou a aceitar a renúncia de Hariri até que regresse ao país e se o discurso dado para anunciar sua renúncia refletia “sua vontade”, chegou a pôr em dúvida.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Saudi Arabia, Jordan

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Presidente do Líbano comemora anúncio de retorno de Hariri
>>>>>Presidente do Líbano diz ser inaceitável circunstância da renúncia de Hariri – (EfeGeneric)
>>>>>Líbano diz a enviado saudita que Hariri precisa voltar ao país – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Hezbollah pede que Arábia Saudita não envolva Líbano em suas crises internas – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Michel Aoun 0 0 PERSON 6 (tacit) ele/ela (referent: Aoun): 2, Aoun: 3, Michel_Aoun (apposition: O presidente de o Líbano): 1
2 O Líbano 60 0 PLACE 4 O Líbano: 1, o Líbano: 2, o (referent: O Líbano): 1
3 incerteza 0 140 NONE 2 a incerteza: 2
4 esta 140 0 NONE 2 esta: 2
5 Arábia_Saudita 0 0 PLACE 2 Arábia_Saudita: 1, a Arábia_Saudita: 1
6 Beirute_de_Saad_Hariri 0 0 PLACE 2 Beirute_de_Saad_Hariri: 2
7 Hezbollah 0 0 ORGANIZATION 2 Hezbollah (apposition: Hassan_Nasrallah): 1, o Hezbollah: 1
8 decisões 0 0 NONE 2 decisões: 2
9 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
10 o líder libanês 0 0 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: O líder libanês): 2