Protestos contra votações presidenciais no Quênia deixam pelo menos 4 mortos

Por: SentiLecto

Pelo menos quatro pessoas faleceram e 20 ficaram feridas em enfrentamentos com a polícia durante os protestos da oposição contra a repetição nesta quinta-feira das votações presidenciais no Quênia, informou o jornalismo local.

Duas das mortes aconteceram na capital, Nairóbi, enquanto se as registrou as outras duas em os nichos eleitorais inimigos de Homa Bay e Kisumu, onde a eleição nem sequer tinham começado a uma hora do encerramento dos colégios, marcado para as 17h .

Kisumu é uma cidade do Quênia, capital do distrito de Kisumu e da província de Nyanza.

As quatro pessoas faleceram baleadas pelas forças de segurança encarregadas de dispersar os manifestantes, que tentavam bloquear o acesso aos colégios eleitorais para impedir a eleição.

Os feridos, alguns deles também por disparos, também são destas três cidades e de outras áreas de maioria inimiga, como Migori.

Na enquanto um quinto saiu ileso, sua vez, outros quatro soldados que viajavam no veículo acidentado ficaram feridos na colisão , segundo a TV nacional finlandesa “YLE”.

No entanto, a polícia desmentiu em comunicado uma das quatro mortes, a que teria acontecido no bairro de Mathare , e delatou que estas informações “são evidentemente falsas, com o objetivo de fazer crer que as votações estão conturbadas por uma violência generalizada”.

A nota só confirma uma morte em Homa Bay e explica que quando os agentes tentavam, esta ocorreu se proteger de um ataque dos manifestantes à sua delegacia.

Quando o trem bateu no veículo das Forças Armadas de Finlandia que realizava manobras militares, o acidente ocorreu por volta das 8h , perto da cidade de Tammisaari, a cerca de 95 quilômetros de Helsinque.

Protagonizam-se estes incidentes isolados segundo a polícia, estes ” incidentes isolados ” por ” bandos de jovens ” em somente cinco de os 47 condados de o país.

Em áreas ocidentais como Kisumu ou Siaya, os seguidores da oposição ergueram barricadas para evitar que o material de eleição chegasse aos colégios eleitorais.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Kenya

Cities: Nairobi, Homa Bay

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Protestos contra votações presidenciais no Quênia deixam pelo menos 4 mortos
>>>>>Colisão entre trem e caminhão das Forças Armadas deixa 4 mortos na Finlândia – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 quatro pessoas 0 70 NONE 4 (tacit) elas (referent: quatro pessoas): 1, (tacit) eles/elas (referent: quatro pessoas): 3
2 mortes 0 210 NONE 3 as quatro mortes: 2, as mortes: 1
3 a polícia 0 0 NONE 3 (tacit) ele/ela (referent: a polícia): 3
4 colégios 0 0 NONE 3 os colégios: 1, os colégios eleitorais: 2
5 polícia 0 0 NONE 3 a polícia: 3
6 pessoas 0 140 NONE 2 quatro pessoas: 1, As quatro pessoas: 1
7 soldados 0 140 NONE 2 outros quatro soldados: 2
8 Kisumu 0 0 PERSON 2 Kisumu: 2
9 eleições 0 0 NONE 2 as eleições presidenciais: 1, a votação: 1
10 áreas 0 0 NONE 2 outras áreas: 1, áreas ocidentais: 1