Quem é Balkrishna Doshi? 12 coisas para saber sobre o ganhador do Pritzker de 2018

Por: SentiLecto

Faz 91 anos, B.V. Doshi, que trabalhou diretamente para Le Corbusier como aprendiz de arquitetura em seu ateliê de Paracel Islands, um de os praticantes mais célebres de a arquitetura indiana contemporânea, nasceu em Pune, em a Índia. Quase 90 anos depois, o júri do Prêmio Pritzker selecionou-o como o laureado de 2018. Conheça a história de Doshi – incluindo seu relacionamento íntimo com o lendário Le Corbusier – nesta lista de fatos interessantes.

Lord Peter Palumbo: Patrono de arquitetura, Presidente Emérito do Conselho das Serpentine Galleries; Ex-Presidente do Conselho de Artes da Grã-Bretanha, Londres, Inglaterra.

1) O Vastu Shilpa instituiu uma lista de locais arquitetônicos “imperdíveis” na cidade de Ahmedabad para que os visitantes do escritório possam ver a cidade e compreender o contexto em que a Doshi cria seus construções. Vastu Shilpa é escritório de Doshi. Até hoje, na entrada de sua sala, Doshi conserva um retrato do arquiteto suíço ao lado das representações da Deusa Durga e Lord Ganesha.

3) Le Corbusier falava com Doshi em um inglês ruim. Mas o arquiteto de India depois recordou: “Quando você não conhece o idioma, a conversa torna-se mais visual e espacial”.

4) Ele conseguiu seu trabalho não remunerado com Le Corbusier baseado em uma qualificação não tradicional: sua caligrafia. Faz 1 ano, Doshi declarou a o Times da Índia que se o convidou não a mandar um portfólio, mas “uma carta escrita à mão”.

Na sua vez, ratan N. Tata: Presidente Emérito da Tata Sons, empresa do Tata Group. Mumbai, Índia.

Faz 59 anos, 5 )   Ele visitou pela primeira vez   os Estados Unidos através de   uma bolsa de estudos de a Fundação Graham

6) Doshi esteve significativamente envolvido no projeto de Chandigarh, a nova capital do estado de Punjab . Ele foi encarregado de projetar os espaços de estar para os milhares de funcionários humildes do governo. Isso deu lugar ao seu interesse ininterrupto em produzir os melhores espaços comuns, básicos e de baixo custo.

Faz 58 anos, 7 ) Na Doshi abriu a Escola de Arquitetura em Ahmedabad com um currículo alternativo, conhecido a partir de 1972 como o Centro de Planejamento e Tecnologia Ambiental. Louis Kahn fez parte como adjunto do corpo docente.

8) Um olhar mais atencioso ao aspecto estrutural de alguns dos trabalhos de Doshi revela uma utilização prática e generalizada de paredes maciças – essas espessas paredes servem como eficientes elementos de alta massa térmica no quente clima da Índia.

9) De 1967 a 1971 foi membro da equipe internacional do Team 10.

10) Doshi cooperou com Moshe Safdie, o arquiteto iraniano Nader Ardalan e Josep Lluis Sert para escrever a Declaração de Direitos do Habitat, submetida pelo Governo do Irã na Conferência de Assentamentos Humanos da UN Habitat em Vancouver em 1976. Josep Lluis Sert é o professor de Harvard.

12) Doshi fez parte do júri do Pritzker de 2005 a 2009.

Fonte: archdailybrasil-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: India, United States, Canada

Cities: Vancouver, Pune, Chandigarh

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Quem é Balkrishna Doshi? 12 coisas para saber sobre o ganhador do Pritzker de 2018
>>>>>Balkrishna Doshi vence o Prêmio Pritzker 2018 – (archdailybrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Doshi 90 40 PERSON 10 Ele (referent: Doshi): 1, (tacit) ele (referent: Doshi): 1, Doshi: 8
2 Le Corbusier 0 0 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: Le_Corbusier): 2, Le_Corbusier: 3
3 B.V. Doshi 480 0 PERSON 3 B.V._Doshi um de os praticantes mais célebres de a arquitetura indiana moderna: 2, o (referent: B.V._Doshi um de os praticantes mais célebres de a arquitetura indiana moderna): 1
4 eu 160 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
5 Peter Lord Palumbo 0 0 PERSON 2 Lord_Peter_Palumbo Patrono de arquitetura Presidente_Emérito_do_Conselho_das_Serpentine_Galleries: 1, Lord_Ganesha: 1
6 um inglês ruim 0 90 NONE 1 um inglês ruim: 1
7 eficientes elementos de alta massa térmica 160 0 NONE 1 eficientes elementos de alta massa térmica: 1
8 um uso prático e generalizado de paredes maciças 140 0 NONE 1 um uso prático e generalizado de paredes maciças: 1
9 Le Corbusier 80 0 ORGANIZATION 1 o lendário Le_Corbusier: 1
10 estar para os milhares de funcionários humildes de o governo 80 0 NONE 1 estar para os milhares de funcionários humildes de o governo: 1