Residência L90 / Barrionuevo Villanueva Arquitectos

Por: SentiLecto

Caracterização mandada pela equipe de projeto. Essa residência está localizada em um terreno de 900 m2 adjacente ao lago Tigre, em Buenos Aires, Argentina. O lote faz parte de um conjunto residencial fechado com condicionamentos normativos e de mercado. Desenvolveu-se o projeto como uma moradia unifamiliar e concebido a partir das qualidades de o seu entorno, principalmente as vistas para o lago. Por ser pensado como uma moradia permanente, são exibidas condições específicas que serão determinantes.

O projeto compreende e promove a necessidade de encontros. Coordena-se AYYA finalmente a o redor de um pátio com piscina que, como um espelho d’água, reflete e multiplica os conseqüência de as luzes naturais.

Coordena-se o programa instituindo espaços independentes e privativos, como também abre-se a chance de uma utilização mais eficiente das recursos integrando ou não os distintos espaços. Institui-se, portanto, um vínculo privativo entre o interior e o exterior usando as laterais do terreno no térreo, reconstruindo um limite majoritariamente fechado para a rua, posicionando nesse espaço a expansão da residência que, por sua vez, amplia o perímetro da casa em relação ao exterior. Uma envolvente que determina condiciona todas essas situações vistas e protege de a luz solar.

Uma vez que se expande para o terraço, se projeta a viga sobre o térreo diante da necessidade de liberar a sala de estar de todos os elementos verticais. A viga em balanço conclui em uma rede pendurada. A hierarquização desse elemento – além da composição – prova o almazinha da vida nas férias: marcando a protagonismo da meditação em seu aspecto lúdico.

Se usam o concreto aparente e a madeira como partes de um sistema integral de o processo projetual. A madeira qualifica o projeto, enquanto o concreto significativo coordena e determina o volume. Esses materiais filtram a luz do sol e as vistas gerando pequenas situações diurnas que variam segundo a influência do sol. Durante a noite, as tábuas de madeira agrupadas a partir dos repletos e vazios invertem o local de percepção da luz no exterior.

Dentro dessa lógica está a estrutura arquitetônica que se demonstra como uma ordem capaz de gerar o espaço e caminho para descobri-lo. Trata-se de uma conceitualização em termos tectônicos que envolve tanto o problema da relação entre os pesos, esforços e materiais como as maneiras e os requerimentos dos clientes. A configuração desses sistemas produz a expressão material da obra.

Fonte: archdailybrasil-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Argentina

Cities: Tigre, Buenos Aires

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Residência L90 / Barrionuevo Villanueva Arquitectos
>>>>>Residência AYYA / Estudio Galera – August 02, 2018 (archdailybrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 AYYA 0 0 ORGANIZATION 3 AYYA: 1, (tacit) ele/ela (referent: AYYA): 2
2 exterior 0 0 NONE 3 o exterior: 3
3 projeto 0 0 NONE 3 O projeto: 2, o projeto: 1
4 situações 0 0 NONE 3 Todas essas situações: 1, pequenas situações diurnas: 2
5 espaços 80 40 NONE 2 espaços independentes e privativos: 1, os distintos espaços: 1
6 envolvente 0 0 NONE 2 uma envolvente: 2
7 estrutura 0 0 NONE 2 a estrutura arquitetônica: 2
8 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
9 termos 0 0 NONE 2 termos tectônicos: 2
10 térreo 0 0 NONE 2 o térreo: 2