Residência Panguipulli / ABESTUDIO

Por: SentiLecto

Caracterização mandada pela equipe de projeto. Essa residência está localizada na península de Puyumén no Lago Panguipulli, Comuna de Panguipulli, XIV Região dos Rios, Chile. Ela está situada em um terreno plano e amplo, dominado por vistas distantes em todas as suas orientações para os pastos circundantes, o lago e o entorno vulcânico.

Tanto dentro como fora do volume é visível o “Y”  e a sobreposição de camadas, ambas as operações de projeto são decisivas na determinação da arquitetura.

Selecionou-se um esquema programático em “L”, deixando um segmento para as áreas habituais e outro para os dormitórios. Se localizou o acesso em o encontro entre ambos.

Do lado de dentro, a cobertura inclinada e a grande janela determinam a espacialidade e a personalidade dos recintos e, no caso dos dormitórios das crianças, também determina o programa, permitindo a criação de um sótão no qual há dois ambientes.

Um requerimento específico do cliente foi a priorização de uma ilustração que permitisse diminuir ao máximo o tempo de construção. Por esse motivo, optou-se por estruturar a residência com um módulo constante a cada 1,10 metro. Se a construi com base, todas as treliças são iguais e a casa na sua repetição.

Ressalta-se proposta a modulação estrutural desde o interior, deixando as treliças aparentes para áreas habituais, o que permitiu ampliar a altura interior e a disposição de as janelas altas entre as treliças, seguindo o módulo de a casa.

Projeta-se a cobertura de forma mais ” flexível ” em comparação com a rigidez de o módulo estrutural, de essa forma, foram gerados espaços intermediários e beiras que marcam o acesso, graduando a transição exterior-interior e controlando a luz natural em as diferentes orientações.

Fonte: archdailybrasil-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Chile

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Residência Panguipulli / ABESTUDIO
>>>>>Residência Chucao Lago Calafquén / ABESTUDIO – June 06, 2018 (archdailybrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 a priorização de um desenho 0 0 NONE 2 a priorização de um desenho: 2
2 acesso 0 0 NONE 2 o acesso: 1, O acesso: 1
3 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
4 maneira 0 0 NONE 2 maneira: 1, essa maneira: 1
5 orientações 0 0 NONE 2 as diferentes orientações: 1, orientações: 1
6 todas_as 0 0 NONE 2 Todas_as: 1, todas_as: 1
7 treliças 0 0 NONE 2 treliças: 1, as treliças aparentes: 1
8 áreas 0 0 NONE 2 as áreas comuns: 1, áreas comuns: 1
9 vistas distantes 0 80 NONE 1 vistas distantes: 1
10 reduzir o tempo de construção 0 40 NONE 1 reduzir o tempo de construção: 1