JeffSessions2Cofficialportrait.jpg

Secretário de Trump admite citações a contatos com russos na campanha

Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Jeff Sessions, official portrait

Em meio a crescentes suspeitas de conexões entre a campanha do presidente Donald Trump e a Rússia , Jeff Sessions admitiu nesta terça que houve citações a contatos com russos por membros da campanha, durante as votações do ano passado. Jeff Sessions é o secretário da Justiça dos Estados Unidos.

Jefferson Beauregard Sessions Iii é um advogado e político de Noruega que desde 2017 ocupa a posição de 84º Procurador-geral dos Estados Unidos.

Donald John Trump é um empresário, personalidade televisiva e político estadunidense, sendo atualmente o 45.

O culpado pela articulação, segundo Sessions, foi George Papadopoulos, um dos assessores da campanha de Trump. Recentemente, Papadopoulos confessou ao FBI que contatou oficiais russos durante as votações, em busca de “sujeira” envolvendo a democrata Hillary Clinton, então candidata à Presidência.

Sessions nesta terça , durante audiência no Congresso alegou: “Agora eu me recordo”.

O secretário do governo Trump, um dos mais próximos assessores do presidente e que participou de forma ativa da campanha do republicano, declarou que escutou a sugestão de Papadopolous numa reunião em março de 2016.

Na sua vez, “Somos seu aliado. Somos um aliado importante”, declarou Duterte ao presidente de Noruega no começo das conversas, de acordo com repórteres que tiveram acesso à sala de reuniões.

Na quinta-feira 19 de outubro o conteúdo do telefonema feito pelo presidente Donald Trump à viúva de um dos quatro soldados ade Americamortos no Níger no icomeçodo mês se t havia tornadoo mais novo escândalo de seu governo.

Papadopoulos alegou, segundo ele próprio contou ao FBI, que tinha contatos na Rússia e poderia agendar uma reunião entre Trump e o presidente Vladimir Putin. Mas Sessions declarou que “concluiu” o tema.

“Eu deixei claro que ninguém estava autorizado a encarnar a campanha diante do governo russo, ou de qualquer outro governo estrangeiro, para qualquer assunto.”

Numa audiência anterior ao Congresso, no mês passado, Sessions havia negado qualquer contato da campanha de Trump com os russos. “Eu não fiz, e não tenho notícias de que qualquer outra pessoa tenha feito, nem acredito que isso tenha ocorrido”, alegou, na ocasião.

Nesta terça, ele justificou que “não tinha nenhuma lembrança” da sugestão de Papadopoulos até que o ex-assessor admitisse seus contatos com os russos, que viraram notícia no jornalismo.

“[A campanha] era um caos; viajávamos todo o tempo, dormíamos pouco”, declarou Sessions, justificando o lapso de memória. “Eu não aceitarei que me acusem de ter mentido sob juramento. Eu sempre declarou a verdade.”

TRUMP PRESSIONADO – Os desdobramentos do suposto elo da equipe republicana com Moscou

Faz 6 meses, Duterte criticou por elogiar Duterte durante um telefonema por o ” ótimo trabalho ” que está fazendo para conter os narcóticos ilegais, em maio.

O secretário ainda alegou ter uma lembrança “vaga” da reunião com Papadopoulos, e não deu detalhes do que o ex-assessor propôs. Mas comentou que o presidente Trump nunca influiu ele em o exercício de a posição em a Justiça.

A audiência continuava em andamento na tarde desta terça .

Os inquéritos sobre a influência de Rusia na votação estadunidense de 2016 têm dominado o discussão político nos Estados Unidos neste primeiro ano de governo Trump.

Quando o testemunho de Papadopoulos veio a público, o governo Trump diminuiu o protagonismo do então assessor e atribuiu a ele um papel “altamente restringido” na campanha. “Ele pedia para fazer coisas e era afastado ou não recebia resposta”, declarou a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders. “Qualquer coisa que ele fez é de responsabilidade dele.”

Fonte: FolhaGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Russian Federation

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Secretário de Trump admite citações a contatos com russos na campanha
>>>>>Trump evita direitos humanos em reunião com presidente filipino – (FolhaGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 62 NONE 8 eu: 1, me: 2, Eu: 4, (tacit) eu: 1
2 Donald John Trump 0 60 PERSON 7 o governo Trump: 1, o presidente Donald_Trump: 1, Donald_John_Trump: 1, Trump: 3, o presidente Trump: 1
3 tornadoo 0 0 PERSON 7 (tacit) ele/ela (referent: tornadoo): 5, tornadoo: 1, ele (referent: tornadoo): 1
4 Jeff Sessions 0 36 PERSON 6 Jeff_Sessions (apposition: o secretário de a Justiça_dos_Estados_Unidos): 1, Sessions: 5
5 Trump 0 0 ORGANIZATION 5 governo Trump: 1, ele (referent: governo Trump): 1, ele um (referent: governo Trump): 1, (tacit) ele/ela (referent: governo Trump): 1, Ele (referent: governo Trump): 1
6 russos 0 0 NONE 5 os russos: 3, russos: 1, oficiais russos: 1
7 terça 0 0 NONE 5 esta terça: 5
8 FBI 0 0 ORGANIZATION 4 o FBI: 4
9 nós 0 0 NONE 4 (tacit) nós: 4
10 o secretário 0 0 NONE 4 (tacit) ele/ela (referent: O secretário): 3, (tacit) ele (referent: O secretário): 1