Senadora democrata Amy Klobuchar arremessa pré-candidatura para 2020 nos EUA

Por: SentiLecto

A senadora Amy Klobuchar anunciou neste domingo sua pré-candidatura para as votações presidenciais dos Estados Unidos em 2020, se adicionando assim a uma longa lista de legisladores democratas que já formalizaram sua intenção de tentar chegar à Casa Branca.

Lobuchar diante de uma multidão reunida em Minneapolis, capital de Minnesota isse: “Estou diante de vocês como a neta de um mineiro, como a filha de uma professora e um jornalista, como a primeira mulher eleita ao Senado dos EUA pelo estado de Minnesota, para anunciar minha candidatura à presidência dos Estados Unidos”,.”Estamos cansados: a nossa nação tem que estar conduzida não pelo caos, mas pela chance”, adicionou a senadora.

Faz 3 meses, a legisladora de 58 anos realçou em seu discurso suas raízes humildes e sua habilidade para chegar acordos bipartidários, a depois apesar de quase ter vencido em esse estado em os pleitos presidenciais de 2016.

O anúncio de Klobuchar ocorre em meio a uma polêmica gerada nos últimos dias por conta de informações que mencionam que a senadora não trata bem os funcionários de sua equipe, segundo meios de comunicação locais.

Por outro lado, no ato do anúncio oficial estiveram presentes o senador Ed Markey, que nesta sexta-feira exibiu um ambicioso plano para enfrentar a mudança climática, e o congressista Joe Kennedy III, do clã dos Kennedy.

Na segunda-feira 21 de janeiro a senadora Kamala Harris havia anunciado a intenção de concorrer pela candidatura do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos nas evotaçõesde 2020, aproveitando o simbolismo da comemoração do Dia de Martin Luther King, que é eraferiado nacional no país.

Alguns ex-empregados de Klobuchar descreveram a senadora, em declarações ao site “HuffPost” sob condição de anonimato, como “com frequência degradante e propensa a atos cruéis”, duas condições que “fazem com que seja difícil trabalhar com ela durante muito tempo”.

A equipe de campanha da agora pré-candidata presidencial contestou essa informação e garantiu que Klobuchar “ama” seus funcionários, recordando que seu chefe de salinha já trabalha com ela há cinco anos.

Enquanto se espera, ao anunciar sua candidatura, Klobuchar juntou-se a outros senadores do seu partido que já formalizaram sua intenção de concorrer, como Elizabeth Warren, Cory Booker e Kamala Harris que o progressista Bernie Sanders e o congressista estadual Beto O’Roukre tomem uma resolução a respeito nos próximos dias.

No entanto, horas mais tarde, o jornal de Boston reconheceu que houve um “erro matemático” ao calcular a herança genealógica de Warren e que, na realidade, a política tem entre 1/64 e 1/1.024 de origem nativo-americana.

Um dos primeiros a formalizar sua pré-candidatura para os pleito presidenciais de 2020 foi o latino Julián Castro, que foi secretário de Habitação durante o governo do presidente Barack Obama .

“se fundaram Os Estados Unidos com liberdade e independência, não sob a coerção, dominação e controle do governo, e nós vamo permanecer livres. Hoje, renovamos nossa resolução de que os EUA jamais serão um país socialista”, alegou Trump.”Hoje Elizabeth Warren, às vezes referida por mim como Pocahontas, se ujuntouà corrida para Presidente. Concorrerá como a nossa primeira candidata presidencial nativa de America, ou decidiu que depois de 32 anos, isto já não está funcionando tão bem?”, escreveu Trump na sua conta do Twitter.

De acordo com sua campanha, Klobuchar viajará no próximo dia 21 de fevereiro a Iowa, que é o primeiro estado a receber as eleições primárias de cada partido antes dos pleitos presidenciais de 2020.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Senadora democrata Amy Klobuchar arremessa pré-candidatura para 2020 nos EUA
>>>>>Senadora democrata Elizabeth Warren lança pré-candidatura para 2020 nos EUA – (EfeGeneric)
>>>>>Trump se diz preocupado com propostas para implementar o socialismo nos EUA – February 06, 2019 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Trump insistirá em muro na fronteira em discurso do Estado da União – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Bolsonaro se reunirá com Trump em março na Casa Branca – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Mídia americana destaca pontos controversos em discurso de Donald Trump – (EfeGeneric)
>>>>>Trump zomba de Elizabeth Warren após seu anúncio de candidatura para 2020 – February 10, 2019 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Amy Klobuchar 45 0 PERSON 6 Klobuchar: 3, A senadora Amy_Klobuchar: 1, (tacit) ele/ela (referent: Klobuchar): 2
2 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 3, mim: 1
3 nós 80 0 NONE 3 nós: 1, (tacit) nós: 2
4 Donald Trump 0 0 PERSON 3 Donald_Trump (apposition: o presidente americano): 1, Trump: 2
5 intenção 0 0 NONE 3 a intenção: 1, sua intenção: 2
6 senadora 0 0 NONE 3 a senadora: 3
7 Ed Markey 0 0 PERSON 2 o senador Ed_Markey: 2
8 Elizabeth Warren 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Elizabeth_Warren): 1, Elizabeth_Warren: 1
9 Julián Castro 0 0 PERSON 2 o latino Julián_Castro: 2
10 informações 0 0 NONE 2 informações: 2