Uruguai vence o Prêmio CICOP Chile 2018

Por: SentiLecto

Se selecionaram Projetos do Uruguai Argentina Chile e Brasil projetos do Uruguai, Argentina, Chile e Brasil como ganhadores de o Prêmio CICOP Chile 2018. Esta é a quarta edição nacional — e a segunda edição internacional — da chamada aberta latino-americana de projetos que desenvolvam intervenções em construções, conjuntos edificados ou áreas de valor patrimonial.

10.- “Liceu Municipal, ex Moinho Marconetti” / Liceo Municipal, ex Molino Marconetti”DIRETOR: Federico CairoliANO: 2018PAÍS: Argentina

S organizadores na chamada que recebeu 92 propostas nesta edição xplicam: “Atuar com sensibilidade e propriedade técnica no patrimônio construído coopera para juntar forças em favor da preservação e reforçar a contribuição que o campo profissional pode dar para a transmissão de valores patrimoniais às futuras gerações”,.Enquanto a coordenação geral ficou a cargo de Marco Antonio Orellana, o diretor do concurso foi Nicolas Iza. Por sua vez , Arturo López Bachiller compôs o júri e David Avila , representantes de o escritório Luis Vidal + Arquitectos; juntamente com María Inés Arribas, Mabel Briceño, Antonino Pirozzi e Carolina Vergara, representantes da CICOP Chile.

19.- “Caçadores e Colecionadores” / “Jäger und Sammler”.DIRETOR: Andreas Ramm ANO: 2018PAÍS: Alemanha

Autoras: Carolina Gilardi + Mariana UrsuInstituição: Faculdade de Arquitetura, Desenho e Urbanismo da Universidade da República, MontevideoPaís: Uruguai

Observações do júri: Com o objetivo de conservar esta megaestrutura antiquada que deu identidade à área, ela é revalorizada através de uma proposta de habitação coletiva – necessária em uma área central da cidade – e a enriquece ao nível da rua, com um espaço público dotado de passeios, comércios, equipamentos sociais e esportivos para uso coletivo. Intervem removendo as aberturas e, assim, permitindo um espaço permeável, entre o exterior e interior, garantindo assim um novo espaço público para a cidade.

Em seu interior, realça a espacialidade das construções da espécie “basilical” que a identificam. Incorporando a habitação no perímetro das construções, que estão localizados nos níveis superiores, de frente para o vazio central e dialogando com os elementos patrimoniais da antiga estrutura. Além disso, considera uma habitação destas casas que é realizada mediante uma apropriação sistemática, flexível, mas ao mesmo tempo, controlada.

O júri considerou, por unanimidade, que o projeto exibe uma base bastante consistente, compreende os problemas atuais do patrimônio industrial, o que solicita uma nova utilização para garantir sua preservação e satisfaz um papel importante na identidade de uma área. Reconhece um espaço urbano no centro da cidade que pode responder à necessidade de moradia. Ajusta-se ao que existe com uma proposta viável para construí-lo. Realça-se a busca pela integração do urbano, através de sua permeabilidade e conectividade e o estudo de moradia coletiva.

Autor: Patricio MungúaInstituição: Faculdade de Arquitetura da Universidade Nacional de La Plata, Buenos Aires.País: Argentina

Autor: Luca GarneroneInstituição: Faculdade de Arquitetura da Universidade MayorPaís: Chile

Autora:  Camila ChalerInstituição: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Diego PortalesPaís: Chile

Autora: Ana LeichtweisInstituição: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa MariaPaís: Brasil

A Associação de Arquitetos Chilenos Luis Vidal 2018 patrocinou O Prêmio CICOP Chile + Arquitectos , Casas del Cerro e COPLAN. A Associação de Arquitetos Chilenos é associação de Escritórios de Arquitetura .

Fonte: archdailybrasil-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Argentina, Chile, Brazil

Cities: Buenos Aires

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Uruguai vence o Prêmio CICOP Chile 2018
>>>>>ArqFilmFest seleciona 34 filmes para seu concurso internacional de cinema e arquitetura de 2018 – October 11, 2018 (archdailybrasil-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 espaço 25 0 NONE 3 um espaço urbano: 1, um novo espaço público: 1, um espaço permeável: 1
2 edição 0 0 NONE 3 a segunda edição internacional: 1, esta edição: 1, a quarta edição nacional: 1
3 você 0 0 NONE 3 (tacit) você: 3
4 O Prêmio_CICOP_Chile 9 0 OTHER 2 o Prêmio_CICOP_Chile: 1, O Prêmio_CICOP_Chile: 1
5 Argentina 0 0 PLACE 2 País Argentina: 1, Argentina: 1
6 alguien 0 0 NONE 2 (tacit) alguien: 2
7 chamada 0 0 NONE 2 a chamada: 2
8 cidade 0 0 NONE 2 a cidade: 2
9 edifícios 0 0 NONE 2 edifícios: 1, os edifícios: 1
10 interior 0 0 NONE 2 interior: 2