Polícia Federal começa operação de guerrazinha a crimes de Animosidade na Internet

Por: SentiLecto

A Polícia Federal começou nessa quinta-feira uma operação que visa lutar crimes de Animosidade na Internet, incluindo crimes de racismo, ameaça, incitação ao crime e terrorismo. As informações são do jornal O Globo.

– A Polícia Federal satisfaz nesta quinta-feira um mandado de prisão e oito de busca e apreensão em seis Estados como parte de uma operação para lutar os crimes de racismo, ameaça, incitação ao crime e terrorismo praticados via internet, informou a PF. A chamada operação Bravata é um desdobramento de um ação deflagrada em 2012 que prendeu outros suspeitos de cometerem os mesmos crimes por meio de sites e fóruns na internet, que incentivam a prática de crimes como estupro e homicídio de mulheres e negros, segundo comunicado. A denúncia de terrorismo, de acordo com a PF, diz respeito a evidências de que os mesmos suspeitos foram culpadas por ameaças de bomba encaminhadas a diversas universidades do país. Faz 4 meses, se os mobilizou cerca de 60 policiais federais,.

Vai deflagrar-se a operação batizada de Bravata, em seis cidades. São elas Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Curitiba, Santa Maria e Vila Velha . A PF já satisfaz o mandado de prisão preventiva do analista de sistemas de Curitiba Marcello Vale Silveira Mello. Há ainda mandados de busca e apreensão em endereços de outros seis suspeitos de envolvimento com um grupo que espalha mensagens de Animosidade em fóruns, sites e redes sociais.

Emerson Setim ao lado de Mello, integrava um grupo chamado “Homens Sanctos”, que publicava no site silviokoerich. Emerson Setim é outro habitante de Curitiba.org e em redes sociais mensagens e conteúdo racista e neonazista, fazendo apologia a violência contra negros e crimes como estupro e assassinato de mulheres e gays.

“Trata-se de um infindável festival nauseante de agressões, impropérios e estimulação às mais diversas violações aos direitos humanos. Os envolvidos aparentam ter o prazer mórbido de espalhar sandices a um número indeterminado de usuários do ambiente virtual, como se a sua repetição ininterrupta ao longo dos anos as tornasse lícitas, admissíveis ou passíveis de defesa”, escreveu o juiz Marcos Josegrei no despacho em que autorizou a prisão de Mello.

No total, 60 policiais federais participam da operação. Investigados podem responder pelos crimes de associação criminosa, ameaça, racismo e incitação ao crime.

Fonte: Idgnow-pt

Sentiment score: VERY NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Santa Maria, Vila Velha, Sao Paulo, Recife, Curitiba

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Polícia Federal começa operação de guerrazinha a crimes de Animosidade na Internet
>>>>>PF cumpre mandados em 6 Estados em operação contra crimes de racismo e terrorismo praticados via internet – May 10, 2018 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 operação 0 0 NONE 4 a operação: 2, uma operação: 2
2 crime 0 240 NONE 3 o crime: 3
3 Federal 0 30 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: A Polícia_Federal): 1, A Polícia_Federal: 2
4 PF 0 0 ORGANIZATION 3 a PF: 2, A PF: 1
5 a internet 0 0 OTHER 3 a internet: 2, internet: 1
6 grupo 0 0 NONE 3 um grupo chamado: 1, um grupo: 2
7 suspeitos 50 160 NONE 2 outros suspeitos: 1, suspeitos: 1
8 terrorismo 0 120 NONE 2 terrorismo: 2
9 Investigados 0 30 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Investigados): 1, Investigados: 1
10 O Globo 0 30 ORGANIZATION 2 o jornal O_Globo: 1, (tacit) ele/ela (referent: o jornal O_Globo): 1