Sistema de ejeção da Soyuz funcionou pela 2ª vez na história

Por: SentiLecto

Depois que se a ativou com êxito em 1983, o sistema de ejeção da nave espacial de Rusiade Rusia Soyuz, que permitiu nesta quinta-feira resgatar a vida de seus tripulantes, funcionou pela segunda vez em sua história , em os tempos de a União Soviética.

Segundo informaram hoje as autoridades russas, a cápsula da Soyuz MS-10 com seus dois astronautas a bordo – o russo Alexei Ovchinin e o estadunidense Nick Hague – se separou do resto do foguete “123 segundos depois do lançamento”.

As mesmas fontes já informaram que a tripulação está em “boas condições, levando em conta as forças gravitacionais que deveram suportar”.

Na sexta-feira 14 de setembro os cosmonautas russos Sergei Prokopiev e Alexei Ovchinin vão inspecionarão o casco da nave Soyuz MS-09 na Estação Espacial Internacional para confirmar que não exibia prejuízos complementares após o descobrimento de um buraco.

Porque o sistema de salvamento em caso de defeito funcionou em seu devido momento, a cápsula aterrissou com êxito nas estepes cazaques e os astronautas estão são e resgatados.

Quando arremessou, algo similar ocorreu em 26 de setembro de 1983 -se Saliut a Soyuz T-10a com destino em a estação espacial 7.Nesse caso, o equívoco ocorreu durante a contagem regressiva para a decolagem, manobra na qual o foguete portador estourou na plataforma de lançamento.

Por sorte para seus dois tripulantes – Vladimir Titov e Gennady Strekalov -, a cápsula foi ejetada vários segundos antes de ocorrer a explosão.

A Soyuz MS-10 foi obrigada hoje a regressar à Terra pouco depois de decolar a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão, após ser detectada uma falha em um de seus propulsores.

Quatro helicópteros Mi-8 decolaram de aeroportos do Cazaquistão para buscar os dois astronautas, segundo relatórios militares russos.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Sistema de ejeção da Soyuz funcionou pela 2ª vez na história
>>>>>Falha no motor obriga Soyuz MS-10 a retornar para base no Cazaquistão – October 11, 2018 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 russa Soyuz 0 0 OTHER 3 (tacit) ela (referent: russa Soyuz): 1, russa Soyuz: 2
2 cápsula 100 0 NONE 2 a cápsula: 2
3 sucesso 80 0 NONE 2 sucesso: 2
4 Nick Hague 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: o americano Nick_Hague): 2
5 astronautas 0 0 NONE 2 seus dois astronautas: 1, os astronautas: 1
6 forças 0 0 NONE 2 as forças gravitacionais: 2
7 manobra 0 0 NONE 2 manobra: 2
8 os astronautas 0 0 NONE 2 (tacit) eles/elas (referent: os astronautas): 2
9 a contagem regressiva 0 70 NONE 1 a contagem regressiva: 1
10 caso de defeito 0 50 NONE 1 caso de defeito: 1