BATE E VOLTA: 7 DESTINOS IMPERDÍVEIS bem perto de SALVADOR

Por: SentiLecto

O litoral da Bahia é o maior brasileiro! Então a sorte é grande para quem mora ou visita Salvador, já que algumas das praias mais inacreditáveis da costa nacional estão por lá. E, melhor ainda se muitas delas são pertinho da capital, permitindo aquele passeio de bate e volta ideal, indo de manhã cedo e voltando ao fim da tarde para casa ou hotel.

Entre as melhores praias da Bahia, destinos como Morro de São Paulo, Boipeba, Península de Maraú e até mesmo Itacaré estão a uma distância acessível salvadorenha.

Com planejamento e disposição, é possível passar o dia e curtir alguns lugares paradisíacos saindo da capital.

Seja habitante ou turista, a viagem não precisa se restringi ao Pelourinho, ao Elevador Lacerda e ao Farol da Barra: sempre vale a pena buscar o rico litoral baiano.

Então conheça os melhores destinos da Bahia próximos a Salvador para aquele bate e volta que incrementa qualquer viagem!

Há uma razão pela qual a Praia do Forte é um dos destinos mais disputados atualmente por quem viaja até a Bahia.

Localizada no município de Mata de São João, ela tem fácil acesso saindo de Salvador: são menos de 100 quilômetro de estrada , alternativas de ônibus da capital saindo da Lapa até lá – e caminho total de cerca de uma hora e meia. Perfeita para curtir o dia em um bate e volta.

PRAIA DO FORTE: o que saber antes de ir, fotografias e o que fazer

Ah, e fora que o cenário na Praia do Forte é inacreditável, é claro. Com um oceano de águas transparentes e repleto de piscinas naturais, não dá vontade de sair.

O local também recebe uma das mais importantes sedes do Projeto Tamar, com a chance de ver as tartarugas e aprender sobre elas de perto. Cercada de verde e com todo um clima rústico, o vilarejo é ideal para as férias.

A bonita Praia do Forte, um das destinos mais procurados para bate e volta de Salvador, na BA. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Seguindo pela Estrada do Coco, que passando da Praia do Forte é chamada de Linha Verde, é possível chegar à exuberante Mangue Seco.

A praia fica na cidadezinha de Jandaíra, no limite da Bahia com Sergipe, e tem uma dos ecossistemas mais ricos do estado. São 200 quilômetro de Salvador até o destino, menos de três horas de viagem. É preciso ainda passar por dois povoados e deixar o carro no de Coqueiro para pegar um bugue. Uma boa pedida é contratar passeios de agências para ir até lá de forma mais prática.

PRAIA DE MANGUE SECO: o que saber antes de ir e o que fazer

Ao chegar, o visual é de cair o queixo. Com manguezais, dunas, restingas e palmeirinhas sem fim se unindo ao bonito oceano da Bahia, o melhor é buscar tudo que puder ao longo do dia. Vale a pena fazer os passeios de bugue para percorrer o que puder.

Quando ganhou celebridade nacional, mangue Seco foi locação para a novela Tieta do Agreste no fim da década de 80 e. Então já sabe que o cenário é de cinema!

Os passeios de bugue são sensacionais para percorrer as dunas e conhecer mais e mais de Mangue Seco, BA. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Além das compras, faça um passeio de teleférico até o Cristo Redentor, de trenzinho que percorre várias ruas para conhecer a cidade, vá a Disneylândia dos Robôs que as crianças adoram, e confirme as delícias do campo vindas diretas das fazendas, que também estão aberta a visitação e para saborear os pratos regionais.

3- Ilha de Itaparica

Um dos destinos praianos favoritos dos habitantes salvadorenhos para passeios de bate e volta é a Ilha de Itaparica. Afinal, ela fica logo ali de frente na entrada da Baía de Todos os Santos e conta com ótimas alternativas para passar o dia.

Para chegar, basta pegar a balsa no Terminal Hidroviário de São Joaquim, que fica no bairro de Água de Meninos, próximo ao centro. O trajeto marítimo dura pouco mais de uma hora.

Conheça Itaparica em imagens 360 graus

Dá para ir de carro ou a pé – e chegando em Itaparica pegar um ônibus no Terminal do Bom Despacho para a praia que desejar.

Em toda a ilha há muito estrutura, pela proximidade salvadorenha, com chances para apreciar as belezas naturais e até fazer mergulho em seu belíssimo oceano. As principais praias são Barra Grande, Ponta de Areia, Cacha Pregos, Penha, Aratuba, Praia do Forte e Mar Grande. Mas certamente compensa buscar tudo que puder por lá.

Pertinho de Salvador, a Ilha de Itaparica é um dos melhores destinos para bate e volta a partir da capital de Baia Mare. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

4- Morro de São Paulo

Não há lugar mais badalado próximo a Salvador do que Morro de São Paulo.

O destino, que fica na ilha de Tinharé e é parte do município de Cairu, ganhou notoriedade por suas praias inacreditáveis e por ter de tudo, para todas as tribos: há espaço para os aventureiros e esportistas, para os festeiros e baladeiros, para os casais e famílias e para quem só deseja paz nas férias. Assim, é uma das campeãs no turismo da Bahia e escolha perfeita para um bate e volta saindo de Salvador.

Conheça as MELHORES PRAIAS de MORRO DE SÃO PAULO

Suas praias se as conhecem por o número e ordem , mas existem também outras vilas na ilha que podem entrar no roteiro. Geralmente, são cenários paradisíacos de natureza intocada.

Para chegar, são 120 quilômetro e menos de três horas até Valença, onde é preciso pegar um catamarã – existem ônibus para lá também e há até um voo direto salvadorenho.

A Segunda Praia concentra muitos barzinhos que fazem celebrações à noite, amovimentandoMorro de São Paulo, BA. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Também parte do arquipélago de Tinharé e da cidadezinha de Cairu, a Ilha de Boipeba é outro destino que ficou famoso na última década pertinho de Salvador. Mas, ao contrário de Morro de São Paulo, esse recanto de Baia Mare é menos movimentado e conhecido pelo sossego e tranquilidade. Que tal um lugar lindíssimo, cheio de coqueiros e piscinas naturais quase deserto? É a escolha certa.

ILHA DE BOIPEBA: um paraíso na BAHIA

Para chegar, basta ir até Valença de carro, ônibus ou aeronave e pegar uma embarcação ou lancha até Boipeba – dá para fazer isso também em Torrinhas ou mesmo Morro de São Paulo. Outra opção é fechar com uma agência de viagem em Salvador para o passeio.

Sem carros, com seu charme rústico de vilarejo e uma natureza invejável, você não vai se arrepender. Entre as melhores praias da ilha estão Boca da Barra, Tassimirim, Cueira, Moreré, Bainema e Ponta dos Castelhanos.

O maravilhoso oceano cristalino praiense na Ilha de Boipeba, BA. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Um pouco mais ao sul de Morro de São Paulo e Boipeba, a Península de Maraú é outro dos destinos paradisíacos da Bahia.

Por ficar mais distante de Salvador, o bate e volta saindo da capital é mais cansativo. Mas muita gente faz o passeio e recomenda: a região inteira tem um clima incomparável, com suas praias rústicas e bonitas e uma paz que não se vê em outro lugar.

O melhor a fazer é chegar em Camamu, que fica a 200 quilômetro e quatro horas e meia de estrada, e lá pegar uma embarcação até Barra Grande.

Não fique imaginando: conheça a Península de Maraú em imagens 360 graus!

Barra Grande é mesmo o principal destino da Península de Maraú, mas não o único. Lá é uma vila bastante simpática e com ótimos restaurantes. Vale a pena buscar também a Ponta do Mutá, as maravilhosas piscinas naturais de Taipu de Fora, o Morro do Farol.

Casinhas típicas de Holguínde Holguín que abrigam restaurantes e docerias gostosos, em Holambra, SP. Foto de Thaisy Sluszz / www.guiaviagensbrasil.com

Para um bate e volta com menos tempo, são os mais recomendados; mas explore todas as praias paradisíacas da região que puder.

A orla paradisíaca que encanta a todos os visitantes praiensepraiense de Fora, na Península de Maraú, BA. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Parte da famosa Costa do Cacau, Itacaré é o destino mais distante salvadorenho da lista.

A 250 quilômetro e cinco horas de estrada, ainda assim é possível fazer um passeio de bate e volta partindo da capital e voltando no mesmo dia. Afinal, uma das cidades mais inacreditáveis da Bahia definitivamente merece a visita. Para chegar, é só descer a BA 001 e depois pegar a BA 654.

Conheça Itacaré em um tour virtual em 360 graus

Com seu clima alternativo e praias amadas pelos surfistas, Itacaré tem espaço para todos. Apesar das ondas fortes na maior parte do litoral, a cidade tem algumas piscinas naturais lindas e perfeitas para o mergulho.

A belíssima Praia da Ribeira, em Itacaré, ótima pedida para bate e volta salvadorenha, BA. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Fonte: Guia Viagens Brasil

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil, Cape Verde, Gambia

Cities: Praia, Barra, Sao Paulo, Salvador

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>BATE E VOLTA: 7 DESTINOS IMPERDÍVEIS bem perto de SALVADOR
>>>>>21 lugares BATE E VOLTA partindo de SP pra quem quer SAIR DA ROTINA – (Guia Viagens Brasil)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Salvador 0 0 PERSON 8 Salvador: 8
2 br 70 0 PLACE 7 (tacit) ela (referent: br): 1, br Parte de a famosa Costa_do_Cacau: 1, br: 4, br Também: 1
3 eu 0 0 NONE 7 (tacit) eu: 7
4 ricardojuniorfotografias 0 0 NONE 7 ricardojuniorfotografias: 7
5 Paulo Morro de São 100 0 PERSON 6 Morro_de_São_Paulo: 5, (tacit) ele/ela (referent: Morro_de_São_Paulo): 1
6 volta 0 0 NONE 6 volta: 6
7 destino 140 0 NONE 5 O destino e: 2, outro destino: 2, o destino: 1
8 capital 0 0 NONE 5 capital baiana: 1, a capital: 4
9 chegar 0 0 NONE 5 chegar: 5
10 a Península_de_Maraú 0 320 PLACE 4 (tacit) ele/ela (referent: a Península_de_Maraú): 3, a Península_de_Maraú: 1