PRAIA DE ITAÚNAS : o que saber antes de ir, dicas e fotografias

Por: SentiLecto

Que tal curtir a Praia de Itaúnas em Conceição da Barra, Espírito Santo, nas próximas férias? Cheque dicas e fotografias a seguir!

Saiba quais são as Melhores Praias do Espírito Santo

Você já escutou falar em Conceição da Barra? Provavelmente não. O município do Espírito Santo fica na divisa com a Bahia e tem somente 30 mil moradoras, passando distante dos olhares do turismo nacional. Ou nem tanto.

Ele abriga a Praia de Itaúnas, e aí sim você já tem que conhecer de nome. Com um ambiente até mais nordestino do que capixaba, a pequena vila exibe dunas de areia branquinha encontro do rio com o oceano, tartarugas e bastante forró. Dunas de areia branquinha são praias lindas. Tudo que é preciso para ter as férias dos sonhos.

Na sua vez, o percurso é de cerca de meia hora e a própria trilha que chega da Ponta da Sepituba passa por ela. Em um pedaço é preciso andar pelo rio, com algumas rochas que escorregam, mas não há correnteza puxando. Todo o esforço compensa no fim, já que o local é belíssimo e muito sossegado pelo obstáculo de acesso.

Itaúnas é distrito de Conceição da Barra e sua praia se estende por 25 quilômetro entre a foz do Rio Itaúnas e a do Riacho Doce, curso que separa os territórios capixaba e baiano. A área é unidade de preservação e faz parte do Parque Estadual que dá nome à região, e disse-se Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco inclusive já . Ou seja, dá para perceber que beleza não tem que faltar por ali. Com as dunas, a praia, os manguezais, a flora nativa conservada e o clima de interior nesse pedacinho de paraíso, muita gente frequenta a vila de pescadores durante o verão.

A bonita Praia de Itaúnas, em Conceição da Barra, ES, dita Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Com pousadinhas rústicas, gente jovem estimulada e uma natureza inacreditável ao redor, dá para compreender o êxito que Itaúnas vem fazendo nas últimas décadas. Ainda razoavelmente reservada, mesmo no verão, dá para ter paz e sossego lá mesmo na alta temporada. Esse cenário todo ainda proporciona diversos passeios diferentes como alternativa de lazer, então prepare-se para se divertir muito na viagem.

Como chegar na Praia de Itaúnas

O acesso não é dos mais fáceis, e por isso mesmo a vila se conserva conservada ao longo dos anos, mesmo após ser ‘descobrimento’ na década de 80 por turistas e mochileiros. O aeroporto mais próximo é o da capital Vitória, a 260 quilômetro de distância.

O trajeto é feito pela BR 101 direto até a entrada para Conceição da Barra, pegando a ES 421. Dali, é só seguir até a ES 416 por um pequeno trecho até a ES 010, que leva até o vilarejo. Tudo pode ser percorrido em cerca de quatro horas de carro.

Também é possível conduzi a partir de Porto Seguro, pegando a BR 101 em sentido sul. São cerca de 340 quilômetro e cinco horas de estrada. De ônibus, há viações que fazem os trajetos Vitória x Conceição da Barra e Porto Seguro Conceição da Barra. Ao chegar no centrinho da cidade capixaba, a viação Mar Aberto leva até Itaúnas.

Quando ir e onde ficar

O verão é a época mais movimentada do vilarejo, graças aos dias de sol sem fim e ao fase de desova das tartarugas, que atraem turistas para lá.

Julho também enche por conta do festival de forró de Itaúnas, mesmo que o tempo seja mais frio e exija até mesmo sobretudo para a noite. Todas as outras épocas são mais vazias e podem garantir praias desertas para qualquer visitante. Mas, mesmo na alta temporada, dá para ficar tranquilo e curtir muito a região sem se inquietar com grandes multidões.

Conheça agora a Praia de Itaúnas em imagens 360 graus!

Para se hospedar, o centrinho da vila conta com inúmeras pousadinhas charmosas. Mesmo pequeno, com poucas ruas, a estrutura turística já é boa e há boas alternativas para ficar. Algumas como a Casa da Praia, a Zimbauê, a Holu, a Mirante de Areia e a Mangue Seco estão entre as melhor avaliadas de lá e ficam todas perto de tudo. Um pouco mais afastada, mas não bastante, a Recanto Itaúnas também recebe muitos elogios. Existem diversas outras, com mais de 20 pousadas só na parte principal do vilarejo.

A Praia de Itaúnas tem águas tranquilas, pouco movimentadas, e é ótimo para mergulhar, tomar aquele banho e depois descansar nas areias. Em Itaúnas, ES. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O que fazer na Praia de Itaúnas e arredores

Há várias atrações e passeios deliciosos para curtir em Conceição da Barra. Veja.

Tomar sol em bonitas praias

Não falta oceano em Itaúnas, então aproveitar os 25 quilômetro de litoral é a principal atração.

Tudo está emoldurado pelas dunas enormes de areias brancas , e em muitos casos é preciso cruzar-las para chegar até a água. Enquanto as praias mais ao norte, rumo à Bahia, são mais isoladas e sossegadas, mais próximo da vila costuma ser ponto crepletoA principal praia, que leva o nome do vilarejo, fica a 1 quilômetro do centrinho cruzando as dunas e tem quiosques. A de Riacho Doce é semi deserta e selvagem, e se a considera a mais bela de a região por o encontro de o rio com o oceano e por as formações de recife. A de Costa Dourada conta com falésias e manguezais na paisagem, a 30 quilômetro do centro. Ainda há praias como Coqueiros e Gesuel para completar a lista.

Passeios pela natureza intocada

O ecoturismo domina a região de Itaúnas. E dá para compreender os motivos, já que a natureza conservada oferece inúmeros atrativos.

Das dunas aos mangues, passando pelos rios, não falta o que buscar por lá.

Trilhas são as mais populares, com percursos até a Praia Grande e à Vila Antiga, soterrada pela areia. Outra, mais ampla, de quatro horas de duração, vai até um buraco misterioso nas dunas. As trilhas de bicicleta também dão as caras no parque: uma de nível médio, de mais de duas horas, passando por flora de restinga e pelo rio Itaúnas; outra pelas dunas até a Praia Grande, com 3 quilômetro total e várias paradas para mergulhar no mar.

Passear de caiaque pelos rios locais também é uma ótima pedida, atração perfeita para se refrescar. Cavalo e bugue são opções para passeios de aventura buscando tudo que há ao redor.

As dunas emolduram a bonita paisagem praiense, ES. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Quem viaja entre dezembro e fevereiro pode apreciar o espetáculo da natureza que é a desova de tartarugas.

Acostumadas a utilizarem uma grande parte do litoral brasileiro para isso, os bichinhos também dão as caras em Itaúnas. E há uma base do Projeto Tamar para auxiliar os turistas a conhecer melhor a vida dos répteis. Certamente é uma experiência bastante interessante, principalmente para quem viaja com crianças.

Assim, além de divertido, o passeio é muito educativo e ensina aos pequenos o respeito pela vida marinha e o protagonismo da conservação do meio ambiente.Piscinas Naturais da Ilha Campeche em Florianópolis – Fotografia: Ricardo Junior Fotografias.com.br

Apreciar o bonito pôr do sol na duna

Um dos cenários mais lindos do Espírito Santo se maneira no final de tarde em Itaúnas, com o pôr do sol. Muitos habitantes e turistas se reúnem para apreciar o momento, que é único pelas cores e beleza. Vale a pena subir as dunas só para curtir!

Pôr do Sol das dunas é imperdível em Itaúnas, ES. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Dançar forró até o amanhecer

Após passar o dia na praia ou em passeios, é normal que os turistas cheguem de volta cansados e durmam um pouco antes de sair. Por isso, o agito na vila inicia mais tarde, e o forró pé de serra domina completamente ele.

E o ambiente é completamente offline, para realmente relaxar muito e se desconectar com sombra e água fresca. Na hora de voltar para casa com as energias renovadas, agradecerá por tudo.

E na segunda metade de julho o ritmo domina o vilarejo de vez, com o Festival Nacional de Forró. Se o considera por isso, o mês também alta temporada por lá, apesar do friozinho noturno.

Fonte: Guia Viagens Brasil

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Gambia, Cape Verde, Portugal

Cities: Praia, Barra, Porto

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>PRAIA DE ITAÚNAS : o que saber antes de ir, dicas e fotografias
>>>>>PRAIA DO BONETE (ILHABELA): o que saber antes de ir, fotos e dicas que ninguém te conta – (Guia Viagens Brasil)
>>>>>PRAIA DE PURUBA (Ubatuba): o que saber antes de ir, fotos e Dicas que Ninguém te Conta – (Guia Viagens Brasil)
>>>>>PRAIA DO CAMPECHE (Florianópolis – SC): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer – (Guia Viagens Brasil)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Itaúnas 0 0 PERSON 9 Itaúnas: 6, o rio Itaúnas: 1, (tacit) ele/ela (referent: Itaúnas): 2
2 tudo 0 0 NONE 7 tudo: 4, Tudo: 3
3 br 160 0 PLACE 6 br Apreciar o belo pôr de o sol em a duna Um de os cenários mais lindos de o Espírito_Santo se forma em o final de tarde em Itaúnas com o pôr de o sol: 1, br Quem: 1, br: 2, a BR: 2
4 eu 70 0 NONE 6 (tacit) eu: 6
5 dunas 0 0 NONE 6 as dunas: 4, dunas: 1, As dunas: 1
6 a Praia_de_Itaúnas 65 0 PLACE 5 a Praia_de_Itaúnas: 4, A Praia_de_Itaúnas: 1
7 vila 90 0 NONE 4 a pequena vila: 1, vila: 1, a vila: 2
8 ricardojuniorfotografias 0 0 NONE 4 ricardojuniorfotografias: 4
9 você 0 0 NONE 4 Você: 1, você: 1, (tacit) você: 2
10 praias 70 50 NONE 3 praias: 2, as praias: 1