Por: SentiLecto

– O Banco Central calculou um crescimento do crédito no país de 7,6% este ano, ante projeção de 4,8% feita em março, ampliação puxada pelos financiamentos às ecompanhiasem meio à pandemia de coronavírus, conforme dados do Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira. Agora, a expectativa é que o crédito às famílias suba 5,8% em 2020, contra expectativa anterior de 7,8%. Se calculou a alta para as companhias, em %10, ante %0,6 em o último relatório. O BC justificou: «De maneira geral, essa revisão incorpora os conseqüência da ampliação acentuada na procura das companhias por crédito, refletindo a conduta precaucional ante a ampliação das adversidades impostas pela pandemia da Covid-19 e a necessidade de caixa da grande maioria das companhias decorrente da queda nas vendas». Para o estoque de crédito livre, em que as taxas são pactuadas livremente entre bancos e tomadores, o BC projeta agora uma expansão de 10,6% . Para o crédito direcionado, que atende a parâmetros estabelecidos pelo governo, a perspectiva é de alta de 3,5% .

– O Banco Central avaliou que a atividade econômica de Brasil atingiu seu menor platô em abril e evidenciou que seu cenário básico considera queda forte do Produto Interno Bruto no primeiro semestre, seguida de recuperação gradual a partir do terceiro trimestre. A mensagem veio em ata do Comitê de Política Monetária publicada nesta terça-feira. A nova projeção do BC para o PIB deste ano vai sair na quinta-feira, no Relatório Trimestral de Inflação. Na semana passada, o BC voltou a cortar os juros em 0,75 ponto percentual, à nova mínima histórica de 2,25% ao ano, ao mesmo tempo em que deixou aberta a porta para nova rdiminuição»residual» à frente, condicionada à avaliação do cenário. O BC reafirmou a sinalização na ata. – O Banco Central decidiu nesta terça-feira que o saldo de operações de crédito para financiamento de capital de giro para companhias com faturamento anual de até 50 milhões de reais, contratadas de 29 de junho a 31 de dezembro de 2020, poderá ser concluído da exigibilidade do recolhimento obrigatório sobre recursos de depósitos de poupança, pelo prazo de três anos. Com a medida, o BC busca incentivar o crédito a companhias menores em meio à pandemia. Em nota, a autoridade monetária estimou que a medida poderá liberar até 55,8 bilhões de reais aos negócios deste porte. – Quando o depositante se tratar de instituição associada ao Fundo Garantidor de Crédito, o Banco Central anunciou nesta terça-feira que diminuiu para 35%, ante 50%, o Fator de Ponderação de Risco nas exibições de Depósitos a Prazo com Garantia Especial. O BC em nota declarou: «O objetivo da medida é garantir a estabilidade financeira, promover o funcionamento regular dos mercados e melhorar as condições de liquidez das instituições financeiras de pequeno porte». No fim de março, o Banco Central anunciou a autorização para que instituições financeiras pudessem captar por meio de Depósitos a Prazo com Garantia Especial do FGC, num instrumento preventivo para auxiliar especialmente pequenos e médios bancos neste momento.

Na quinta-feira 04 de junho – O Banco Central aumentou sua projeção para o saldo de crédito bancário em 2020 a uma ampliação de 7,6% em 2020, ante platô de 4,8% calculado no Relatório Trimestral de Inflação de março, refletindo o aumento do volume de empréstimos por conta dos efeitos da pandemia de coronavírus. Em apresentação nesta quinta-feira, Fabio Kanczuk realçou que essa aceleração repercutia tanto a busca por recursos por parte de companhias em rostito na diminuição dos fluxos de caixa, como conseqüência das medidas que abrangeram o mercado de crédito para mitigar prejuízos econômicos provocados pelo surto de Covid-19. Fabio Kanczuk é o diretor de Política Econômica do BC.O BC agora calculava que o estoque de crédito com recursos livres irá subir 10,6% em 2020. O saldo de crédito com recursos direcionados, por sua vez, devia ampliar 3,5%.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>BC melhora projeção para estoque de crédito em 2020 a +7,6%, ante +4,8%
>>>>>BC vê fundo do poço para economia em abril e queda forte do PIB no 1º semestre – June 23, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Atividade econômica do Brasil inicia 2º tri com queda de 9,73% em abril por vírus, mostra BC – June 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Setor de serviços do Brasil recua 11,7% em abril – June 17, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Setor de serviços do Brasil despenca 11,7% em abril e tem novas perdas recordes por pandemia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Banco Central reduz Selic a 2,25% e abre porta para eventual corte à frente – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Cenário parece levar BC a corte ‘final’ ou ‘residual’ da Selic, diz UBS – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>BC publica calendário de reuniões do Copom em 2021 – June 22, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>REPERCUSSÃO-Copom reduz Selic em 0,75 p.p. e indica chance de novo corte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>BC britânico aumenta programa de estímulos em 100 bi de libras – June 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>BC do Chile projeta panorama econômico mais sombrio devido a impacto de pandemia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>BC anuncia medida para incentivar empréstimos a empresas menores, prevê liberação de até R$55,8 bi – June 23, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>BC reduz Fator de Ponderação de Risco para Depósitos a Prazo Com Garantia Especial – June 23, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 BC 0 0 ORGANIZATION 9 o BC: 5, O BC: 2, (tacit) ele/ela (referent: O BC): 2
2 O Banco_Central 0 0 PLACE 5 O Banco_Central: 5
3 esta 0 0 NONE 5 esta: 5
4 crédito 80 0 NONE 4 crédito: 1, o crédito direcionado: 1, o crédito: 1, crédito livre: 1
5 empresas 0 0 NONE 4 empresas: 2, as empresas: 2
6 recursos 80 0 NONE 3 recursos: 1, recursos direcionados: 1, recursos livres: 1
7 expectativa 100 0 NONE 2 expectativa anterior de %7,8: 1, a expectativa: 1
8 Relatório Trimestral de Inflação 0 0 ORGANIZATION 2 o Relatório_Trimestral_de_Inflação: 2
9 alta 0 0 NONE 2 alta de %3,5: 1, a alta: 1
10 aumento 0 0 NONE 2 um aumento de %7,6: 1, aumento puxado: 1