Por: SentiLecto

O Comitê de Assuntos Tributários da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos declarou nesta quarta-feira que se opôs ao plano do governo Trump de expandir os laços econômicos com o Brasil, sob a liderança do presidente Jair Bolsonaro, dado seu histórico no que diz respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente.

Faz 1 mês, o próprio Trump declarou em meados que estava tomando hidroxicloroquina como medida de prevenção contra o coronavírus.

Na terça-feira 19 de maio – O governo brasileiro vai iniciar um segundo protocolo de testes clínicos do medicamento nitazoxanida contra a Covid-19, dessa vez em pacientes que estão no começo da infecção ou naqueles assintomáticos, mas que tiveram resultado positivo para o coronavírus, informou o ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. Faz 2 meses, depois que testes em laboratório teriam revelado efetividade de %94 contra o novo coronavírus, se começou a pesquisa com o remédio, um antiparasitário. Testes clínicos começaram a ser feitos com 500 pacientes, em 17 clínicas, mas somente em casos mais progredidos da enfermidade. Um outro protocolo de pesquisa seria aberto agora, também com 500 pacientes, mas para utilização no período inicial da Covid-19, a enfermidade respiratória provocada pelo novo coronavírus. «Em relação ao novos testes, o protocolo em andamento era o paciente que tem pneumonia, tosse e febre. O novo protocolo era o paciente sem sintomas que testou positivo ou sintomas bastante precoces», declarou Marcelo Morales, secretário de Políticas para Formação era Ações Estratégicas do Ministério. A intenção, completou, era verificar se o remédio, que se o utilizou já como antiviral em outras ocasiões, era capaz de evitar a replicação de o vírus que provocava o que os médicos chamavam de «borrasca inflamatória» e levava ao agravamento da enfermidade. A nitazoxanida era um remédio habitual no Brasil, utilizado como vermífugo, e que não tinha venda controlada nas farmácias. Para evitar o que ocorreu com a cloroquina, que sumiu das prateleiras quando o presidente Jair Bolsonaro começou a falar da chance de ser utilizada contra a Covid-19, o ministério determinou o controle da venda antes de divulgar o nome do remédio pesquisado. Quando a pesquisa estiver, segundo Marcos Pontes, as pesquisas estavam sendo acompanhadas por uma delegação e os resultados obtidos só serão divulgados concluída. » estava numa expectativa bastante grande desses testes, era um remédio simples, que não tem feitos colaterais», declarou. Apesar do progressão com a nitazoxanida, o presidente Jair Bolsonaro ainda tem dado preferência à cloroquina, apesar dos estudos até agora, tanto no Brasil como no exterior, não terem trazido resultados positivos. A mudança no protocolo de utilização do medicamento, para ser aplicado no começo dos sintomas, foi a causa do pedido de demissão do ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, que se rejeitou a adotá-lo. Sem o ministro no percurso, o seu interino, general Eduardo Pazuello, devia exibi em breve a Bolsonaro o novo protocolo com a utilização da cloroquina associada a azitromicina. A intenção era já ter a autorização publicada quando o presidente assinalar um novo ministro da Saúde.

O presidente do Comitê, Richard Neal, e seus colegas democratas no Comitê alegaram, por meio de uma carta aRobert Lighthizer que o governo Bolsonaro vem mostrando «uma total desconsideração pelos direitos humanos básicos». Robert Lighthizer é o representante comercial dos EUA.

«Nós nos opomos fortemente a buscar qualquer espécie de acordo comercial com o governo Bolsonaro no Brasil. A melhoria do relacionamento econômico entre os EUA e o Brasil, neste momento, iria minar os esforços dos defensores dos direitos humanos, trabalhistas e ambientais brasileiros para promover o estado de direito e proteger e conservar comunidades marginalizadas», escreveram eles.

Os dois países também vão realizar um esforço de pesquisa conjunto que vai incluir «testes clínicos controlados randomizados», de acordo com o comunicado.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Comitê da Câmara dos EUA declara que se opõe a qualquer acordo comercial entre EUA-Brasil
>>>>>EUA enviam ao Brasil 2 milhões de doses de hidroxicloroquina – May 31, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Brasil registra recorde de 26.417 casos de coronavírus no dia e tem mais 1.156 mortes – May 29, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Brasil realiza menos de 10% de testes de Covid-19 entregues ao Ministério da Saúde – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>PESQUISA-PIB do Brasil deve ter encolhido 1,5% no 1º tri com impacto de coronavírus – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Ministério da Saúde diz que por ora não haverá mudança sobre uso de cloroquina – May 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Secretários de Saúde questionam protocolo sobre cloroquina e pedem união contra Covid-19 – May 21, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Ministério da Saúde admite problemas em pesquisa de anticorpos do coronavírus – May 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Brasil vai ampliar teste com antiparasitário para incluir uso em fase inicial de Covid-19 – May 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Bolsonaro defende cloroquina em ‘guerra’ contra coronavírus mesmo sem comprovação científica – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ministério da Saúde divulga protocolo da cloroquina com assinatura de secretários – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>OMS interrompe ensaio clínico com cloroquina em pacientes com Covid-19 – May 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Casos de Covid-19 no mundo atingem máxima diária; OMS expressa preocupação com países mais pobres – May 20, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>França, Itália e Bélgica interrompem uso de hidroxicloroquina para Covid-19 por questão de segurança – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Trump ordena governo dos EUA a iniciar retirada de privilégios a Hong Kong – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 testes 60 0 NONE 5 esses testes: 1, testes clínicos controlados: 1, novos testes: 1, testes: 1, Testes clínicos: 1
2 coronavírus 0 35 NONE 4 o coronavírus: 2, o novo coronavírus: 2
3 eu 68 5 NONE 4 (tacit) eu: 4
4 pacientes 180 0 NONE 3 500 pacientes: 1, pacientes: 2
5 era 60 0 NONE 3 era: 2, era capaz: 1
6 o novo protocolo era o paciente sem sintomas 280 160 NONE 2 O novo protocolo era o paciente sem sintomas: 2
7 direitos 160 80 NONE 2 os direitos humanos básicos: 1, os direitos humanos: 1
8 venda controlada 0 30 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: venda controlada): 2
9 um esforço de pesquisa conjunto 140 0 NONE 2 um esforço de pesquisa conjunto: 2
10 paciente 120 0 NONE 2 o paciente: 2