Por: SentiLecto

As empresas aéreas mundiais não podem ressarci os voos cancelados pela crise do novo coronavírus e estão emitindo vouchers que podem ser utilizados para viagens futuras, em uma estratégia de preservar caixa para sobreviverem, alegou o chefe da Associação Internacional de Transporte Aéreo .

As companhias aéreas globais estimam que 25 milhões de empregos em todo o mundo podem estar em risco devido à desaceleração das viagens em razão da pandemia de coronavírus, com o órgão representativo do setor fazendo um apelo por apoio urgente do governo em meio a alertas de que as empresas estão ficando sem dinheiro.As viagens aéreas mundiais caíram 70% no começo do segundo trimestre, declarou a Associação Internacional de Transporte Aéreo em uma entrevista coletiva online nesta terça-feira, com os voos europeus mostrando declínio de 90%.

«O elemento-chave para nós é evitar a falta de dinheiro, então ressarci a passagem cancelada é quase insustentável financeiramente», declarou Alexandre De Juniac a jornalistas nesta terça-feira. Alexandre De Juniac é o diretor-geral da Iata.

Criticou-se as empresas aéreas por grupos de consumidores por violarem normas sobre o abastecimento de reembolsos dentro dos prazos estabelecidos.

No Brasil, o governo permitiu que as companhias ressarçam as passagens em até 12 meses. Mas há sinais de que os viajantes estão preferindo protelar suas viagens em vez de pedirem o dinheiro de volta. Paulo Kakinoff alegou mais cedo a analistas e jornalistas que a %85 dos clientes da companhia optaram pelo voucher, em vez do reembolso. Paulo Kakinoff é o presidente-executivo da Gol.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Empresas aéreas não conseguem arcar com reembolso de passagens canceladas, declara Iata
>>>>>Milhões de empregos na aviação estão em risco, companhias pedem apoio de governos–IATA – April 07, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 companhias 0 220 NONE 4 As companhias aéreas globais: 1, a empresa: 1, As companhias aéreas: 1, as empresas: 1
2 viagens 0 80 NONE 3 viagens futuras: 1, viagens: 1, As viagens aéreas globais: 1
3 sinais 0 0 NONE 2 sinais: 2
4 voos 0 0 NONE 2 os voos cancelados: 1, os voos europeus: 1
5 vouchers 0 0 PERSON 2 vouchers: 2
6 elemento-chave 0 80 NONE 1 elemento-chave: 1
7 evitar a falta de dinheiro 0 80 NONE 1 evitar a falta de dinheiro: 1
8 regras 0 80 NONE 1 regras: 1
9 reembolsar a passagem cancelada jornalistas em esta 0 60 NONE 1 reembolsar a passagem cancelada jornalistas em esta: 1
10 Alexandre De Juniac 0 0 PERSON 1 Alexandre_De_Juniac (apposition: o diretor-geral de a Iata): 1