Por: SentiLecto

– O Federal Reserve | espera que as finanças das famílias norte-americanas e os balanços das companhias enfrentem «fragilidades persistentes» como resultado do choque da atividade econômica em decorrência da pandemia do coronavírus, informou o banco central em relatório ao Congresso nesta sexta-feira. Em seu Relatório de Política Monetária semestral para parlamentares dos EUA, o Fed também reforçou expectativas de um declínio acentuado da atividade econômica no atual trimestre. Dados recentes propõem que «o Produto Interno Bruto real vai contrair em ritmo agilizado no segundo trimestre após tombar a uma taxa anual de 5% no primeiro trimestre de 2020». O relatório vem a público dois dias após o Fed concluir sua última reunião de política monetária e sinalizar que a economia norte-americana enfrenta uma recuperação árdua e incerta da recessão desencadeada pela pandemia de coronavírus.

Embora seja uma forte de otimismo, autoridades do Fed têm sido unânimes em declarar que as estatísticas econômicas por enquanto são menos importantes do que a progressão na crise de saúde. A economia está oficialmente em recessão que iniciou em fevereiro, e as autoridades consentem que os riscos vão permanecer altos até que esteja claro que uma segunda onda de infecções não vai forçar as pessoas a voltarem ao isolamento.O relatório de emprego que mostrou criação de 2,5 milhões de vagas de trabalho em maio assombrou economistas com a velocidade com que as companhias começaram a recontratar trabalhadores dispensados em massa já que os esforços de contenção do vírus forçaram companhias a fechar e os consumidores a ficar em casa.- A bolsa paulista recomeçava a trajetória positiva na abertura dos negócio desta quarta-feira, após ajuste negativo na véspera, tendo de pano de fundo alta em pregões na Europa e futuros acionários norte-americanos, em sessão marcada por resolução de política monetária nos Estados Unidos. Às 10:09, o Ibovespa .BVSP> subia 0,37 %, a 97.102,05 pontos. Na véspera, o Ibovespa à vista .BVSP> fechou em queda de 0,9%, quebrando uma sequência de sete pregões de alta, que abriu espaço para execução de lucros, em meio à euforia nos mercados com a reabertura de economias em um cenário de eaumentadaliquidez gmundiale taxas de juros mbastantebaixas. Nos EUA, o Federal Reserve conclui sua reunião de política monetária nesta quarta-feira com as atenções passando de sua forte resposta à pandemia de coronavírus para planos ainda em desenvolvimento para fortalecer e aestendera recuperação econômica. «Os agentes não esperam mudança da taxa na atual pausa entre 0,00% e 0,25% pelo órgão de Noruega, mas vão estar monitorando as declarações do presidente do Fed, Jerome Powell, após a resolução e a divulgação do comunicado pelo comitê», alegou a BB Investimentos, em nota a clientes. Também no radar está a liberação pela prefeitura de São Paulo para a reabertura de comércios de rua e imobiliárias no novo período da recomeçada econômica em meio à pandemia de coronavírus. O governo da capital paulista pode liberar nesta quarta-feira também a abertura de shopping centers.O Federal Reserve sinalizou que fornecerá anos de suporte extraordinário para uma economia que está enfrentando uma tortuosa recomeçada da pandemia do coronavírus, com as autoridades projetando um declínio de 6,5% no Produto Interno Bruto deste ano e uma taxa de desemprego de 9,3% no final do ano.

Na sexta-feira 29 de maio o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, reiterou a promessa do banco central dos Estados Unidos de utilizar suas ferramentas para fortalecer a economia em meio à pandemia de coronavírus, mesmo quando a atenção dos investidores e estavavoltada para aoppróximofperíodode sua resposta.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Fed enxerga ‘fragilidades persistentes’ para famílias e companhias–relatório do BC dos EUA
>>>>>Após resposta à crise, Fed passa a olhar para o longo prazo – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Ibovespa à vista retoma alta com respaldo externo antes do Fed e reabertura de SP no radar – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Fed promete apoiar ‘longo caminho’ de recuperação da economia dos EUA após terrível 2020 – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Federal Reserve 100 0 ORGANIZATION 5 O Federal_Reserve: 2, o Federal_Reserve: 1, (tacit) ele/ela (referent: O Federal_Reserve): 2
2 economia 0 0 NONE 4 a economia norte-americana: 1, A economia: 1, uma economia: 2
3 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
4 recessão 0 0 NONE 3 a recessão desencadeada: 1, recessão: 2
5 a pandemia de coronavírus 0 100 NONE 2 a pandemia de coronavírus: 2
6 relatório 0 70 NONE 2 relatório: 1, O relatório: 1
7 o relatório de emprego 140 0 NONE 2 O relatório de emprego: 2
8 o Produto_Interno_Bruto real 80 0 OTHER 2 o Produto_Interno_Bruto real: 1, o Produto_Interno_Bruto de este ano: 1
9 BVSP 0 0 ORGANIZATION 2 BVSP: 2
10 Fed 0 0 ORGANIZATION 2 o Fed: 2