Por: SentiLecto

– A Petrobras começou o período vinculante do processo de venda de seu participação restante de 10% na Nova Transportadora do Sudeste , informou a companhia nesta sexta-feira. A estatal declarou que os potenciais compradores classificados para o período vão receber carta-convite com as instruções sobre o processo de desinvestimento, com orientações para «due diligence» e envio das ofertas vinculantes. Além da fatia de 10% conservada pela Petrobras, a NTS tem como demais sócios a Brookfield Brasil, com 82,35% por meio do fundo Nova Infraestrutura, e a Itaúsa, com 7,65%. A NTS, que em 2017, a estatal vendeu 90% de participação na transportadora por mais de 5 bilhões de dólares, é uma transportadora de gás natural com gasodutos em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e conexões a uma série de instalações, entre elas o gasoduto Brasil-Bolívia e a TAG, segundo a Petrobras. A habilidade de transporte é de 158,2 milhões de metros cúbicos por dia. A petroleira alegou que a operação está alinhada à otimização de portfólio e à melhor alocação de capital. A Petrobras tem impulsionado desinvestimentos nos últimos tempos, com o objetivo de diminuir sua dívida e focar na produção e exploração de petróleo em águas profundas e ultra-profundas. Faz 4 meses, a empresa havia começado o processo de venda de a fatia de %10 em a NTS em o final

– A Petrobras começou o processo para venda da totalidade de sua participação no campo de Tartaruga, localizado em águas rasas da Bacia de Sergipe-Alagoas, informou a companhia em fato pertinente nesta segunda-feira. A estatal tem 25% de participação no campo, do qual a Maha Energy é a operadora, com 75% de participação, segundo comunicado da Petrobras. Quando a companhia anuncia as principais informações sobre o desinvestimento e os critérios de elegibilidade para potenciais participantes, o processo de venda tem começo com a etapa de divulgação de chance . A Petrobras declarou que a venda está alinhada às estratégias de otimização de portfólio e melhor alocação de capital da cempresa A petroleira tem dado impulso a desinvestimentos para diminuir sua dívida e focar na produção e exploração de recursos em águas profundas e ultra-profundas. De acordo com o fato pertinente divulgado pela estatal, o campo de Tartaruga está localizado no litoral do Estado de Sergipe, no município de Pirambu, e teve produção média de 580 barris por dia de óleo leve entre janeiro e maio de 2020.

Na quinta-feira 25 de junho – A Engie Brasil Energia EGIE3.SA> tem interesse na aquisição de uma fatia remanescente de 10% da Petrobras PETR4.SA> na companhia de gasodutos TAG e também habilidade financeira para o negócio, declarou o presidente da empresa, Eduardo Sattamini. Um grupo formado pela companhia, sua controladora, a de Francia Engie, e o fundo de pensão de Canada CDPQ adquiriu 90% da TAG junto à Petrobras no ano passado, em uma operação de 8,6 bilhões de dólares. Faz 4 meses, a estatal de petróleo começou a chamada » período vinculante » de processo para vender sua participação restante em a companhia que operava infraestrutura de gás. «Por nosso fluxo de caixa, temos caixa suficiente para adquiri…a própria TAG tem a distribuição de dividendos que ela fazia trimestralmente que também devia auxiliar a empresa a arcar com esse pagamento eventual», declarou Sattamini, durante teleconferência com investidores e analistas. Ele realçou, no entanto, que a transação dependia de resolução final da Petrobras sobre o ativo.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Uruguay, Brazil, Bolivia

Cities: Minas, Sao Paulo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Petrobras começa período vinculante para venda de fatia de 10% na NTS
>>>>>Petrobras inicia processo para vender participação no campo de Tartaruga – June 29, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Petrobras inicia processo para vender concessões em terra no Amazonas – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Petrobras 100 0 ORGANIZATION 7 a Petrobras: 3, A Petrobras: 4
2 companhia 0 0 NONE 6 a companhia: 1, A companhia: 1, a empresa: 4
3 NTS 80 0 ORGANIZATION 4 a NTS: 2, A NTS: 2
4 estatal 0 0 NONE 4 A estatal: 2, a estatal: 2
5 TAG 0 0 ORGANIZATION 3 a TAG: 1, a própria TAG: 1, ela (referent: a própria TAG): 1
6 participação 0 0 NONE 3 participação: 3
7 reduzir sua dívida 0 80 NONE 2 reduzir sua dívida: 2
8 fato 100 0 NONE 2 fato relevante: 1, o fato relevante divulgado: 1
9 o campo de tartaruga 50 0 NONE 2 o campo de Tartaruga: 2
10 Eduardo Sattamini 0 0 PERSON 2 Sattamini: 1, Ele (referent: Sattamini): 1