Por: SentiLecto

– A Petrobras informou nesta quarta-feira que a Refinaria de Paulínia bateu em junho novo recorde mensal de produção de Bunker 2020, óleo combustível com baixo teor de enxofre usado em navios, pelo segundo mês consecutivo. Faz 2 meses, a refinaria paulista produziu 148 mil m ³, alta de %20 ante a melhor marca anterior, registrada em maio, em o mês passado. Desde o começo de 2020, todo combustível para navios comercializado no Brasil e em mais de 170 países deve ter teor de 0,5% de enxofre, de acordo com a International Maritime Organisation , notou a estatal. Ainda que se o marcou o mês de junho também, a Petrobras declarou pela recomeçada das operações de uma unidade de destilação e uma unidade de craqueamento catalítico , na Replan, «para atendimento aa ampliação da procura de mercado por derivados». Com o regresso dessas unidades, que estavam em parada programada para manutenção, a refinaria volta a ter habilidade de processar 69 mil m³ de petróleo por dia , a maior do parque de refino da Petrobras, segundo a nota.

– A Petrobras anunciou nesta terça-feira ampliação média de 5% para a gasolina vendida em suas refinarias a partir de quarta-feira, enquanto conservou o câmbio do diesel, em momento de firmeza nos custos internacionais do petróleo e de uma melhora no mercado de combustíveis no país. O movimento é a oitava ampliação seguida para a gasolina, em tendência vista desde 7 de maio. Na comparação com o platô mais baixo do ano, visto no final de abril , a alta acumulada no custo da gasolina supera 80%, conforme acompanhamento dos dados da Petrobras feito pela Reuters. A forte recuperação nos câmbios médios da companhia segue-se a flexibilizações nas quarentenas para lutar o coronavírus em várias parte do país, o que tem tido efeito positivo na procura por combustíveis. Algumas variáveis levadas em conta pela companhia para seguir a paridade de importação foram na direção oposta, desde que a Petrobras começou essa sequência de altas na gasolina. Faz 2 meses, enquanto o petróleo Brent subiu mais de %40 em o mesmo fase, o dólar caiu de quase 6 reais, em o começo para 5,36 reais, para cerca de 43 dólares o barril. Faz 1 mês, as vendas de gasolina em o Brasil fecharam com queda de %7,6 ante o mesmo fase de o ano passado, segundo dados divulgados por o governo em a véspera. Mas ainda assim o recuo na procura é bem menor do que o visto no momento em que as medidas para lutar o coronavírus exigiam maior isolamento. Com o reajuste, o custo médio da gasolina nas refinarias da Petrobras vai para 1,6577 real por litro, maior valor desde 29 de fevereiro. Sergio Araujo declarou que, diminuirá-se a defasagem para a gasolina, ante o produto importado Sergio Araujo é o presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis ., mas ainda existe em vários pontos, variando de 0,081 real/litro em Itaqui a 0,004 real/litro em outros portos do Nordeste. Quando também ampliou o diesel em 6%, a Petrobras já havia aumentado a gasolina em 3% na última quinta-feira. O custo médio do diesel da estatal, por sua vez, está em 1,6017 real, maior nível desde o final de março, segundo dados compilados pela Reuters. Ainda assim, o diesel da estatal segue com defasagem ante o câmbio externo, de cerca de 20 centavos de real em alguns pontos, segundo a Abicom. A Petrobras não revela seus cálculos de paridade de importação, que consideram também os preços que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias. Em relação às mínimas do ano, registradas entre final de abril e meados de maio, o diesel da Petrobras tem alta de 22,5%. Faz 1 mês, segundo dados de o governo, a comercialização de diesel em o Brasil registrou queda de %2,4 em a comparação com igual fase de o ano passado, um recuo bem inferior a os níveis vistos em os piores momentos de a diminuição de a procura.

Na quarta-feira 24 de junho PAULO/RIO DE JANEIRO, 24 Jun – A Petrobras espera receber ofertas vinculantes para a segunda maior refinaria do Brasil, conforme cinco pessoas com conhecimento do tema, dando largada a planos de se desfazer de mais de 10 bilhões de dólares em ativos. Seria o primeiro passo concreto nas tentativas da Petrobras de concluir seu quase monopólio de refinava no Brasil e abrir um dos dez principais mercados de combustível do mundo, se a venda da refinaria Landulpho Alves for deduzida, este para investidores privados. Entre os possíveis candidatos a compradores estavam o fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos, Mubadala Investment Co e a gigante de refinava de China Sinopec. O conglomerado de India Essar Group, que tinha operações de exploração em seu país e ativos de refinava e distribuição de combustível na Grã-Bretanha, estava inicialmente interessado em uma refinaria menor da Petrobras, mas não se descartava que possa também concorrer à RLAM, ddeclararamduas fontes. Petrobras, Mubadala e Essar não desejaram comentar o tema. A Sinopec não respondeu pedido de observação. A Petrobras planeja vender metade de sua habilidade de refinava, ou oito refinarias, iniciando com a primeira unidade de combustível brasileira, construída em 1950 e também conhecida como RLAM. A estatal conservou o controle de mais de 98% da produção de combustível brasileira, mesmo que o monopólio da Petrobras tenha sido extinto por lei há duas décadas. A unidade podia processar 323 mil barris por dia, ou cerca de 14% da habilidade total brasileira, e seria vendida em conjunto com dutos e terminais. A planta solicitava reformas, de acordo com uma das fontes. A pandemia de Covid-19 afetou o valor das refinarias que a Petrobras pretendia vender até 2021. Com as pessoas isoladas em casa, a procura global por combustíveis caiu, com coerente queda no custo do petróleo. Nenhum grupo interessado na compra no pré-pandemia recuou de seus planos, declarou uma das fontes, mas se recalcularam custos. O processo de venda tem atrasado desde 2019. No começo do ano, candidatos pediram mais tempo à Petrobras para buscar mais fontes de financiamento. Com a pandemia, o processo atrasou novamente, diante de limitações a inspeções in loco que dificultaram o trabalho de avaliação conhecido como due diligence, informou a Reuters. A due diligence se a deduziu em parte de as refinarias, declararam duas fontes com conhecimento direto do tema, e o mercado de capitais estava recomeçando lentamente, permitindo ofertas de ações e vendas de dívidas. Duas outras refinarias na região Sul do Brasil, a Refap, no Rio Grande do Sul, e a Repar, no Paraná, teriam prazos finais para ofertas vinculantes no terceiro trimestre. O processo poderia iniciar ainda em julho, adicionaram duas fontes.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Replan tem recorde de produção de combustível para navio; unidades voltam após parada
>>>>>Petrobras eleva gasolina em 5% e preço acumula alta de 80% ante mínima do ano – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Petrobras 0 0 ORGANIZATION 14 (tacit) ele/ela (referent: A Petrobras): 3, a Petrobras: 4, A Petrobras: 7
2 eu 5 30 NONE 7 (tacit) eu: 7
3 fontes 0 0 NONE 5 as fontes: 2, duas fontes: 3
4 gasolina 0 0 NONE 5 a gasolina: 4, a gasolina vendida: 1
5 Essar Group 70 0 PERSON 4 Essar_Group: 1, (tacit) ele/ela (referent: O conglomerado indiano Essar_Group de): 2, O conglomerado indiano Essar_Group de: 1
6 o Brasil 0 0 PLACE 4 o Brasil: 4
7 refinarias 0 0 NONE 4 as refinarias: 1, oito refinarias: 1, refinarias: 1, outras refinarias: 1
8 demanda 0 50 NONE 3 a demanda: 2, a demanda mundial: 1
9 queda 80 0 NONE 3 queda de %2,4: 1, consequente queda: 1, queda de %7,6: 1
10 Reuters 0 0 ORGANIZATION 3 a Reuters: 3