Por: SentiLecto

A Agência Nacional de Saúde Suplementar , depois de reuniões durante toda a segunda-feira, decidiu que a suspensão do reajuste dos planos de saúde até dezembro vai valer para os contratos individuais e familiares, de adesão e empresariais, de até 29 beneficiários que já tiveram ampliação.

Na sexta-feira, a agência proibiu o reajuste de todos os planos com data-base de ampliação entre setembro e dezembro. Mas as ampliações anteriores a setembro seriam conservados. Havia uma expectativa de que a ANS determinasse a suspensão dessa cobrança para todos os planos diante do risco de judicialização e da pressão do Congresso e das entidades de defesa do consumidor.

Caso não houvesse uma resolução rápida da agência reguladora, na semana passada, diante de auRodrigo Maia convidou a ANS para debater sobre a suspensão dos reajustes, ameaçando tratar o tema no Congresso. Rodrigo Maia é o presidente da Câmara dos Deputados. Rodrigo Maia é o presidente da Câmara dos Deputados.

Após pressão das operadoras, no entanto, a agência deixou de fora dessa nova medida a maioria dos contratos empresariais. Para planos contratados por companhias com mais de 30 beneficiários, a suspensão de reajuste só vai valer para os que têm data-base de reajuste entre setembro e dezembro, como já calculava a resolução de sexta-feira.

— Quem já está com obstáculo deveria pagar a mensalidade, reajuste e mais a diferença a partir de janeiro. Pode ter conseqüência expulsório — avalia o advogado Rafael Robba.caso as operadoras obtenham aceite de a companhia contratante, o diretor Paulo Rebello aprovou ainda , por proposta de o diretor Paulo Rebello , que seja aberta a chance de negociação de reajustes em os casos de os contratos empresariais .

Em janeiro de 2021, os percentuais de reajuste anual e de mudança de faixa etária para todos os contratatos que já tiverem feito aniversário voltam a ser cobrados. E os valores que não foram pagos durante o fase de suspensão serão cobrados durante o ano que vem.

Para esses contratos o fase de aplicação do reajuste deste ano é feito entre maio de 2020 a abril de 2021. Como a ANS ainda não divulgou o percentual máximo para esse fase, não vai haver qualquer cobrança em 2020.Planos coletivos por adesão :

A medida calcula que a diferença dos valores que deixarão de ser pagos entre setembro e dezembro poderá ser cobrada retroativamente durante 2021 sem detalhar, no entanto, como isso será feito.

— Estamos numa situação excepcional, não é um momento de ninguém sair ganhando. É hora de se instituir um ciclo virtuoso de diálogo, em que todos podem ser beneficiados. E o consumidor é o elo mais fraco nessa relação, recordando que várias companhias já distribuíram dividendos para seus acionistas, e vários setores da economia têm feito composições.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>ANS estende suspensão de reajuste a plano que já teve alta, mas deixa de fora empresariais com mais de 30 usuários
>>>>>Plano de saúde: suspensão de reajuste a partir de setembro valerá para os que já tiveram aumento – August 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>ANS suspende reajuste de todos os planos de saúde até dezembro – August 21, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Bolsonaro elogia parlamentares que mantiveram veto a reajuste de servidores – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>ANS suspende até dezembro reajuste de preços dos planos de saúde – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Planos de saúde: quem já pagou valor reajustado não será ressarcido – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 ANS 0 0 ORGANIZATION 3 a ANS: 3
2 beneficiários 0 0 NONE 3 30 beneficiários: 1, 29 beneficiários: 2
3 planos 0 0 NONE 3 todos os planos: 1, os planos: 1, planos contratados: 1
4 reajuste 0 0 NONE 3 reajuste anual: 1, o reajuste: 1, reajuste: 1
5 a diferença de os valores 150 0 NONE 2 a diferença de os valores: 2
6 expectativa 100 0 NONE 2 uma expectativa: 2
7 Agência Nacional de Saúde Suplementar 0 0 ORGANIZATION 2 A Agência_Nacional_de_Saúde_Suplementar depois de reuniões durante toda_a segunda-feira: 1, (tacit) ele/ela (referent: A Agência_Nacional_de_Saúde_Suplementar depois de reuniões durante toda_a segunda-feira): 1
8 agência 0 0 NONE 2 a agência: 2
9 aumentos 0 0 NONE 2 os aumentos anteriores: 1, aumentos: 1
10 contratos 0 0 NONE 2 esses contratos: 1, os contratos individuais: 1