Por: SentiLecto

Faz 1 mês, a atividade industrial china melhorou depois de despencar em o mês anterior, mostrou em esta quarta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras , mas o pequeno crescimento realça a intensa pressão sobre as companhias diante da pandemia de coronavírus.

«Isso não significa que a produção está agora de volta à sua tendência anterior ao vírus, asomentespropõeque a atividade econômica melhorou modestamente em relação à fraca leitura de fevereiro, mas permanece bem abaixo dos níveis anteriores ao vírus», declarou Julian Evans-Pritchard em nota a clientes. Julian Evans-Pritchard é economista sênior da Capital Economics.

Na uma vez que as novas encomendas despencaram para o nível mais baixo desde a crise financeira mundial, quarta-feira 04 de março o setor de serviços chino registrou seu pior mês na história em fevereiro , mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras do Caixin/Markit.

O PMI de indústria do Caixin/Markit subiu a 50,1 no mês passado, ante a mínima recorde de fevereiro de 40,3, e pouco acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.

Economistas já preveem uma forte contração do Produto Interno Bruto da China no primeiro trimestre, com alguns esperando uma queda no ano de 9% ou mais –a primeira contração da espécie em três décadas.

Analistas esperavam alta para 45,5.

A pesquisa, que foca principalmente em pequenas companhias orientadas para exportação, ficou atrás da leitura oficial divulgada na terça-feira, segundo a qual a atividade industrial expandiu a um ritmo mais rápido.

Após encerramentos de fábricas e limitações de viagens em todo o país para conter a disseminação do coronavírus, as companhias de China reabriram e a vida para milhões de pessoas iniciou lentamente a voltar ao normal.

«Faz 1 mês, para sintetizar, o setor industrial ficou sob dupla pressão: a retomada dos negócios foi insuficiente; e a piora da procura externa e fraca procura do consumidor interno limitaram a produção», declarou Zhong Zhengsheng em nota. Zhong Zhengsheng é diretor de análise macroeconômica do CEBM Group.

Mas a procura permaneceu fraca, com o total de novas encomendas às indústrias cde Chinacaindo pelo segundo mês seguido.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: China

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Atividade industrial china mostra pequeno crescimento em março, segundo PMI do Caixin/Markit
>>>>>Atividade industrial da China tem expansão inesperada em março, mas recuperação ainda não é garantida – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 leitura 0 70 NONE 3 leitura oficial: 2, a fraca leitura: 1
2 empresas 0 0 NONE 3 pequenas empresas orientadas: 1, as empresas chinesas: 1, as empresas: 1
3 fraca demanda de o consumidor interno 0 140 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: fraca demanda de o consumidor interno): 2
4 atividade 250 0 NONE 2 a atividade industrial: 1, a atividade econômica: 1
5 pesquisa 100 0 NONE 2 A pesquisa: 2
6 crescimento 0 0 NONE 2 o pequeno crescimento: 1, crescimento: 1
7 nota 0 0 NONE 2 nota: 2
8 produção 0 0 NONE 2 a produção: 2
9 vírus 0 0 NONE 2 o vírus: 2
10 e fraca demanda de o consumidor interno 0 130 NONE 1 e fraca demanda de o consumidor interno: 1