Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Brunofunchalascom

– Bruno Funchal alegou nesta quinta-feira que a bandeira vermelha para a energia elétrica irá contribuir para a ampliação da inflação Bruno Funchal é o secretário do Tesouro., mas realçou que a tendência é que o IPCA volte para a meta e para a «normalidade». Ao participar do acontecimento Vitória Summit, promovido pela Rede Gazeta-ES, ele avaliou que, com a pandemia, a norma de consumo das pessoas mudou, com migração para consumo e diminuição em serviços. Isso provocou repique de inflação em algumas áreas e setores. Na visão de Funchal, a própria retomada econômica também pegou muitos setores desprevenidos. Declarou: «Muitas dessas situações vão se acomodando nas próximas semanas». «A inflação eu imagino que esteja nessa linha. Mesma coisa em relação ao desabastecimento.» Sobre a alta de custos na economia, Funchal alegou que os apontamentos do Banco Central mostram que a tendência é que ela seja revertida para meta. «Claro que teve mais um ponto que contribuirá para a ampliação da inflação, que é questão da energia, da bandeira vermelha, mas a tendência é voltar pra normalidade», declarou.

– O mercado voltou a melhorar a perspectiva para a economia brasileira neste ano e no próximo ao mesmo tempo em que aumentou as contas para a inflação, de acordo com a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira. O levantamento semanal assinalou que a expectativa para a alta do IPCA agora é de 3,54% em 2020 e 3,47% em 2021, de 3,45% e 3,40% respectivamente no levantamento anterior. O centro da meta oficial de 2020 é de 4 por cento e, de 2021, de 3,75 por cento, ambos com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos. Para o Produto Interno Bruto , a estimativa para este ano passou a uma contração de 4,50%, contra queda calculada anteriormente de 4,55%. A expectativa é que a economia se recupere com um crescimento de 3,45% no ano que vem, de 3,40% estimado antes. Para a política monetária, não houve mudanças no cenário, com a Selic estimada em 2,0% ao final deste ano e em 3,0% em 2021. O Top-5, grupo dos que mais acertam as previsões, continua vendo a taxa básica de juros em 2,0% este ano e em 2,50% no próximo.

Na quinta-feira 26 de novembro – O secretário do Tesouro, Bruno Funchal, alegou que não há divergência entre o Ministério da Economia e o Banco Central, declarando ter certeza que o objetivo da autoridade monetária é «totalmente alinhado» com o da pasta. Ele, em coletiva de jornalismo alegou: «Todos faziam parte do mesmo governo». Na quarta-feira, Roberto Campos Neto havia frisado a necessidade de conquistar a credibilidade com o prosseguimento das reformas e com plano que mencionasse clara percepção para investidores de que país estava inquietado com trajetória da dívida. Roberto Campos Neto é o presidente do BC. Questionado sobre a declaração mais tarde, Paulo Guedes o rebateu. Paulo Guedes é o ministro da Economia. «O presidente Campos Neto sabia qual era o plano. Se ele tiver um plano melhor, peça a ele qual o plano dele. Questão qual o plano dele para recuperar a credibilidade. O plano nós já sabíamo qual era, nós já temos», declarou Guedes. Segundo Funchal, o plano para a Economia envolvia, nas próximas semanas, a aprovação no Senado das PECs do Pacto Federativo e Emergencial. Na Câmara, a pauta prioritária abarcava o PLP 137, que permitia pagamento de despesa com recurso vinculado a fundos, além de projetos associados a novos marcos regulatórios e autonomia do BC.

É o atual secretário do Tesouro Nacional do Ministério da Economia do Brasil.

O Funchal é uma cidade de Portugal na ilha da Madeira.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Portugal

Cities: Funchal

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Bandeira vermelha vai pressionar inflação, mas tendência é de volta a normalidade, declara Funchal
>>>>>Mercado melhora cenário para economia e vê inflação mais alta em 2020 e 2021 – November 30, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Superávit em transações correntes do Brasil alcança US$1,473 bi em outubro – November 25, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Estoque de crédito no Brasil sobe 1,4% em outubro, diz BC – November 27, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Superávit em transações correntes do Brasil alcança US$1,473 bi em outubro, acima do esperado – November 25, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Rompimento ‘sutil’ no teto de gastos está no preço, mas com retomada de agenda reformista, diz economista – November 26, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Estoque de crédito no Brasil sobe 1,4% em outubro e acelera em 12 meses, diz BC – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 plano 100 0 NONE 6 o plano: 2, plano: 2, O plano: 1, um plano melhor: 1
2 Roberto Campos 0 60 PERSON 4 Roberto_Campos_Neto (apposition: o presidente de o BC): 1, O presidente Campos_Neto: 1, o (referent: Roberto_Campos_Neto): 1, (tacit) ele/ela (referent: Roberto_Campos_Neto): 1
3 Bruno Funchal 0 0 PERSON 4 Bruno_Funchal (apposition: O secretário de o Tesouro): 2, ele (referent: Bruno_Funchal): 1, (tacit) ele/ela (referent: Bruno_Funchal): 1
4 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 3, eu: 1
5 expectativa 150 0 NONE 3 A expectativa: 2, a expectativa: 1
6 Funchal 0 0 PLACE 3 Funchal: 2, O Funchal: 1
7 tendência 0 0 NONE 3 a tendência: 3
8 Paulo Guedes 0 35 PERSON 2 Paulo_Guedes (apposition: o ministro de a Economia): 1, Guedes: 1
9 ponto 80 0 NONE 2 um ponto: 2
10 bandeira 40 0 NONE 2 a bandeira vermelha: 2