Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Ibira at cnight

Quando a pandemia estava em seu pior momento e a circulação era restrita, no ano passado, o e-commerce foi o principal canal de vendas na Black Friday.

Neste ano, no entanto, com a progressão da vacinação, vai haver mais pessoas nas lojas físicas e uma dúvida no ar: qual vai ser o canal mais usado?

Viu isso? Black Friday: serviços funerários entram na promoção com custos que não estão pela hora da morte

Com a verba apertada por causa da diminuição do poder de compra, pode economizar aquele que se planeja e pesquisa custos para aproveitar promoções. E, para isso, o comércio eletrônico tem as ferramentas ideais, declara Monteiro:

Na quinta-feira 11 de novembro saiu do trabalho e ainda desejava aproveitar o «11.11»? O EXTRA trazia uma lista de sites, internacionais e brasileiros, que participavam das comemorações do Dia dos Solteiros, com promoções. Faz 28 anos, a ação comercial iniciou, com os chineses universitários, majoritariamente, saindo em as compras para se autopresentearem.Como virou costume por lá, ainda os sites de China eram realçados em a campanha. Uma das plataformas que vendiam para o Brasil era a Shein, que tem itens de vestimenta e acessórios, nesta quinta-feira, com até 85% de desconto. Já AliExpress oferecia até 70% de descontos em produtos de diversas categorias: de itens de adorno a eletrônicos.

Hoje é o primeiro grande acontecimento do comércio de Brasil do “novo normal”, agora em modelo híbrido, que vai mesclar vendas on-line e físicas simultâneas e em grande volume.

Diferentemente do dia a dia em que é possível remanejar estoques com mais tempo, hoje as redes varejistas vão ter um termômetro do Natal e das próximas grandes datas comerciais.

Natal ou Dia de Natal é um feriado e festival religioso cristão comemorado anualmente em 25 de dezembro .

Não é possível precisar com precisão quais produtos serão mais vendidos por canal, mas as companhias investiram para mapear a conduta do consumidor e, assim, distribuir estoque, equipes e logística.

Mesmo com campanhas que iniciaram há quase um mês, as empresas desenvolvem um esquema tático robusto para 2021.

A Via, detentora das marcas Casas Bahia e Ponto, reforçou a equipe com 1.200 pessoas para o fim do ano e passou de 27 para 30 centros de distribuição no último ano.

Também investiu em tecnologia para otimizar processos e identificar onde determinados produtos têm mais consumo para melhor distribuição, conforme explica o diretor-executivo de Logística da Via, Fernando Gasparini:

— A gente vem observando penetração dos canais ao longo do ano. O digital é maioria, mas não conseguimos precisar onde o cliente vai adquiri. De fato, é uma novidade.

Quando houve uma falta generalizada de produtos por falta de insumos no mercado mundial, quanto aos estoques, Gasparini declara que não há mais problemas como no ano passado. Itens de alta tecnologia, como celulares, no entanto, ainda não voltaram aos platô anteriores à pandemia. Por via das dúvidas, a companhia já garantiu o estoque do Natal.

— O grau de incerteza está bastante grande. Ano passado era de tudo ser digital. Este ano é de ser digital com físico. Por isso, em logística tem que sempre ter processos de tecnologia para corrigir o mais rápido qualquer erro — explica Gasparini.

O Magalu também apostou suas fichas neste fim de ano. Foram contratados 250 colaboradores para a área de tecnologia e quatro mil para a logística, além de admissões em lojas físicas.

— Nós não vamos ampliar substancialmente nosso prazo de entrega e vamo fazer até algumas no mesmo dia. Nós estamos com estoques garantidos para a Black Friday e para o fim do ano, pois nos programamos com antecedência — conta Luís Fernando Kfouri, diretor de operações logísticas do Magalu.

Cheque ainda: Cuidados para não cair em ‘Black Fraude’: Procon-RJ arremessa cartilha para o consumidor

A estratégia da companhia de Luiza Trajano abrange ainda mudanças na malha logística, que passou de 63 centros de distribuição, hubs e bases em novembro de 2020 para mais de 200 neste ano, em todo o Brasil.

— O Magalu também conta com suporte de alta tecnologia e inteligência artificial, com ferramentas de análise de consumo e conduta do cliente por geolocalização, o que permite um mapeamento mais preciso a respeito da quantidade de estoque de um determinado produto em uma determinada região. Graças a esse modelo de gerenciamento, os produtos mais vendidos em cada unidade são despachados diariamente — acrescenta Kfouri.

A Americanas também faz o mapeamento entre e-commerce e lojas físicas ao longo do ano para saber como distribuir seus produtos. Faz 2 meses, a empresa fechou de este ano com um estoque %38 maior do que o ano anterior e aumentou as soluções logísticas para os parceiros. São mais de 800 pontos físicos multisserviços que irão funcionar como ponto de postagem dos parceiros da empresa ou para coleta produtos pelos clientes.

— Pode já ser um adiantamento para as celebrações — avalia Keine Monteiro, da Ebit Nielsen, para quem a expansão do comércio eletrônico e o crescimento dos marketplaces aumentaram a oferta de produtos para os consumidores, incluindo os do setor de alimentos e bebidas.

Compreenda: Natal: itens da ceia ficam até 27% mais caros; saiba como economizar nas compras e nas receitas

Já a rede de materiais de construção Chatuba iniciou o planejamento há três meses e reforçou os estoques de todas as lojas. Segundo Dalva Sousa , presidente de a companhia , as fábricas abastecem diariamente , tanto as unidades como pelo centro de distribuição.

— Negociamos com provedores em praticamente todas as categorias, como porcelanatos, material elétrico, material hidráulico e produtos de acabamento. Acreditamos que esse reforço de estoque realizado anteriormente com os contratos de fornecimento com as fábricas vai suportar bastante bem esse importante fase — declara Dalva.

— A empresa também vem fazendo parcerias com start-ups para melhorar ainda mais o processo. Uma delas foi com a Intelipost, que desenvolveu uma plataforma cloud para gerenciamento de entregas. Por meio dela, é possível definir a melhor transportadora para cada envio e executar os processos de maneira ainda mais rápida e com altos níveis de produtividade — destaca Leonardo Pelloso, diretor de Logística e Excelência Operacional do GPA.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Natal

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Black Friday ‘híbrida’: comércio reforça estoques e calibra promoções em teste para Natal do ‘novo normal’
>>>>>Black Friday: 6 em cada 10 consumidores querem antecipar compras de Natal. Veja os produtos mais buscados – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 35 0 NONE 8 nos: 1, Nós: 2, (tacit) nós: 5
2 companhia 0 0 NONE 4 A companhia: 2, as companhias: 1, as empresas: 1
3 lojas 0 0 NONE 4 as lojas físicas: 1, lojas: 1, lojas físicas: 2
4 Magalu 0 15 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: O Magalu): 1, O Magalu: 2
5 Fernando Gasparini 0 0 PERSON 3 Fernando_Gasparini: 1, Gasparini: 2
6 Monteiro 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Monteiro): 2, Monteiro: 1
7 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
8 produtos 0 0 NONE 3 produtos: 1, determinados produtos: 1, seus produtos: 1
9 pandemia 0 250 NONE 2 a pandemia: 2
10 modelo 140 60 NONE 2 modelo híbrido: 2