Por: SentiLecto

A China continental relatou 39 novos casos de coronavírus no domingo, mais do que os 30 do dia anterior, e o número de casos assintomáticos ampliou, no momento em que o governo prometeu endurecer os controles nas fronteiras terrestres.

Nesta segunda-feira, a Comissão Nacional de Saúde declarou que 78 novos casos assintomáticos foram identificados até o final de domingo — no dia anterior foram 47.

Dos originalmente contagiados em todo o país, cerca de 18.278 haviam se recuperado totalmente na quinta-feira, em comparação com 16.847 no dia anterior. Havia 4.053 pessoas em terapia intensiva, acima das 4.035 anteriores.Mais de 3.300 pessoas faleceram na China continental em consequência da epidemia, que surgiu na província central de Hubei no final do ano passado, de acordo com dados publicados pela Comissão Nacional de Saúde.

Na terça-feira 17 de março o Goldman Sachs declarou que a economia china possivelmente encolheria 9% no primeiro trimestre, realçando como o coronavírus estava afetando as atividades comerciais normais, e o governo de China relatou uma ampliação de casos novos da enfermidade, a maioria deles importados.

Casos importados e pacientes assintomáticos –que não apresentam sintomas, mas podem transmitir o vírus– depois que medidas de contenção draconianas conseguiram diminuir o índice geral de infecções, se tornaram a principal preocupação china.

Se a cadeia de transmissão fosse cortada, as infecções assintomáticas não provocariam um grande surto , declarou Zhong Nanshan na estatal Shenzhen TV. Zhong Nanshan é o principal conselheiro médico do governo de China.A província de Hubei, o epicentro original, respondeu por quase metade dos novos casos assintomáticos. Ao todo, 705 pessoas com casos assintomáticos estão sob comentário médico em toda a China continental, que relatou um total de 81.708 casos e 3.331 mortes. A ampliação de casos assintomáticos, que o país só começou a relatar na semana passada, causa preocupação agora que Wuhan se prepara para permitir que as pessoas saiam da cidade a partir de 8 de abril pela primeira vez desde que esta se a isolou no final de janeiro. Wuhan é a capital de Hubei. final de janeiro.

Autoridades de Wuhan revogaram o status de «livre da epidemia» de 45 conjuntos residenciais devido ao surgimento de casos assintomáticos e outras razões não especificadas, de acordo com uma reportagem desta segunda-feira da agência oficial de notícias Xinhua.

Por outro lado,

O status de «livre da epidemia» permite que os habitantes dos conjuntos residenciais de Wuhan saiam de casa durante duas horas por vez. Uma infecção nova transmitida localmente em Guangdong foi comunicada nos dados mais recentes — menos do que as cinco do dia anterior na mesma província do sul.

A China fechou suas fronteiras a estrangeiros, já que o vírus se espalha globalmente, mas a maioria dos casos importados envolveu cidadãos chineses voltando do exterior.

A nação começou a examinar todos os recém-chegados do estrangeiro para detectar o coronavírus em 1o de abril, declarou a autoridade alfandegária Song Yueqian.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: China

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>China vê ampliação de casos assintomáticos de coronavírus e vai reforçar fronteiras terrestres
>>>>>China vê menos infecções de coronavírus e calcula casos assintomáticos – April 01, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Itália tem alta em mortes por coronavírus, mas vê estabilização em novos casos – (Extraoglobo-pt)
>>>>>China presta homenagem a milhares de mortos no país na epidemia de coronavírus – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 a China continental 0 0 PLACE 5 toda_a China continental: 2, a China continental: 1, A China: 1, A China continental: 1
2 Comissão Nacional de Saúde 0 50 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: a Comissão_Nacional_de_Saúde): 2, a Comissão_Nacional_de_Saúde: 2
3 pessoas 0 0 NONE 3 4.053 pessoas: 1, 705 pessoas: 1, as pessoas: 1
4 epidemia 0 140 NONE 2 a epidemia: 2
5 Wuhan 0 0 PERSON 2 (tacit) ela (referent: Wuhan): 1, Wuhan (apposition: a capital de Hubei): 1
6 casos 0 0 NONE 2 casos assintomáticos: 1, 78 novos casos assintomáticos: 1
7 dados 0 0 NONE 2 dados publicados: 1, os dados: 1
8 final 0 0 NONE 2 final: 2
9 governo 0 0 NONE 2 o governo chinês: 1, o governo: 1
10 país 0 0 NONE 2 o país: 1, todo o país: 1