Por: SentiLecto

– O dólar fechou com alta discreta nesta sexta-feira, ao fim de um dia de muito oscilação, com investidores evitando vender a moeda numa sessão de menor apetite por risco no exterior e de maiores nervosismos políticos no Brasil. O dólar à vista subiu 0,12% nesta sexta, a 5,0845 reais, após variar entre 5,1185 reais e 5,0739 reais . Força O dia marcou ele de a moeda norte-americana em o exterior , em sessão mais fraca para ativos de risco , como moedas emergentes e ações. O índice do dólar subia 0,2% no fim da tarde, afastando-se de mínimas em dois anos e meio atingidas na véspera. Em Wall Street, o S&P 500 perdia 0,8%. Os mercados mostram ceticismo sobre negociações acerca de mais estímulos nos EUA, num momento em que o país bate recordes diários de novos casos de Covid-19. No Brasil, ruídos entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia , e o presidente Jair Bolsonaro voltaram a atrair atenção de investidores. Maia chamou Bolsonaro de mentiroso e o acusou de fazer articulação para desmoralizar seus oponentes, depois de, na véspera, o chefe do Executivo declarar que teriam que cobrar o fim do 13º salário do programa Bolsa Família do presidente da Câmara. O receio dos agentes financeiros é que nervosismos com o Legislativo possam atrapalhar o andamento da agenda de reformas. Nesta sexta, o Banco Central fez leilão de até 2 bilhões de dólares em linhas de moeda estrangeira com compromisso de recompra e ofertou ainda 800 milhões de dólares em contratos de swap cambial. Victor Beyruti, economista da Guide Investimentos declarou: «Corroborando com as falas do presidente da instituição, Roberto Campos Neto, a ação mostra que o BC de fato segue em cima do mercado, acompanhando e atuando prontamente para corrigir quaisquer disfuncionalidades na cotação». Na semana, o câmbio teve alta de 0,73%, depois de quatro semanas consecutivas de perdas. Em dezembro, a moeda ainda cai 4,90%. Apesar dessa valorização recente, Robin Brooks ainda vê espaço para ganhos complementares da moeda de Brasil. Robin Brooks é economista-chefe do Instituto de Finanças Internacionais . «Nosso valor justo para o real segue em 4,50 por dólar, então há bastante espaço para fechar o maior gap de desvalorização no mundo emergente, que reflete a assombrosamente forte posição do balanço de pagamentos do Brasil», declarou. Veja gráfico do IIF sobre fluxos do balanço de pagamentos brasileiros desde 2014: O superávit em transações correntes brasileiras foi de 202 milhões de dólares em novembro, com o déficit em 12 meses passando a 0,82% do Produto Interno Bruto . Os investimentos diretos no país alcançaram 1,514 bilhão de dólares, ante expectativa no mercado de 1,35 bilhão de dólares. Em 2020, o dólar ainda sobe 26,70%.

– O dólar exibia queda acentuada contra o real nos primeiros negócios desta quinta-feira, refletindo a fraqueza da divisa norte-americana no exterior em meio a otimismo em relação à distribuição de vacinas e a mais estímulos fiscais nos Estados Unidos, enquanto, no Brasil, dominava o radar o Relatório de Inflação do Banco Central. Às 9:10, o dólar recuava 1,09%, a 5,0527 reais na venda, enquanto o contrato mais negociado de dólar futuro tinha queda de 0,63%, a 5,050 reais. Na véspera, a moeda norte-americana à vista teve alta de 0,41%, a 5,1082 reais na venda. Em 1 ano, o BC vai fazer em este pregão leilão de swap tradicional de até 16 mil contratos com vencimento.- O superávit em transações correntes brasileiras foi de 202 milhões de dólares em novembro, com o déficit em 12 meses passando a 0,82% do Produto Interno Bruto , divulgou o Banco Central nesta sexta-feira. O resultado veio pior que o superávit de 1 bilhão de dólares esperado por analistas em pesquisa da Reuters. Por sua vez, os investimentos diretos no país alcançaram 1,514 bilhão de dólares, ante expectativa no mercado de 1,35 bilhão de dólares. Para o mês de dezembro, o BC projetou um superávit em transações correntes de 500 milhões de dólares e IDP de 2,6 bilhões de dólares. Faz 3 dias, de este mês, o fluxo cambial ficou negativo em 1,649 bilhão de dólares, declarou ainda o BC, até o dia 15. Faz 3 meses, em a véspera, em seu Relatório Trimestral de Inflação, a autoridade monetária já havia adaptado suas projeções para déficit em transações correntes a 7 bilhões de dólares abaixo do rombo de 10,2 bilhões de dólares estimado em setembro. Para o IDP, o BC piorou expressivamente sua perspectiva a um ingresso de 36 bilhões de dólares, ante projeção anterior de 50 bilhões de dólares. – O dólar operava em queda acentuada contra o real nos primeiros negócios desta terça-feira, depois de ter registrado fortes ganhos na véspera, com os investidores de olho nos sinais de otimismo mundial e na ata da última reunião de política monetária do Banco Central. Às 9:10, o dólar recuava 0,69%, a 5,0913 reais na venda. O contrato mais líquido de dólar futuro tinha queda de 0,60%, a 5,089 reais. Na véspera, o dólar à vista registrou alta de 1,57%, a 5,1269 reais na venda. Em 1 ano, o BC vai fazer em este pregão leilão de swap tradicional de até 16 mil contratos com vencimento.

Na quinta-feira 10 de dezembro – A bolsa paulista mostrava viés positivo nos primeiros negócios nesta quinta-feira, em meio ao cenário favorável a ativos de risco no exterior, enquanto, no Brasil, o Banco Central sinalizou que o compromisso de não subir os juros pode cair em breve. Às 10:14, o Ibovespa subia 0,82%, a 113.923,22 pontos. O Comitê de Política Monetária conservou a Selic na mínima histórica de 2% ao ano e realçou que, em função do quadro inflacionário, as condições para seu compromisso de não aumentar os juros básicos podiam em breve não estar mais satisfeitas. Apesar disso, o BC realçou que uma alta da Selic não seria um processo mecânico. No exterior, os futuros do S&P 500 e do Dow Jones progrediam apoiados nas esperanças de uma rápida distribuição da vacina contra a Covid-19. Os custos do petróleo também subiam, assim como fecharam em alta os futuros do minério de ferro na China. Ainda o Banco Central Europeu afrouxou a política monetária mais uma vez para auxiliar a economia da zona do euro a lidar com a segunda onda da pandemia de coronavírus, que tinha que levar o bloco a uma nova recessão neste trimestre.

Executivo, segundo Drucker, são todos aqueles trabalhadores de conhecimento, gerentes ou profissionais que, em virtude de sua posição ou de seu conhecimento, têm que tomar resoluções no curso normal de seu trabalho que influenciem na performance e nos resultados da companhia como um todo.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Dólar quebra série de baixas semanais com exterior cuidadoso e ruídos domésticos
>>>>>Dólar tem perda acentuada contra real em linha com exterior e dados domésticos no radar – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Superávit em transações correntes do Brasil alcança US$202 mi em novembro, abaixo do esperado – December 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>IBC-Br inicia 4º tri com alta de 0,86% em outubro – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Vemos como positivo aumento de volatilidade em investimentos estrangeiros no país, diz diretor do BC – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Inflação continua acima do esperado, mas choque é temporário, diz BC – December 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Contratos futuros do Ibovespa avançam com expectativas sobre campanhas de vacinação contra Covid-19 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Ibovespa avança na abertura com expectativas sobre vacinação contra Covid-19 – December 15, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ibovespa sobe na abertura com exterior no radar – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Wall St tem alta com vacinação nos EUA e mega fusão – December 14, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>USDA eleva estimativa para importações de açúcar pelos EUA – December 10, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Índice sobe e zera perdas do ano com expectativas sobre vacinas contra Covid-19 – December 14, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Dólar cede terreno ante real de olho em exterior e ata do Copom – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 dólares 0 0 NONE 8 dólares: 8
2 dólar 110 0 NONE 7 O dólar: 4, o dólar: 2, dólar: 1
3 BC 60 0 ORGANIZATION 7 O BC: 2, o BC: 4, o BC de fato: 1
4 véspera 0 0 NONE 6 a véspera: 6
5 alta 80 0 NONE 5 alta de %1,57: 1, alta de %0,73: 1, alta discreta: 1, alta: 1, alta de %0,41: 1
6 o Banco_Central 0 0 PLACE 5 (tacit) ele/ela (referent: o Banco_Central): 2, o Banco_Central: 3
7 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
8 exterior 0 0 NONE 4 o exterior: 4
9 reais 240 0 NONE 3 5,089 reais: 1, 5,1269 reais: 1, 5,1082 reais: 1
10 real 240 0 NONE 3 o real: 3