Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Scale of justice gold

Com o deferimento do prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2021 para 31 de maio, o prazo para pagar imposto devido ao Fisco passa para o dia 10 de maio. Quem precisa quitar esse compromisso pode fazer isso por meio do débito automático ou com a emissão do Darf , a ser pago no banco ou via internet banking.

Pelo calendário anterior, quem preferisse a primeira opção teria até o último dia 10 de abril para quitar a dívida com a Receita. Agora, esse prazo vai até 10 de maio.

— Em época de pandemia, o débito automático é um facilitador. Uma grande parcela da população ainda poderia ir a bancos pagar o Darf, pois não é todo mundo que utiliza internet banking. Às vezes um aplicativo mobile não tem a alternativa do pagamento dessa documento também, é só no computador — recorda o sócio de impostos da EY, Antônio Gil.

Os números mostram o quanto esse modelo mais flexível de prestação de serviço, instituído em 2017 na reforma trabalhista, vem ganhando espaço. No ano passado, foi uma das opções de companhias que precisaram se ajustar a restrições nas atividades impostas pela pandemia.prorrogaram-se os prazos de entrega de a Declaração Final de Espólio também para 31 de maio de 2021 e de a Declaração de Saída Definitiva do País, assim como, o vencimento de o pagamento de o imposto relativo em as declarações.Na quarta-feira 17 de março quanto antes o contribuinte mandar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2021, mais cedo receberá a sua restituição, caso tenha direito. A Receita Federal realizava a devolução do dinheiro em uma ordem de b, e determinava em qual deles o contribuinte seria incluído baseado na data em que foi feita a prestação de contas.

António Gil da Silveira Machado Bettencourt foi um escritor, poeta e bibliófilo açoriano. António Gil é mais conhecido António Gil da Silveira Machado Bettencourt.

Faz 11 meses, o prazo final de entrega de a DIRPF — com exceção de os que optarem por o débito automático em cota única ou em a primeira parcela — passou. No entanto, está em tramitação um projeto que calcula a prorrogação por três meses.

No informe de impostos anuais, os contribuintes têm que incluir todos os seus rendimentos, bens e gastos para que a Receita analise tudo o que for tributável e desconte as despesas consideradas dedutíveis. O resultado é a base de cálculo do imposto, que vai definir a alíquota aplicada sobre os valores com incidência de tributos, declarando quanto o contribuinte tem que pagar de Imposto de Renda naquele ano.

O imposto sobre a renda ou imposto sobre o rendimento é um tributo da espécie imposto existente em vários países, que cada contribuinte, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica, paga uma certa porcentagem de sua renda ao governo, nacional ou regional, a depender de cada jurisdição.

Imposto de Renda 2021: Receita adia entrega da declaração para o dia 31 de maio

O sócio de impostos da EY, Antônio Gil, ensina como acessar o Centro de Atendimento Virtual do Contribuinte, o e-CAC, e diminuir a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2021. Na plataforma, também é possível obter a cópia da sua última declaração e saber se existe alguma pendência fiscal nos últimos cinco anos.

Se o que foi pago em tributos retidos na fonte durante o ano anterior houver sido maior que essa soma, o contribuinte vai ter então o direito à restituição do excedente. Caso oposto, ele deverá pagar a parte que falta.

Muitas vezes, quem tem mais de uma fonte de renda se enquadra nessa situação de ter impostos a pagar por conta de inferências em excesso. Médicos que trabalham em mais de uma clínica e professores que dão aula em mais de uma escola são alguns exemplos.

— Normalmente são pessoas que utilizam a tabela progressiva separadamente, então se preenche o informe de inferências em tabelas separadas. As fontes de renda usam o mesmo cálculo e não sabem uma da outra. Por isso, a pessoa acaba tendo um imposto a pagar — explica Antônio Gil.

Existem ainda outros casos em que essa situação pode acontecer, como no de um trabalhador que presta serviços para mais de uma empresa e se encontra em taxas de tributação diferentes em cada uma delas. A obtenção de renda proveniente de aluguel de imóveis também pode atribuir uma pessoa à situação de imposto a pagar.

Existem duas maneiras de realizar esse pagamento: de uma só vez ou parcelar com juros. Caso não diga até o dia de hoje, para quem for quitar os tributos devidos de maneira parcelada , a alternativa de débito automático vai estar disponível somente a partir da segunda parcela, do mês de maio. A primeira terá que ser paga por meio do Darf emitido no próprio programa do IRPF 2021.

Quando o valor do imposto é, o parcelamento só pode ser feito de, no mínimo, R$ 100. O número máximo de parcelas é de oito, sendo cada uma de pelo menos R$ 50.

Vale evidenciar que a taxa de juros aplicada no caso da divisão do tributo é de 1% acrescida da Selic, que atualmente está em 2,75% ao ano. Por isso, quem escolher pagar parcelado terá que arcar com um valor diferente a cada mês, corrigido pela taxa básica de juros do país.

Aqueles que optarem pela cota única e não preencherem o documento até 10 de maio, vão perder a alternativa de pagar via débito automático. Vão dever, portanto, também realizar o procedimento exclusivamente com o Darf, via instituição bancária.

No entanto, mesmo para aqueles que conseguirem debitar o pagamento automaticamente dentro da data limite estipulada, é importante continuar alerta.

*Estagiária sob orientação de Danielle Nogueira

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Em 1 mês, IR 2021 : Com deferimento de o prazo de a declaração para pagar em débito automático vai ser 10 de maio
>>>>>Imposto de Renda 2021: vídeo explica como acessar a declaração pré-preenchida – April 09, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>IR 2021: Fez trabalho intermitente em 2020? Veja quando e o que é preciso para fazer a declaração – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Imposto de Renda 2021: Receita adia entrega da declaração para o dia 31 de maio – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 8 (tacit) eu: 8
2 contribuinte 80 0 NONE 4 o contribuinte: 4
3 Antônio Gil 0 0 PERSON 4 Antônio_Gil: 3, o (referent: Antônio_Gil): 1
4 débito 0 0 NONE 4 débito automático: 2, o débito automático: 2
5 internet 0 0 OTHER 4 (tacit) ele/ela (referent: internet): 2, internet: 2
6 pagar 0 0 NONE 4 pagar: 4
7 aqueles e 0 0 NONE 3 (tacit) eles/elas (referent: Aqueles e): 3
8 imposto 0 160 NONE 2 o imposto: 1, um imposto: 1
9 pessoa 0 80 NONE 2 uma pessoa: 1, a pessoa: 1
10 direito 160 0 NONE 2 o direito: 1, direito: 1