Por: SentiLecto

– Depois que a Boeing repentinamente cancelou em abril um acordo para assumir o controle da divisão de jatos comerciais da companhia, a Embraer espera assinar novas parcerias estratégicas no futuro. Francisco Gomes Neto declarou que ainda é cedo para debater essas chances Francisco Gomes Neto é o presidente-executivo da Embraer., pois a companhia está estudando um novo plano de cinco anos. Ele adicionou que as parcerias estratégicas podem envolver produtos, engenharia e produção e países como China, Índia «e outros». A Reuters informou na sexta-feira que China, Rússia e Índia estavam sondando a Embraer, que informou, e estudando possíveis acordos, embora qualquer negociação seja preliminar. , porém, que atualmente não está negociando com a estatal COMAC da China, a Irkut da Rússia ou a Índia sobre qualquer possível acordo para trocar a transação da Boeing. A companhia reportou nesta segunda-feira perda de 433,6 milhões de reais no primeiro trimestre, com queda de vendas em razão da pandemia do novo coronavírus, além de reflexos do fracasso do acordo com a Boeing. A companhia declarou que sua resolução de colocar funcionários em férias remuneradas em janeiro para concluir os detalhes do acordo com a Boeing foi culpado por uma queda de 23% na receita. Faz 3 meses, a Embraer novamente afastou os trabalhadores devido em a pandemia de coronavírus, em março.Os executivos se rejeitaram a comentar um processo de arbitragem contra a Boeing devido ao cancelamento do negócio. Mas a companhia declarou que espera se recuperar de preços tributários da Boeing relacionados ao acordo que afetaram negativamente seus resultados trimestrais. Nquanto o Ibovespa mostrava variação positiva de 0,6%, as ações da empresa subiam 2,8% às 11h30, e.

No balanço do primeiro trimestre deste ano, a fabricante de Brasil de aviõezinhos anunciou que tem no horizonte cerca de 16 bilhões de dólares em encomendas firmes para os próximos anos.“O financiamento combinado entre os bancos tem garantias, ele vai direto para a Embraer e não para os compradores dos aviõezinhos. Não é no modelo pós-embarque, e sim pré- embarque”, alegou a segunda fonte.

Na terça-feira 12 de maio – A Embraer declarou que entregou somente cinco jatos comerciais no primeiro trimestre, menos da metade do que entregou há um ano, atrelando a queda aos preparativos para vender para a Boeing o controle da divisão responsável pelas aeronaves, negócio que acabou fracassando. A Embraer esperava que a venda da divisão de aviação comercial para a Boeing impulsionasse as vendas dos jatos E2. Mas a Boeing desistiu do negócio no mês passado sob circunstâncias polêmico. Os números eram o primeiro vislumbre do que estava em jogo para a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo. Analistas temiam que a Embraer tenha obstáculos para competir com o duopólio Boeing-Airbus. Desde que a pandemia de coronavírus levou o setor aéreo mundial a uma paralisação a partir das últimas duas semanas de março, os resultados da Embraer pareciam incluir alguns cancelamentos de pedidos, algo que todas as fabricantes de aeronaves têm enfrentado. As encomendas firmes do aeronave mais vendido da Embraer – o E175, com habilidade para até 90 pessoas – caíram 15 jatos, sem contar os aeronaves que foram entregues no fase. Incluindo as chamadas «alternativas» mais flexíveis, que também caíram 15 jatos. No geral, a carteira de pedidos para o jato era de 456. As encomendas de outros modelos de aeronaves comerciais da Embraer permaneceram iguais. A Embraer não comentou imediatamente os aparentes cancelamentos de pedidos. Os números da Embraer foram baixos mesmo considerando que foi o primeiro trimestre, normalmente o mais fraco do ano. Faz 1 ano, a companhia entregou 11 jatos comerciais e 14 em 2018. A empresa alegou que as entregas tiveram «um efeito negativo» pelava preparação em janeiro para deduzi a transação com a Boeing. Em janeiro, a Embraer mandou seus funcionários para casa por duas semanas e interrompeu a produção para se preparar para a venda do controle da divisão para a Boeing. A companhia também declarou que sua carteira de pedidos firmes a entregar, um indicador de receita futura, totalizou 15,9 bilhões de dólares em 31 de março, ante 16,8 bilhões no final de 2019. As entregas de jatos executivos também caíram ligeiramente, para 9 entregas, em comparação com 11 no ano passado.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: India, Russian Federation, China

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Embraer está aberta a novas parcerias após fracasso de acordo com Boeing
>>>>>Embraer deve obter financiamento de BNDES e bancos privados de US$600 mi em junho, dizem fontes – May 31, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Recuperação judicial da Latam empurra definição sobre ajuda de BNDES ao setor aéreo para julho, dizem fontes – May 28, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Latam pede recuperação judicial, mas empresa que opera no Brasil fica de fora – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Latam Airlines faz pedido de recuperação judicial nos EUA, não inclui operação no Brasil – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Ministro da Infraestutura diz que monitora situação da Latam Airlines – May 26, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Latam Airlines faz pedido de recuperação judicial, não inclui Brasil – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Latam diz que continuará negociação com o BNDES; empresa busca crédito de R$ 2 bi – May 26, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Boeing deve anunciar 2,5 mil demissões voluntárias nesta semana – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Embraer 15 0 ORGANIZATION 15 A Embraer: 4, a Embraer: 7, (tacit) ele/ela (referent: A Embraer): 4
2 empresa 80 0 NONE 7 A companhia: 1, a empresa: 2, A empresa: 4
3 Boeing 0 0 ORGANIZATION 4 a Boeing: 4
4 acordo 130 0 NONE 3 qualquer possível acordo: 1, um acordo: 1, o acordo: 1
5 jatos 0 0 NONE 3 15 jatos: 1, cinco jatos comerciais: 1, 11 jatos comerciais: 1
6 a pandemia de coronavírus 0 100 NONE 2 a pandemia de coronavírus: 2
7 entregas 0 70 NONE 2 as entregas: 1, 9 entregas: 1
8 eu 0 40 NONE 2 (tacit) eu: 2
9 opções mais flexíveis 160 0 NONE 2 opções mais flexíveis: 2
10 Francisco Gomes 35 0 PERSON 2 Francisco_Gomes_Neto (apposition: O presidente-executivo de a Embraer): 1, (tacit) ele/ela (referent: Francisco_Gomes_Neto): 1