Por: SentiLecto

A Comissão Europeia exibirá na próxima semana um plano de recuperação que vai exceder 1 trilhão de euros numa combinação de subvenções e empréstimos, alegou nesta terça-feira o vice-presidente executivo da Comissão, Valdis Dombrovskis.

Eric Mamer em uma entrevista coletiva regular declarou: «Em nossa proposta, vai haver um equilíbrio de subvenções e empréstimos». Eric Mamer é porta-voz da Comissão. «Veremos qual é o equilíbrio quando exibirmo nossa proposta na próxima semana.»Embora o plano ainda exija aval de todos os membros da UE, seria um grande passo em direção à mutualização da dívida –antes um tabu para o governo alemão, por temer que seus contribuintes possam ser responsabilizados pela irresponsabilidade fiscal de outros.

Na segunda-feira 11 de maio a Comissão Europeia possivelmente não abriria processos legais imediatos contra a Alemanha em relação à dresoluçãoda suprema corte do país de que o Banco Central Europeu abusou de seu mandato com compras de títulos soberanos, ddeclararamautoridades da União Europeia nesta segunda-feira.

Dombrovskis, falando em uma coletiva de jornalismo após reunião de ministros das Finanças da União Europeia, declarou que uma proposta exibida pela França e pela Alemanha na segunda-feira — de um fundo de recuperação econômica de 500 bilhões de euros para desembolsar subvenções a regiões e setores mais atingidos pela pandemia — é bem-vinda.

A França e a Alemanha tiveram obstáculos para exibi uma frente juntada diante da crise do novo coronavírus, com a França liderando um esforço dos países do sul da Europa para persuadi países conservadores, como a Alemanha, a emitir uma dívida conjunta europeia para auxiliar o bloco a enfrentar o efeito econômico.

Mas ele declarou que a Comissão vai ser mais ousada.

«Nossa pretensão não é ampliar a habilidade de financiamento na faixa de centenas de bilhões, mas sim um número superior a 1 trilhão de euros», declarou ele.

«É claro que neste caso estamos falando de empréstimos e subvenções. Esse é o nível de pretensão em que estamos debatendo o contexto de nossa proposta de instrumento de recuperação.»

Por outro lado, ainda não se sabe se ‘hawks’ fiscais, como a Holanda, estarão dispostos a apoiar a iniciativa de Paris e Berlim, que sugere oferecer mais subvenções aos países da UE em vez de empréstimos.

Em 1 mês, a proposta de a Comissão vinculando o Fundo de Recuperação a o próximo Orçamento de longo prazo de a UE para 2021 a 2027, vai servir de base para os debates de todos os governos de a UE em junho.

Dombrovskis declarou que a Comissão está examinando se parte do dinheiro pode ser disponibilizada este ano, mas observou que isso pode ser legalmente complicado.

O Banco Central Europeu também declarou que a ideia de subvenções em grande escala era bem-vinda, declarando que levaria alívio imprescindível aos países mais atingidos e provaria solidariedade.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Franca

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Executivo da UE vai sugeri plano de recuperação de 1 tri de euros com subvenções e empréstimos
>>>>>Macron e Merkel propõem fundo de recuperação de 500 bi de euros como ‘grande passo’ – May 18, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Comissão da UE vai propor na próxima semana conjunto de subsídios e empréstimos para recuperação – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Lagarde saúda plano franco-alemão para fundo de recuperação da UE – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 0 0 NONE 4 (tacit) nós: 4
2 proposta 0 0 NONE 3 nossa proposta: 2, uma proposta apresentada: 1
3 o Banco_Central_Europeu 0 60 PLACE 2 o Banco_Central_Europeu: 1, O Banco_Central_Europeu: 1
4 Eric Mamer 80 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Eric_Mamer): 1, Eric_Mamer (apposition: porta-voz de a Comissão): 1
5 Comissão Europeia 0 0 ORGANIZATION 2 A Comissão_Europeia: 1, a Comissão_Europeia: 1
6 Dombrovskis 0 0 PERSON 2 Dombrovskis: 2
7 a Alemanha 0 0 PLACE 2 a Alemanha: 2
8 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
9 o nível de ambição 0 0 NONE 2 o nível de ambição: 2
10 um plano de recuperação 0 0 NONE 2 um plano de recuperação: 2