Por: SentiLecto

Por Alberto Alerigi Jr.

SÃO PAULO – As medidas de quarentena tomadas na tentativa de se evitar a disseminação do coronavírus geraram encerramento de 522,7 mil companhias no país, cerca de 39% do total de fechamentos registrados na primeira quinzena de junho no país, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE.

Segundo o levantamento, do total de encerramentos pelas medidas contra a pandemia, 99% corresponderam a companhias de pequeno porte, com até 49 funcionários. Dessa parcela, praticamente metade atuava no setor de serviços, uma soma de 258,5 mil estabelecimentos.

A pesquisa indica que pouco mais de seis em cada dez empresas em funcionamento no país na primeira quinzena de junho mantiveram o número de funcionários em comparação ao início de março, pouco antes das medidas de isolamento social serem adotadas em grande parte do país. Ampliaram o número de empregados, enquanto isso, 34,6% mencionaram diminuição no quadro e 3,8%.

O IBGE estima que o Brasil tinha até a primeira quinzena de junho cerca de 4 milhões de companhias, das quais 2,7 milhões estavam em funcionamento total ou parcial, 610 mil estavam fechadas provisoriamente e 716 mil tinham fechado em definitivo.

«A queda nas vendas ou serviços comercializados em decorrência da pandemia foi sentida por sete em cada dez empresas em funcionamento na primeira quinzena de junho em relação a março, quando começaram as medidas de isolamento para combater o novo coronavírus», afirma a pesquisa do IBGE.

Em contrapartida, 13,6% alegaram que a pandemia trouxe chances e que teve um conseqüência positivo sobre a companhia.O IBGE realçou: «se espalhou esse efeito em o fechamento de empresas em todos os setores de a economia, chegando a 40,9% entre as companhias do comércio, 39,4% dos serviços, 37,0% da construção e 35,1% da indústria».

Na quarta-feira 01 de julho SÃO PAULO – O mercado automotivo brasileiro exibiu forte evolução nos licenciamentos em junho na relação com maio, em um conseqüência que fontes na indústria atribuem à rrecomeçadade vendas em concessionárias e represamento de registros de vendas oacontecidasem maio e que foram liberados com rregressoao trabalho de dsetoresde ttráfego

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Faz 1 mês, de companhias em o Brasil fecharam em a 1ª quinzena de junho por causa de pandemia, mais de meio milhão
>>>>>Mais da metade das empresas que fecharam as portas não reabrirão após a pandemia – July 16, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 IBGE 0 0 ORGANIZATION 2 o IBGE: 1, O IBGE: 1
2 efeito 0 0 NONE 2 um efeito: 2
3 empresas 0 0 NONE 2 empresas: 2
4 a pandemia 0 50 NONE 1 a pandemia: 1
5 redução 0 40 NONE 1 redução: 1
6 funcionamento total ou parcial 0 25 NONE 1 funcionamento total ou parcial: 1
7 forte evolução 80 0 NONE 1 forte evolução: 1
8 %39,4 de os serviços %37,0 de a construção e %35,1 de a indústria 0 0 NONE 1 %39,4 de os serviços %37,0 de a construção e %35,1 de a indústria: 1
9 49 funcionários 0 0 NONE 1 49 funcionários: 1
10 Alberto Alerigi Jr. 0 0 PERSON 1 Alberto_Alerigi_Jr.: 1