Por: SentiLecto

No mês passado, o Instituto Nacional do Seguro Social começou a informar pessoas que deram entrada em pedidos de vantagens sobre a necessidade de satisfazer as pré-requisito, e Faz 1 dia, cerca de 625 mil já haviam sido contatadas por o INSS por telefone ou mensagem de texto em o celular, até ontem.

Se o vantagem é concedido, o valor de um salário mínimo é pago a partir da data de entrada do requerimento, concluindo-se os valores pagos a título da antecipação calculada.

Na quarta-feira 15 de julho o Instituto Nacional do Seguro Social começou a informar os segurados que fizeram algum requerimento e que constava alguma espécie de pré-requisito. Segundo o órgão, a notificação era automática e aparecerá no visor do smartphone para os requerentes que tenham o aplicativo Meu INSS instalado no aparelho.

Muitas vezes, a demora para começar a receber um vantagem previdenciário, como aposentadoria ou pensão por morte, pode estar relacionada a uma pré-requisito — ou seja, uma informação ou documentos adicional que precisa ser mandada pelo cidadão para dar andamento ao processo. Atualmente, existem 861 mil requerimentos que já passaram pela análise do INSS e agora dependem de alguma ação por parte do segurado. Com as agências fechadas, é preciso corrigir a pendência por site ou aplicativo .

Contudo, se houver comprovação de que o requerente não tem direito aa vantagem, vai cobrar-se a devolução de o valor pago não a título de antecipação, desde que não comprovada má-fé.

“Recordamo que as notificações são ininterruptas, à medida que novos requerimentos são feitos e pendências detectadas durante a análise”, revidencioua autarquia.

Segundo o INSS atualmente, é de 39 dias. O INSS é o tempo médio de finalização das vantagens previdenciários. Se o segurado deu entrada em algum pedido, por isso há mais tempo, vale a pena checar se precisa satisfazer alguma exiência. Vale recordar, porém, que por lei o instituto tem até 45 dias para deduzi a análise das vantagens.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Foi informado? Veja o pouco a pouco para resolver pré-requisito do INSS pela internet
>>>>>Governo oficializa antecipação do BPC/Loas até 31 de outubro – August 07, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 INSS 0 0 ORGANIZATION 3 o INSS: 1, o INSS (apposition: o tempo médio de conclusão de os benefícios previdenciários): 1, (tacit) ele/ela (referent: o INSS): 1
2 requerimentos 0 0 NONE 3 861_mil requerimentos: 2, novos requerimentos: 1
3 Instituto Nacional do Seguro Social 0 0 ORGANIZATION 2 o Instituto_Nacional_do_Seguro_Social: 2
4 comprovação 0 0 NONE 2 comprovação: 2
5 entrada 0 0 NONE 2 entrada: 2
6 exigência 0 0 NONE 2 uma exigência: 2
7 requerentes 0 0 NONE 2 os requerentes: 2
8 segurado 0 0 NONE 2 segurado: 1, o segurado: 1
9 morte 0 70 NONE 1 morte: 1
10 má-fé 30 40 NONE 1 má-fé: 1