Por: SentiLecto

Criminosos voltaram a se passar por entrevistadores do TeleSUS 136 para aplicar golpes neste fim de ano. A imitação do contato que é realmente feito pelo Ministério da Saúde com os cidadãos já tinha sido utilizada como ferramenta por ladrinhas no começo da pandemia. Um tempo Mas depois de alertas emitidos por a pasta pública e divulgados por o jornal , deixou de lado ela. Novamente na ativa, a estratégia visa sequestrar contas do aplicativo Whatsapp.

Por isso, pesquise a idoneidade da loja, verificando se tem endereço físico e canal de relacionamento com o consumidor. Também é importante acessar o histórico de reclamações no Procon de seu município e no site consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça, para verificar a fama da loja.Outra dica é consultar a lista do Procon-SP, com cerca de 500 sites que devem ser evitados.

WhatsApp é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones.

Em um áudio que circula no aplicativo delatando a prática, uma vítima declara que o suspeito ligou para ela de um número com DDD de São Paulo, declarando que estava fazendo uma pesquisa sobre a Covid-19. Passou a perguntar sobre sua composição familiar e possíveis sintomas de contaminação pelo vírus e se teriam ou não sentido. No fim, afirmou que para validar a pesquisa mandaria um código para o telefone dela, que teria que confirmar os seis dígitos na ligação. O pedido lhe deixou desconfiada e ao acusá-lo de estar tentando aplicar um golpe, o homem desligou a ligação.

Muitas companhias maquiam o custo para que o produto pareça mais barato. Ou seja, sobem o valor na véspera e diminuem na data como se fosse uma oferta. Essa prática é considerado anúncio enganoso e o estabelecimento pode ser penalizado. Delate para os órgãos de defesa do consumidor, se descobrir essa ilegalidade.

O código, segundo o dfndr Lab, em segurança digital de a PSafe, laboratório especializado é tratado de um PIN de seis dígitos que libera acesso em a conta de o WhatsApp de a vítima.Ao fornecê-lo, ela tem a conta bloqueada em seu celular e liberada no aparelho do atacante.

— Com o golpe da Clonagem de WhatsApp, os criminosos roubam o acesso ao WhatsApp da vítima. E lucram se passando pela própria vítima e agredindo os contatos, pedindo empréstimos financeiros, pagamentos de contas e transferências bancárias — explica Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Este não é o único golpe que usa temáticas referentes à pandemia para vitimizar cidadãos. O dfndr lab recorda que, desde o começo da pandemia, já houve falsas promoções de kits gratuitos de álcool em gel, de assinaturas gratuitamente de serviços de streaming de vídeo, e até mesmo de máscaras infantis.

Black Friday é o dia que inaugura a temporada de compras natalícias com expressivas promoções em muitas lojas retalhistas e grandes armazéns.

Cheque ainda: Black Friday: instituições financeiras diminuem juros para empréstimo e dão descontos em leilão de imóveis

Viu isso? Black Friday: construtoras oferecem descontos de até 32% em imóveis no Rio

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Golpe do TeleSUS volta à ativa neste fim de ano. Veja como identificar
>>>>>Veja cuidados a serem tomados na Black Friday para evitar prejuízos – November 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Black Friday: vendas online devem crescer 77% este ano – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Oito de dez brasileiros das classes C e D vão consumir na Black Friday, diz pesquisa – November 17, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Black Friday: Procon-RJ encontra até R$ 500 de diferença entre anúncio e preço cobrado por produto – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 WhatsApp 0 0 PERSON 11 WhatsApp: 1, (tacit) ele/ela (referent: WhatsApp): 9, ela de um número (referent: WhatsApp): 1
2 eu 0 68 NONE 4 (tacit) eu: 4
3 Black Friday 130 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Black_Friday): 1, Black_Friday: 3
4 WhatsApp 0 60 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: o aplicativo Whatsapp): 2, o WhatsApp de a vítima: 1
5 criminosos 0 160 NONE 2 Criminosos: 1, os criminosos: 1
6 vítima 0 120 NONE 2 a própria vítima: 1, uma vítima: 1
7 o início de a pandemia 0 100 NONE 2 o início de a pandemia: 2
8 prática 0 50 NONE 2 Essa prática: 1, a prática: 1
9 sites 60 0 NONE 2 500 sites: 2
10 a imitação de o contato 0 0 NONE 2 A imitação de o contato: 2