Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Claudio Castro como Vice Governador do Rio de Janeiro

O governador em exercício, Cláudio Castro, que justificou o veto declarando que a matéria é de inciativa privativa ao Poder Executivo estadual, porque o projeto trata do regime jurídico de servidores, vetou o projeto de lei que regulamenta as posições de “professor especialista em educação”, destinados aos profissionais da pedagogia, da Fundação de Apoio à Escola Técnica . Se publicou o veto em o Diário Oficial de esta quinta-feira. O governador em exercício recordou uma resolução recente do Tribunal de Justiça do Rio que disse inconstitucional uma lei que transformava normas sobre avanço funcional e regime jurídico dos servidores do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura. E por fim, no entendimento do governo, o projeto pode implicar em ampliação de despesa, e não teve o efeito orçamentário exibido.

Cláudio Bonfim de Castro e Silva é um advogado e político brasileiro, atual vice-governador do Rio de Janeiro, tendo assumido interinamente o governo do estado em decorrência do afastamento do titular Wilson Witzel.

A educação é o processo de facilitar o aprendizado ou a aquisição de conhecimentos, talentos, valores, crenças e costumes.

O texto modifica a lei do plano de posições dos profissionais da Faetec e transforma a nomenclatura , as especificações das posições de experts pedagógicos, que passam a ser tratados também como professores, com isso, esses profissionais atuariam na jornada de 40 horas semandis, com um terço da carga destinado ao planejamento pedagógico.

Faz 27 anos, servidora concursada para a Faep Neuza Garcia Soares, 52 anos, contou a insatisfação de não ter um plano de carreira :

Na segunda-feira 02 de novembro o Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura, em comemoração aos seus 30 anos de existtência, realizava o seminário virtual «Desafios e soluções na engenharia pública», entre os dias 3 e 6 de novembro, das 10h às 12h. Para participar, bastava acessar o site da instituição .

Servidores, aposentados e pensionistas do Estado do Rio receberão 13º salário integral no dia 15 de dezembro

O objetivo do projeto é adaptar os profissionais da Faetec aas posições experts da Secretaria estadual de Educação . Transformariam-se os salários de a categoria não . Os servidores poderiam ser beneficiados com complementares destinados a quem deduzes cursos de especialização, mestrado e doutorado.

Na sua vez, — Todos os professores têm doutorado, eu sou professor de Farmácia, tiramos nota 4 no Enade, uma nota excelente. A gente deseja devolver isso para a sociedade, para região que carece de muitas iniciativas, mas sem nenhum estímulo para a nossa carreira, é difícil. Estamos estagnados e a sensação é que somos largados às traças — lamentou.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Governador em exercício veta projeto que regulamenta posições de pedagogo na Faetec
>>>>>Servidores da extinta Faep e da Uezo acionam a Justiça para terem direito à progressão funcional – November 08, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 servidores 0 0 NONE 3 Os servidores: 2, Servidores: 1
2 nós 0 60 NONE 2 (tacit) nós: 2
3 as especificações de os cargos de especialistas pedagógicos 180 0 NONE 2 as especificações de os cargos de especialistas pedagógicos: 2
4 nota 100 0 NONE 2 nota: 1, uma nota excelente: 1
5 Cláudio Castro 0 0 PERSON 2 Cláudio_Castro: 2
6 exercício 0 0 NONE 2 exercício: 2
7 governador 0 0 NONE 2 O governador: 2
8 lei 0 0 NONE 2 uma lei: 2
9 o impacto orçamentário 0 0 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: o impacto orçamentário): 2
10 o projeto de lei 0 0 NONE 2 o projeto de lei: 2